
Neemias Queta entra no seu quinto ano da sua carreira da NBA, e tem evoluído a cada temporada que passa, sendo cada vez mais importante nos Boston Celtics. Contudo, o poste português ainda não teve nenhuma época em que fosse uma peça constante na rotação de uma equipa, mas essa oportunidade pode chegar este ano.
Os Celtics tiveram o ano de 2025 para esquecer, com a saída precoce nos playoffs e a lesão grave de Jayson Tatum, a formação de Massachusetts viu-se obrigada a reduzir a sua folha salarial, trocando Kristaps Porzingis e Jrue Holiday, dois dos jogadores com contratos mais pesados. Além deles, os postes Luke Kornet e Al Horford vão sair da equipa após terem terminado os seus respetivos contratos.
Esta vai ser a primeira época em muitos anos que os Celtics não têm o título como objetivo. Será um ano de transição e reconstrução, em que tentarão garantir uma escolha alta no draft e avaliar que jogadores fazem ou não parte do futuro da equipa. É nesse tópico que entra Neemias.
Com a concorrência de jogadores não consolidados na liga como Niang e Tillman para a sua posição, Queta tem a oportunidade de tornar-se titular da equipa e mostrar ao mundo que é um poste confiável e merecedor de ter minutos em todas as rotações.
O português vai atuar sem a pressão de vencer todos os jogos, e com minutos alargados para mostrar o seu potencial. Neemias tem de agarrar esta oportunidade com determinação para, se tudo correr bem, garantir uma extensão de contrato e conquistar o reconhecimento que há muito merece.
Aos 26 anos, já não é visto como uma jovem promessa, mas sim como um jogador que tem de mostrar valor imediato. Se falhar esta oportunidade, poderá ver-se despromovido novamente para contratos de curta duração, chamadas pontuais da G-League ou, pior, ter de procurar um rumo fora da NBA. Mas se conseguir agarrar esta época com ambas as mãos, Neemias Queta pode não só consolidar-se na liga como abrir caminho para um futuro brilhante — seja nos Celtics ou noutra equipa de topo.
É, de facto, agora ou nunca. E Portugal inteiro estará a torcer por ele.