Michael Smith, foi desde muito pequeno considerado um talento nato para o desporto, tendo ganho múltiplos torneios juvenis, incluindo o World Youth Championship. O seu talento para os Dardos sempre foi inegável, tendo-se batido de frente com os melhores de sempre do desporto, desde uma tenra idade.
Mas, nestes últimos dois anos algo mudou. Em 2023, Michael “Bully Boy” Smith, após chegar a duas finais do World Darts Championship, consegue finalmente conquistar o título que lhe fugia desde 2019, após ganhar por 7-4 a Michael Van Gerwen.
Desde esse dia, que foi sem dúvida o ponto alto na sua carreira, o “Bully Boy” nunca mais ganhou um torneio de televisão (TV Tournament), caiu da primeira posição do ranking para a (à data do artigo) 21ª posição.
Algo se passou a Michael Smith, sem dúvida alguma. Neste artigo vou dar a minha opinião sobre as possíveis causas.
Os Dardos
Após a conquista do mundial em 2023, Michael Smith toma a chocante decisão de trocar os dardos Unicorn pelos da empresa rival Shot. Desde esse momento, o seu jogo começou a perder muita qualidade.
Mas, por alguma estranha razão (provavelmente monetária), o inglês recusa-se a trocar para os seus antigos dardos, os mesmos que o ajudaram a dominar todo o ano de 2022.
Michael Smith: A lesão
Em janeiro deste ano, Michael Smith assumiu todos os seus problemas com lesões, problemas com os quais tem lutado toda a sua vida, mas que estão finalmente a danificar o seu jogo.
O mesmo assumiu à imprensa inglesa que tem artrite na sua mão direita e que já está a ser acompanhado por um especialista para poder voltar a competir o mais rapidamente possível.
“Parti os meus dois pulsos quando tinha 19 anos e isso está a danificar o meu jogo. Tenho artrite na minha mão direita.”, refere o Bully Boy após a sua eliminação no World Master.
A (Auto) Confiança
Micahel Smith, durante muito tempo, foi sinónimo de arrogância e de alguém arrojado, mas agora toda essa mística por volta dele parece que dissipou.
Michael, não parece de todo o mesmo jogador. A sua postura corporal não é a melhor, quando começa a perder a mão do jogo começa a jogar muito, mas muito mal, não conseguiu aguentar a pressão de ser campeão e falhou múltiplos torneios de extrema importância.
Neste momento, está desde dia 19/06/2025 sem vencer uma única partida, sendo que a sua última vitória foi contra Ian White, número 48 do ranking mundial da PDC. Ter em conta também que desde essa data perdeu três jogos seguidos, todos contra jogadores (muito) abaixo do seu ranking: Bradley Brooks, 73º (6-4); Kim Huybrechts, 50º (4-6) e Thibault Tricole, 64º (4-6).
Claro que o fator da lesão não ajuda no ganho de confiança, mas Michael Smith não parece sequer o mesmo jogador. Está muito suave, sereno e incompleto, o que me leva a acreditar que o próprio está a passar por um mau momento em termos de confiar em si, nos seus dardos e no seu jogo.
A minha opinião sobre Michael Smith
Na minha opinião, isto é claramente um ponto baixo na ilustre carreira de Michael Smith e muito provavelmente o mesmo vai conseguir voltar a ter algum tipo de performance após o seu acompanhamento (se bem que me parece que o seu bem físico não é a única razão pela qual o mesmo teme tido estes resultados).
Dito isto, vai ser claramente um longo caminho a percorrer, sendo este um caminho que quanto mais tempo o mesmo demorar, mais complicada irá ficar a sua entrada em torneios de relevo e etc.
Neste momento, o Bully Boy encontra-se em 21º lugar no ranking da PDC e tem apenas um título de duplas conquistado desde 2023, será que poderemos ver isto a mudar ainda este ano? Parece-me que não, mas sem dúvida de que vamos voltar a ver Michael Smith nos maiores palcos do desporto, mais cedo ou mais tarde.