Benfica quer suspender centralização dos direitos televisivos e pede investigação a ex-árbitros

O Benfica enviou uma carta à Liga a pedir a suspensão da centralização dos direitos televisivos e uma investigação a antigos árbitros.

O Benfica enviou uma carta ao presidente da Liga, Reinaldo Teixeira, na qual pede a suspensão do processo de centralização dos direitos televisivos do futebol profissional português. O clube considera que o processo «está atrasado, em risco de falhar os objetivos e já desatualizado».

Rui Costa, presidente do Benfica, questiona a viabilidade financeira da centralização, sublinhando que ainda não foi apresentado nenhum plano credível que comprove que o modelo irá gerar mais receitas. O clube recorda que «foi revelada publicamente uma aspiração de 300 milhões de euros, mas esta carece de fundamentação credível à luz da realidade atual» e estima que «na realidade atual do mercado audiovisual, é provável que o valor da centralização não atinja sequer os 150-200 milhões de euros».

O documento destaca também a «ausência de uma estratégia de internacionalização clara», a falta de «investimento na modernização da infraestrutura física», a concentração excessiva do mercado doméstico «sem concorrência efetiva entre operadores» e o combate à pirataria que «continua ausente». Além disso, o Benfica critica o elevado custo para os adeptos, estimado em 500 euros anuais para assistir ao futebol na televisão.

O Benfica anunciou a suspensão da sua participação na gerência da Liga Centralização, «não acreditando que o processo em curso satisfará as necessidades do futebol português e do Benfica em particular». O clube vai solicitar audiências urgentes ao Governo e aos grupos parlamentares para discutir o processo. Paralelamente, vai pedir à Federação Portuguesa de Futebol, à Liga e à Procuradoria-Geral da República uma investigação sobre a atuação de ex-árbitros em estruturas do futebol, alertando que «a contratação de antigos árbitros para estruturas de clubes e organizações de futebol coloca em causa a transparência e isenção».

O clube defende que os clubes profissionais devem unir-se para acordar uma posição comum, apresentando um plano alternativo que inclua «um estudo sobre os valores esperados para diferentes quadros competitivos», a «criação de um fundo de emergência para acautelar dificuldades financeiras na transição», «propostas de formatos alternativos para distribuição e promoção do produto», um «modelo de distribuição com base em mérito desportivo, valor mediático e audiências», «investimentos mínimos obrigatórios em infraestruturas e tecnologia», «mecanismos de escuta regular de adeptos e operadores», um «plano de combate à pirataria» e uma «proposta de revisão fiscal e revisão do regime de seguros desportivos e proteção social».

«Não podemos embarcar numa aventura mal preparada, que corre o risco de destruir valor, reduzir receitas e comprometer de forma duradoura o desenvolvimento do futebol em Portugal», conclui a carta assinada por Rui Costa, que reforça a convicção de que «continuar a avançar sem estas garantias e um processo estruturado é um salto no escuro».

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Jordan Henderson longe do FC Porto e próximo do regresso à Premier League

Jordan Henderson não vai acompanhar Francesco Farioli na aventura pelo FC Porto. O médio vai rumar ao Sunderland.

Negócio fechado: Mateo Retegui deixa a Atalanta e ruma à Arábia Saudita por 65 milhões de euros e um salário milionário

Está fechado o acordo: Mateo Retegui vai mesmo deixar a Atalanta para jogar no Al Qadisiyah, da Arábia Saudita.

Arsenal fecha acordo com avançado do Chelsea e faz proposta de 58 milhões de euros

O Arsenal está a tentar a contratação de Noni Madueke. O avançado inglês de 23 anos pode deixar o Chelsea em breve.

PUB

Mais Artigos Populares

William Carvalho fora do estágio do Real Bétis e com destino definido

William Carvalho não vai marcar presença no estágio que o Real Bétis vai realizar em Portugal. O jogador vai rumar ao Catar.

Benfica empresta Gustavo Varela ao Gil Vicente

O Benfica emprestou Gustavo Varela ao Gil Vicente. O avançado de 20 anos foi cedido até ao final da temporada.

Liga Portugal deixa resposta ao Benfica: «A Centralização dos Direitos Audiovisuais é para avançar»

A Liga Portugal emitiu uma nota de imprensa de maneira a deixar resposta às queixas do Benfica, relacionadas com a centralização dos direitos televisivos.