André Villas-Boas volta a destacar rigor financeiro e aponta ao próximo objetivo do FC Porto: «Concentrados na preparação do Mundial de Clubes»

André Villas-Boas refletiu sobre a temporada em três pontos: Mundial de Clubes, solidez financeira e centro de treinos.

André Villas-Boas assinou, como habitual, o editorial da Revista Dragões, do FC Porto. O presidente dos dragões refletiu sobre a atualidade azul e branca em três tópicos.

O foco no Mundial de Clubes 2025, a solidez e rigor financeiros e a construção do novo Centro de Alto Rendimento em Gaia foram pontos essenciais da mensagem de André Villas-Boas, que podes ler abaixo.

Eis a mensagem de André Villas-Boas na íntegra:

«Terminadas as competições internas, os nossos esforços estão agora concentrados na preparação do Mundial de Clubes, que se realizará nos Estados Unidos, bem como na preparação da próxima época e do futuro do Clube.

A nossa ida ao continente americano para participar nesta competição da FIFA é um fator de orgulho para todos os Portistas e uma demonstração da grandeza e reconhecimento do Futebol Clube do Porto. Esta conquista vai permitir levar o nome do Clube a audiências globais e fazer crescer ainda mais a nossa reputação e receitas comerciais. Neste processo de gestão e reinvenção para lidar já vivemos esse dever, dão valor a importantes investimentos que revelam o nosso futuro. Entre as atividades que tivemos nos EUA e das quais os FC Porto que vou relatar mais à frente, destaco também uma viagem recente ao Brasil e ao Médio Oriente, onde, enquanto presidente executivo, percorri diversos territórios para estreitar e diversificar relações comerciais e atrair novos patrocínios e investimentos que garantam mais receitas próprias ao Clube.

O FC Porto tem vindo a apresentar um crescimento sustentável e consistente ao longo dos últimos anos. A nossa estratégia passa por potenciar ao máximo os ativos do Clube e gerar novas fontes de receita para continuar a investir no sucesso desportivo. Ao mesmo tempo, mantemos o rigor financeiro e a disciplina orçamental que sempre nos caracterizaram. Para que este equilíbrio seja possível, é essencial tomar decisões ponderadas, com base em informação fiável e numa visão estratégica clara.

A observação cuidada de diferentes realidades desportivas permite-nos perceber quais os sistemas que funcionam e que podem ser adaptados à realidade do FC Porto. Subjacente a isso está um entendimento realista do futebol moderno e dos mecanismos envolvidos na retenção de talento, crescimento sustentável e valorização dos ativos à custa do nome do FC Porto ou até mesmo desvalorizá-los os nossos. No entanto, não se desvia do nosso propósito de dar passos certeiros e realistas, estando apenas preocupados com os interesses do FC Porto, com o objetivo de constituir um plantel competitivo e coeso, honrar os nossos adeptos por dentro e por fora e não nos alienar dos valores azuis e brancos.

Convém também reforçar que a construção do futuro do Clube passa também por um compromisso com a sua formação. A construção do novo Centro de Alto Rendimento em Gaia surge como mais uma prova da aposta que temos na formação. Ao constituir um novo centro de alto rendimento integrado, junto ao Olival, estamos a criar condições únicas e reforçadas para que os nossos atletas disponham das melhores ferramentas para atingir o máximo do seu potencial. Este centro acolherá, por fases, os nossos mais jovens jogadores, de maneira a que esta base alicerçada nos valores do Clube se reflita também em campo com sentido de missão.

Num dos quatros sítios de Gaia, Territórios Criativos e da Inovação, no Olival, a Formação Desportiva contará com uma nova casa, num investimento estrutural que reforçará a modernização e inovação do nosso modelo de formação do Clube. Os objetivos são claros: dar ferramentas aos atletas e staff para se desenvolverem ao mais alto nível, em todas as dimensões, e para receber, orientar e capacitar os jovens que querem envergar o símbolo do FC Porto ao peito.

Continuam a ser particularmente relevantes os nossos programas de mentoria, adotados pelo FC Porto tempo, apoiados em uma metodologia centrada no atleta, que reconhece como eixo fundamental o talento individual e o desenvolvimento global dos atletas, tanto no desempenho desportivo como na formação pessoal e holística, são missões que assumem hoje novos contornos, facetas e abordagens.

A introdução constante de programas e treino inovadores, de forma a responder à competitividade do futebol moderno, obriga a um investimento constante em soluções que facilitem a transição dos jovens para os plantéis principais. Porém, promover uma cultura de exigência, disciplina e profissionalismo desde cedo, que se reflita em melhores resultados desportivos e maior estabilidade organizacional, coloca-se como um dos interesses do Clube, e a sustentabilidade do seu crescimento.

É neste sentido que se estrutura também um Centro de Alto Rendimento que permita certificar para garantir o sucesso de um processo minuciosamente orientado e estruturado, no qual atletas, direção e staff técnico e desportivo, mas também os profissionais ligados ao FC Porto, orientem e guiem o sucesso sustentável do projeto desportivo do Clube a longo prazo.

Não podia terminar este texto sem umas breves palavras de agradecimento ao César, que será sempre um verdadeiro Dragão e que, à luzem feita, voltou para junto da sua família, com o reconhecimento dos serviços que prestou ao Clube. Os resultados, mais que a quantia ou o seu lugar, serão sempre o reflexo de todos nós que partilhamos esses valores.

EM ATUALIZAÇÃO

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...