Viktor Gyokeres está novamente no centro de uma novela. Em 2023, a transferência para o Sporting já estava envolta em polémica.
Viktor Gyokeres está a forçar a transferência para o Sporting e a ausência do estágio dos leões no Algarve, punida do ponto de vista disciplinar, é o mais recente capítulo da segunda temporada que envolve o sueco e o mercado.
Desta feita, o avançado da máscara, protagonista principal desta história, pretende deixar o Sporting para rumar a Inglaterra e assinar pelo Arsenal. Há dois anos, na primeira temporada, o avançado queria o contrário: trocar Inglaterra e o Coventry para assinar pelos leões e jogar em Portugal.
Corria o mês de junho de 2023 quando o nome de Viktor Gyokeres surgiu no radar dos leões para colmatar a maior ausência do plantel de Ruben Amorim: um número 9. O Sporting ofereceu 12 milhões de euros, numa instância inicial, mas o Coventry recusou a proposta e exigiu… o dobro.
Os dias seguintes foram de negociações entre as partes e de palavras dos presidentes e donos do clube. Frederico Varandas afirmou que o Sporting tinha disponibilidade para chegar mais longe e Doug King, dono do Coventry City, respondeu à letra.
«O Sporting tem estado em todas as páginas e em contacto com o clube, mas quando um jogador é transferido, tem de acertar os termos com um clube e outro tem de acordar uma compensação financeira. Se estas alíneas não funcionarem, então nada acontece. Não cabe ao Viktor dizer ao Coventry que vai para outro lado por 50 libras. Não é assim que as coisas funcionam e não é o que vai acontecer nesta situação», referiu na altura o dono do clube.
O Coventry lá acabou por se fixar nos 24 milhões de euros e o Sporting pagou este preço e oficializou Viktor Gyokeres. Dois anos depois, o Sporting pede 70+10 milhões de euros para vender o sueco. Além do valor, a maior diferença está na situação contratual do sueco que, na altura, tinha apenas um ano de contrato. Agora ainda tem três.
Só o mercado ditará como terminará esta segunda temporada da novela.
Como está a situação Viktor Gyokeres – Arsenal em 2025?

O Arsenal não estão na disposição de chegar aos 70 milhões de euros fixos pedidos pelo Sporting, o que está a causar problemas nas negociações.
A última proposta do Arsenal em cima da mesa foi de 65+15 milhões de euros, perfazendo o total de 80 milhões de euros exigidos por Frederico Varandas. Ainda assim, o presidente do Sporting ainda não deu o aval para aceitar este montante e exige mais cinco milhões de euros fixos, ou seja, uma transferência de 70+10 milhões de euros.
Quanto ao acordo entre Viktor Gyokeres e Arsenal está fechado e sem qualquer tipo de problema. O sueco assinará um contrato até 2030 pelos londrinos e aceitou mesmo um corte no salário para facilitar a transferência.
Viktor Gyokeres não se apresentou no estágio do Sporting para forçar a saída do Sporting. O caso está sob alçada disciplinar e Frederico Varandas já se pronunciou sobre o assunto, garantindo que a corda ainda não quebrou e deixando críticas aos agentes e representantes do jogador.