Luís Estrela dá aula sobre a melhor maneira de implementar um projeto desportivo: «É possível construir uma mentalidade vencedora e alterar dinâmicas»

- Advertisement -

Luís Estrela é o selecionador de futsal feminino da Indonésia. Técnico concedeu uma entrevista ao Bola na Rede.

Luís Estrela foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede, entrevista que podes ler na íntegra AQUI. Entre os diversos tópicos abordados, o técnico deu a sua visão sobre a melhor forma de gerir um projeto e de mudar mentalidades.

«Essa é a magia de ser treinador e de uma boa metodologia de treino. Há um conjunto de detalhes que são vitais e começamos pela parte metodológica. É importante ter exercícios de treino que tenham um transfer para a nossa forma de jogo. Se queremos ser pressionantes, os exercícios de treino têm de ter uma intensidade e forma de pressionar muito alta. Tem de haver um conjunto de condicionantes que operacionalizem a ideia para o contexto de jogo ter a mesma ideia do treino. Depois tem a ver com a mensagem que passamos. Respeito máximo pelos adversários, mas foco na equipa e na mentalidade de querer assumir o jogo e confiar nas nossas capacidades. O potencial das atletas é muito alto, são tecnicamente muito evoluídas e com grande qualidade individual. Em termos fisiológicos precisam de trabalho de base. Por fim é preciso dotar a equipa com procedimentos de topo. Ter o scouting efetuado das equipas adversárias, explicar como vamos atacar e defender, dar foco na nossa equipa e ter cuidado com os procedimentos fora de campo, como o trabalho de ginásio, de nutrição, de alimentação, de preparação. O mais importante é a identidade própria da equipa e não alterar conforme o adversário. Se treinamos de uma determinada maneira, vamos jogar com a Índia ou com a Tailândia e passamos a jogar de forma mais retraída criamos dúvidas na cabeça das jogadoras. Sabemos que esta fórmula vai ter algumas dores de crescimento, mas que a longo prazo vai ter sucesso. É nos detalhes a todos os níveis: metodologia de treino, exigência com as atletas e com o staff e no exemplo que o treinador dá. Se o treinador não mostra competência ou não trabalha a 300% a todos os níveis, as coisas não colam. Se conseguimos colar todas as peças, é possível construir esta mentalidade vencedora e alterar dinâmicas», descreveu Luís Estrela.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Ficar em Portimão ou voltar ao Estoril? | Fórmula 1

Com a possibilidade da Fórmula 1 regressar a Portugal em 2027, anunciada pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro em agosto de 2025

Luís Filipe Vieira diz que quer regresso de Domingos Soares Oliveira e deixa outro feroz ataque a Rui Costa: «É ignorante mesmo»

Luís Filipe Vieira voltou a apontar a mira a Rui Costa. O candidato à presidência do Benfica confirmou também que quer fazer regressar Domingos Soares Oliveira ao clube.

Caso Lamine Yamal | O conflito entre o Barcelona e a Federação Espanhola

Lamine Yamal costuma ser notícia por vários motivos, desde a sua vida pessoal, à sua vida amorosa, a atitudes que muitos consideram pouco humildes

Cristiano Ronaldo deixa mensagem antes do Portugal x Irlanda: «Focados na nossa missão»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado português falou antes do encontro da equipa das quinas frente à Irlanda.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes: «Abdicar do salário? Não, por uma questão de transparência»

João Noronha Lopes concedeu uma entrevista à CNN Portugal, onde abordou o tema das remunerações e rendimentos no Benfica.

Áustria goleou São Marino por 10-0 e todos os jogadores de campo titulares marcaram ou assistiram na partida

A Áustria goleou São Marino por 10-0, na quinta jornada de qualificação para o Mundial de 2026. Todos os jogadores de campo titulares marcaram ou assistiram.

Tadej Pogacar pertence a outra galáxia | Ciclismo

Recentemente, o ciclista esloveno Tadej Pogacar ganhou os Europeus de Estrada de ciclismo, batendo o seu grande rival Remco Evenepoel.