Sub-21: Portugal 4-0 Liechtenstein: Golias arrasa David

- Advertisement -

cab seleçao nacional portugal

 

A selecção portuguesa de sub-21 não perde desde 11 de Outubro de 2011, já lá vão quase cinco anos. Hoje tinha a (mais do que) obrigação de vencer a (mais do que) frágil congénere do Liechtenstein. Como recordava o zerozero.pt na antevisão deste jogo, este seria sempre um duelo entre “pólos mais do que opostos”. Até ao pontapé de saída, Portugal contabilizava cinco vitórias em cinco jogos, com 18 golos marcados e 1 sofrido; o Liechtenstein somava seis derrotas em seis jogos, com 21 golos sofridos e nenhum marcado.

Com mais de 10 mil espectadores nas bancadas, Portugal actuou em São Miguel, nos Açores, com Bruno Varela na baliza, Rafa Soares, Ruben Semedo, Tobias Figueiredo (c) e Carlos Mané na defesa, Tomás Podstawski, Francisco Ramos e Rony Lopes no meio-campo e Bruma e Iuri Medeiros no apoio ao ponta-de-lança Gonçalo Paciência.

Perante uma formação repleta de jovens de apenas 18/19 anos, proveniente de um país com menos de 35 mil habitantes, sem grandes valores individuais e com muita desorganização colectiva, Portugal não encontrou grandes resistências. Os pupilos de Rui Jorge até começaram num ritmo estranhamente baixo, mas rapidamente deram corda às botas e resolveram a partida.

Aos 7’, Iuri Medeiros ganhou e marcou o canto que deu o primeiro golo da tarde a Ruben Semedo, no seu primeiro jogo pelos sub-21. Pouco depois, aos 9’, foi o outro central a marcar. Tobias Figueiredo aproveitou a assistência de cabeça de Gonçalo Paciência na sequência de um canto de Bruma para atirar a contar. Aos 12’ foi a vez de Gonçalo Paciência assinar a folha dos marcadores – assistência de Iuri Medeiros – com um remate rasteiro letal de fora da área do avançado emprestado à Académica. Bruma fechou a contagem bem cedo, aos 23’, com um remate rasteiro sobre a esquerda depois de um bom passe de Rony Lopes. Pelo meio, falhanços inacreditáveis de Bruma (duas vezes sozinho com o guarda-redes) e de Rony Lopes (atirou ao poste num improvável cabeceamento na área), entre outras tentativas.

Aos 25’ já havia 10-0 em remates e o intervalo trouxe os números da posse de bola: 76%-24% para Portugal. De resto, quando Pfleger entrou para o lugar do lesionado Majer (troca forçada de guarda-redes no Liechtenstein, aos 32′), Bruno Varela ainda não tinha tocado – literalmente – na bola. Um espelho do duelo de hoje.

Gonçalo Guedes foi o português que menos minutos jogou hoje  Foto: Eduardo Costa (Lusa)
Gonçalo Guedes foi o português que menos minutos jogou hoje
Foto: Eduardo Costa (Lusa)

No segundo tempo, Portugal jogou com menos intensidade e limitou-se a gerir confortavelmente a posse de bola à medida que ia construindo mais oportunidades para chegar à mão cheia de golos. Porém, nem Portugal viria a marcar, nem o Liechtenstein viria sequer a rematar. André Silva substituiu Francisco Ramos (45’) e Leandro Silva estreou-se pela selecção sub-21 quando rendeu Bruma (55’), alterando ligeiramente o esquema; Carlos Mané foi para extremo-esquerdo e deu o lugar de “lateral direito” a Gonçalo Guedes, quando o benfiquista entrou para o lugar de Iuri Medeiros (67’). O herói açoriano teve um desempenho bastante positivo – gerando um bruá nas bancadas com as suas primeiras arrancadas -, ter-lhe-á faltado somente um golo para pôr a cereja no topo do bolo.

Entre os falhanços de Portugal, destacam-se os dois cabeceamentos por cima de Gonçalo Paciência depois de dois bons cruzamentos de Rafa Soares (53’ e 62’), e um semelhante de Tobias Figueiredo (83’), assim como um tiro de Leandro Silva já bem dentro da área que proporcionou a defesa da tarde ao guarda-redes de 17 anos do Liechtenstein (84’).

 

A Figura

A quantidade de soluções disponíveis para os Jogos Olímpicos – Depois de uma brilhante prestação da selecção de sub-21 no último Europeu, todos ficámos com a certeza de que teríamos matéria-prima suficiente para formar uma grande equipa para as Olímpiadas. Mas esta selecção – que conta com muitas caras novas desde então – tem provado ter diversas unidades que podem ser mais-valias no Brasil. E há uma boa geração de sub-19 a caminho (hoje ganharam 4-0 à Suécia). A serenidade e a exigência que Rui Jorge imprime ao seu trabalho e a fabulosa diversidade de talentos jovens em Portugal devem fazer-nos sonhar com o ouro. O próximo teste com o México, na próxima segunda-feira, vai ser bastante interessante de acompanhar.

O Fora-de-Jogo

A falta de competitividade – Actualizemos os dados iniciais: contabilizando este jogo, o Liechtenstein já leva 7 derrotas em 7 jogos, 25 golos sofridos e nenhum marcado. Hoje não rematou. Quem beneficia deste desnível competitivo? Portugal? O Liechtenstein? Talvez não fosse, de facto, má ideia pensar num reajuste do modelo de acesso ao Euro Sub-21.

 

Foto de Capa: Eduardo Costa (Lusa)

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Melvin Boel na antevisão ao Go Ahead Eagles x Braga: «Queremos entrar bem neste jogo»

O treinador do Go Ahead Eagles, Melvin Boel, marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao embate da Europa League frente ao Braga.

Tomás Araújo com um olho no Mundial antes do encontro com o Real Madrid: «Qualquer jogador que esteja a jogar no Benfica pensa no Mundial»

Na antevisão ao Benfica x Real Madrid, Tomás Araújo mostrou confiança para o jogo da Champions League e falou no objetivo de estar no Mundial 2026.

Bournemouth anuncia contratações de Rayan e de Christos Mandas

O Bournemouth oficializou as contratação de Rayan e de Christos Mandas. O avançado brasileiro chegou proveniente do Vasco da Gama e o guarda-redes grego foi contratado à Lazio.

Chelsea anuncia rescisão do contrato com Raheem Sterling

Raheem Sterling já não é jogador do Chelsea. O avançado internacional inglês de 31 anos está livre para definir o futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Júlio regressa ao Brighton e finaliza empréstimo ao West Ham de Nuno Espírito Santo

Igor Júlio está de regresso ao Brighton. O defesa central brasileiro não vinha ser utilizado pelo português Nuno Espirito Santo nos hammers que optaram por terminar o empréstimo.

Pedro Gomes oficializado como reforço do Valência

Pedro Gomes foi confirmado como o mais recente reforço do Valência. O defesa volta à Europa e chega proveniente do Kapaz, do Azerbaijão.

Portugal derrota Espanha mas falha qualificação para as meias-finais do Europeu de Andebol

No último jogo da fase de grupos do Europeu de Andebol, Portugal venceu Espanha por 35-27 mas falhou a qualificação para as meias-finais.