Navegadoras com “jogo à Diogo Jota”: Portugal 1-1 Itália

- Advertisement -

O relógio marcava as oito horas da noite em Genebra, na Suíça. As Navegadoras estavam a postos para lutar pela permanência histórica no Campeonato Europeu. Do outro lado a décima terceira melhor equipa do mundo, segundo a FIFA, a Itália, que apesar de estar mais acima no ranking não se conseguiu provar melhor do que a seleção portuguesa.  O jogo acabou 1-1, com golos de Cristiana Girelli e Diana Gomes.

O selecionador português decidiu ter uma abordagem totalmente diferente do seu habitual, com cinco alterações face ao onze titular que jogou contra a Espanha e com um sistema tático completamente diferente do seu 3-5-2. Francisco Neto optou por um 4-3-3 com um falso nove que se transformava num 4-1-2-1-2, para fazer frente ao “Catenaccio” em forma de 3-5-2 da Itália.

Portugal Itália Feminino
Fonte: Martim Madeira

Nas cinco alterações tivemos: A troca da guarda-redes Inês Pereira, Do Deportivo de La Coruña, por Patrícia Silva do Sporting de Braga; A entrada da capitã Ana Borges para o lugar de Bea; A estreia de Joana Marchão no Europeu na ala esquerda, que provocou a subida de Fátima Pinto no terreno; O retorno de Kika Nazareth para o lugar de Andreia Jacinto e a entrada de Ana Capeta na frente.

A equipa “Lusitana” teve um duelo mais equilibrado e uma prestação mais agressiva, face ao último jogo, o duelo ibérico com Espanha. A equipa de Francisco Neto sabia que teria pela frente uma equipa menos dominante na posse de bola e mais forte nos aspetos defensivos e contra-ataque. Tanto que no duelo da bola no pé saiu vitoriosa, com Portugal a deter cerca de 57% da posse.

As Navegadoras aprenderam umas quantas coisas com a equipa espanhola e decidiram emular o comportamento das avançadas castelhanas. O jogo de Portugal passou quase exclusivamente pelo lado esquerdo, com a subida de Joana Marchão na ala para procurar um passe na profundidade para as diagonais de Diana Silva. Tanto que em maior parte dos ataques Ana Borges ficava recuada e não subia na ala, ficando sempre à espreita da cobertura das centrais.

Portugal Itália Feminino
Fonte: Martim Madeira

O objetivo era este que está na animação. No entanto, não resultou e acabou por saturar bastante o jogo da seleção das quinas. Tornando-se bastante previsível, pois era sempre pelo mesmo lado e porque pela direita não existia nenhuma solução concreta, visto que a ala estava apenas ocupada por Ana Capeta.

A prestação da seleção nacional foi marcada pela excelente exibição defensiva e entrega da equipa. Pelo lado esquerdo, ninguém passava por Joana Marchão que teve de sair por cãibras e mesmo no jogo aéreo que seria o forte da seleção italiana, Portugal esteve por cima, anulando as tentativas ofensivas através da lateralidade da Itália.

A seleção italiana acabava sempre por fazer a mesma jogada, abrir bem as alas, posicionar-se no infame “W” e colocar a bola nas suas laterais mais abertas para ver se aproveitavam o cabeceamento da capitã, Cristiana Girelli.

Portugal Itália Feminino
Fonte: Martim Madeira

O golo italiano acabou por não acontecer de nenhuma destas maneiras, mas sim pelo lado esquerdo, com Girelli a puxar dentro e com o pé direito a colocar a bola no ângulo superior direito da baliza de Patrícia Silva.

Portugal após o golo sofrido continuou com o pé no acelerador e com a entrada de Jéssica Silva e Telma Encarnação, regressa às raízes para um 3-5-2 e com uma frente de ataque mais capaz de segurar jogo e ter presença na área italiana.

 Pouco depois, através dessa presença de área coloca uma bola no poste e através do ressalto, consegue criar uma bela jogada pelo lado esquerdo com Dolores Silva a atrasar a bola para a central, Diana Gomes e com um chapéu magnífico empata o jogo que mantém a esperança viva para Portugal.

O jogo ficou marcado pela resiliência portuguesa, com um “jogaço” de Joana Marchão, que para mim foi a jogadora do encontro e com uma belíssima homenagem a Diogo Jota. Com as navegadoras a mostrarem um enorme espírito de sacrifício e que através das palavras de Francisco Neto, na flash interview, fizeram um “jogo à Diogo Jota”

Com empate perante a Itália, que bem poderia ter sido uma vitória, a seleção mantém vivo o sonho de fazer história ao passar às fases finais. Para tal, terão de vencer a seleção da Bélgica, na próxima sexta-feira e esperar pela vitória da Espanha frente à Itália.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica intensifica esforços por renovação de Daniel Banjaqui e há tubarão europeu atento: eis o ponto de situação

O Benfica quer muito renovar contrato de Daniel Banjaqui e intensifica esforços. Barcelona está de olho no jovem lateral.

Tottenham de João Palhinha eliminado da Taça de Inglaterra: eis mais resultados do dia

O Tottenham de João Palhinha foi eliminado pelo Aston Villa na Taça de Inglaterra. Fica com os resultados do dia da prova até ao momento.

Al Ahli derrota Al Okhdood com golo de Ivan Toney: Eis os resultados do dia da Liga Saudita

O Al Ahli venceu o Al Okhdood por 1-0, no encontro referente à 14ª. jornada da Liga Saudita. Ivan Toney foi o autor do único golo.

Bayer Leverkusen de Grimaldo goleado em casa: eis os resultados do dia da Bundesliga

O Bayer Leverkusen perdeu em casa com o Estugarda por 4-1 na jornada 16 da Bundesliga. Alejandro Grimaldo marcou o único golo da sua equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes iniciais para o Vitória SC x Braga da final da Taça da Liga

Vitória SC e Braga medem forças na final da Taça da Liga deste ano. O dérbi minhoto inicia-se às 20h e já são conhecidos os onzes iniciais.

Reinaldo Teixeira garante que quer a Taça da Liga com todas as equipas e assume: «Vamos ver se em Leiria. Estrangeiro? Não temos nenhum...

Reinaldo Teixeira fez um ponto de situação sobre a Taça da Liga. O presidente da Liga Portugal garantiu que quer que todas as equipas participem na competição.

Antigo jogador do Benfica mais perto de rumar ao Sporting

Ivan Chishkala está muito perto de assinar pelo Sporting. O jogador deve deixar nos próximos dias o Torpedo.