Fica apenas o resultado | Boca Juniors 2-2 Benfica

- Advertisement -

O Benfica estreou-se no Mundial de Clubes na madrugada desta terça-feira com um empate a dois golos, frente ao Boca Juniors, da Argentina, resultado que deixa tudo em aberto no Grupo C.

No onze benfiquista surpreendeu a presença de Renato Sanches e o fato de Dahl ser opção no lado direito, algo que nunca tinha sido visto. Com Leandro Santos no banco, ainda tem menos sentido a presença do sueco.

Que entrada do Benfica… conseguia recuperar rápido a posse de bola, ativava os seus melhores ativos, à cabeça Di Maria e Carreras, e acumularam algumas aproximações à área do Boca.

No entanto, o que se previa, não durou muito. Após os primeiros dez minutos, os argentinos foram, progressivamente, saindo das amarras do Benfica e aos 21 minutos acabaram por chegar à vantagem depois de um “túnel” a Florentino Luís do lateral Blanco e a finalização de Miguel Merentiel. E para piorar, seis minutos depois, aos 27, os argentinos voltaram a faturar num pontapé de canto, após muita passividade da defesa benfiquista.

Tendo uma montanha por escalar e com um resultado muito difícil para conquistar, a penalidade cometida sobre Nico Otamendi veio para ser uma lufada de ar fresco para o Benfica que estava a entrar numa aura negativa que dificilmente viria a sair.

Claramente que o plano de Bruno Lage falhou na primeira parte, a começar pela ideia de colocar Dahl pela direita. O sueco teve desconfortável e sérias dificuldades em fazer a diferença. Pavlidis, Bruma e Di Maria não pressionavam em nenhum momento e o Boca construiu como quis.

Vendo as dificuldades evidentes, as alterações, na volta dos balneários, foram naturais. Lage lançou Belotti e tirou Dahl com o objetivo de acrescentar agressividade no último terço e mudou o plano tático para o 4-4-2, tendo dois avançados de referência.

A questão é que a grande lacuna dos primeiros 45 minutos, não foi corrigida. O meio-campo não acrescentou nada, seja na ligação como nos duelos. Renato e Florentino são uma dupla que não tem impacto no jogo ofensivo.

Sem inspiração e, após a expulsão imatura de Belotti (72), foi preciso Otamendi, aos 84 min, subir ao “segundo andar” para levar o Benfica ao empate numa partida que era proibido perder. A partir desse momento os encarnados ganharam uma nova cara. A superioridade foi evidente até ao fim da partida, mas não foi suficiente, apesar dos argentinos ficarem reduzidos a dez unidades.

No final do jogo ficou na retina a pouca leitura de jogo de Bruno Lage, a falta de “fome” dos jogadores e a necessidade do individual para empatar. Não há um modelo coletivo.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e Mário Branco apresentam participação disciplinar contra árbitro do jogo frente ao Famalicão

O Benfica avançou com uma queixa formal contra Gustavo Correia. A estrutura contesta os factos relatados sobre o dirigente Mário Branco.

Benfica: casting aberto para a posição de central e há 3 candidatos

O Benfica vai vender Gonçalo Oliveira e Marco Silva pode promover um novo central jovem à equipa principal.

Real Madrid: José Mourinho entusiasmado para trabalhar com Endrick

José Mourinho está entusiasmado para trabalhar com Endrick. O brasileiro esteve emprestado ao Lyon de Paulo Fonseca.

Real Madrid: José Mourinho será apresentado na segunda-feira se Florentino Pérez vencer as eleições

Segundo Fabrizio Romano, caso Florentino Pérez supere Enrique Riqurlme e vença as eleições presidenciais, José Mourinho será apresentado na segunda-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Famalicão prepara saída de dois portugueses do plantel

Famalicão prepara a saída dos atletas Rafa Soares e Rochinha. Justin de Haas também ja deixou o clube e assinou contrato com o Valência.

Leandro Silva renova com a Académica até 2028

O melhor jogador da Liga 3, Leandro Silva, prolonga a sua ligação com a Académica até 2028, após a recém subida a segunda liga.

David Sullivan deixa West Ham após graves alegações

David Sullivan do West Ham abandonou os cargos de diretor e copresidente com efeitos imediatos, negando qualquer conduta ilegal.