📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O regresso às origens

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Antes de desenvolver a opinião possível sobre a recente contratação de Hélder Postiga, há algo que devo confessar. Gosto, ao ponto de sentir alguma admiração, do estilo técnico que Pedro Martins incute nas suas equipas. O Rio Ave alcançou, aos poucos e com o natural custo, o sólido patamar das habituais equipas de meia tabela que gostam de causar problemas aos apelidados “grandes”. Nesta temporada cujo o campeonato tem assumido um considerável equilíbrio entre as equipas, o Rio Ave permanece na luta pela Europa, soma pontos com regularidade em vários jogos e, embora passe despercebido. tem o hábito de impor o controlo dos mesmo nas primeiras metades – o que não deixa de ser sintomático nas equipas com ânimo ofensivo.

Posto a síntese pessoal sobre a equipa, aborde-se o jogador. Antes do presente, o passado: entre os anos de 2001 e 2003 não era fácil assumir posição na equipa do Futebol Clube do Porto, principalmente no ataque. Neste período, um Futebol fulminante valeu a conquista da Taça UEFA em 2003, ano em que Hélder Postiga carimbava o passaporte para a primeira experiência lá fora. Regressaria ao mesmo clube pouco tempo depois e estaria presente na dolorosa final da selecção Portuguesa de 2004. Também sou um daqueles que acha que, quanto àquilo que respeita ao Hélder Postiga, existem dois tipos de pessoas: aqueles que dele gostam e aqueles que não gostam.

O regresso de Hélder Postiga a Portugal Fonte: Rio Ave
O regresso de Hélder Postiga a Portugal
Fonte: Rio Ave

A verdade é que a expressão “avançado-centro” faz todo o sentido. Embora existam avançados bastante mais estáticos, Hélder Postiga nunca fora o jogador ofensivo que prima pelo excesso de movimento e que faz brilharetes mesmo passando um jogo sem marcar. Por norma, este tipo de jogadores paga cara a factura, pois entre trabalhar muito para a equipa e ser um autêntico “matador”, a preferência dos adeptos tende a recair para a primeira opção. Mas em Hélder Postiga há outra verdade cujo valor é e sempre será discutido e discutível. A carreira de Hélder Postiga conta com alguns pormenores de luxo, golos fora de série que sobrevivem até à posteridade. Dirão que um golo de classe não vale mais do que um golo fácil, mas são os primeiros que têm o estranho hábito de, de vez em quando, resolverem as partidas. Quando falam de Hélder Postiga, por exemplo, lembro-me sempre do penálti do Europeu. Marcar à “Panenka”, sob o ponto de vista técnico, pode estar ao alcance de muitos, contudo, para a sua execução, é imprescindível a coragem e o sangue-frio do momento.

O ditado Popular assim o exige. O bom filho lá irá voltar a casa, não propriamente à equipa do Rio Ave, mas a Vila do Conde, local que viu nascer Hélder Postiga. E as coisas podem correr bem. Depois de uma aventura mais económica do que desportiva, Hélder Postiga pode ser um bom apedrejo para a restante segunda volta da época, em que o Rio Ave terá muito a dizer tanto no campeonato como na Taça de Portugal. E sendo certo que um avançado tem por missão marcar golos, também está mais do que estudada a tese de que excesso de experiência nunca fez mal a nenhuma equipa. Continuando o Rio Ave a assumir o seu estilo de jogo e a lutar pelos legítimos objectivos, não duvido de que a contratação de Hélder Postiga seja uma aposta que poderá dar frutos na produção ofensiva e que redobre as alternativas tácticas de Pedro Martins nesta zona do terreno. E como este campeonato deixa adivinha uma luta jogo-a-jogo pelos lugares que procedem ao pódio, um golo de classe de Hélder Postiga ou, até, outro penálti à “Panenka” podem muito bem ser a chave.

Foto de capa: Rio Ave

Ricardo Gonçalves Dias
Ricardo Gonçalves Diashttp://www.bolanarede.pt
O primeiro contacto do Ricardo com a Bola foi no futsal. Mais tarde passaria pelas camadas jovens do Oriental, esse gigante de Lisboa. O sonho acabou algum tempo depois e hoje lida bem com isso. E com a escrita também.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Middlesbrough anuncia Kim Hellberg para o cargo de treinador

Após perder Rob Edwards para o Wolverhampton, o Middlesbrough anunciou a contratação do técnico sueco Kim Hellberg, esta segunda-feira.

Rafael Nadal deixa aviso a Vinícius Júnior: «Tem de entender quem é a autoridade e respeitá-la»

O ícone do ténis, Rafael Nadal, partilhou a sua opinião sobre a situação do Real Madrid e a atitude de Vinícius Júnior.

Está definido o novo treinador do Marítimo

O Marítimo já definiu o seu novo treinador. Miguel Moita, que foi treinador-adjunto de Leonardo Jardim, vai render Vítor Matos no comando da equipa.

Luisão deixa críticas contra Abel Ferreira: «Soou a menosprezo pelo campeonato brasileiro»

Luisão deixou críticas para Abel Ferreira. O antigo defesa-central do Benfica não gostou das palavras do técnico sobre o facto de ter abdicado da luta pelo título do Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim ultrapassa José Mourinho no número de derrotas na Premier League ao comando do Manchester United… com 54 jogos a menos

Ruben Amorim já tem mais derrotas na Premier League pelo Manchester United do que José Mourinho, apesar de ainda ter 54 jogos a menos.

Onde ver o FC Porto x Nice referente à 5.ª jornada da Europa League

O FC Porto vai receber, no Estádio do Dragão, os franceses do Nice em jogo da 5ª. jornada da Europa League.

Champions League: vão enfrentar-se os dois primeiros e os dois últimos na jornada 5

A jornada 5 da Champions League tem a particularidade de colocar em confronto os dois primeiros classificados e os dois últimos.