A CORRIDA: PILOTO DA DUCATI CONQUISTA MAIS UMA VITÓRIA, APESAR DE UM ARRANQUE EM QUE PERDEU POSIÇÕES
Nada parece travar Marc Márquez nos dias de hoje, nem mesmo os circuitos que o espanhol não conhece. Os pilotos entravam no Balaton Park para o Grande Prémio da Hungria, uma novidade no calendário, mas o homem da Ducati voltou a dominar o fim de semana, com pole position e vitória em ambas as corridas.
O arranque para a corrida húngara era traiçoeiro, sobretudo na primeira curva, com Márquez a perder posições para Marco Bezzecchi, que passou a liderar, e Franco Morbidelli. Mas apenas após algumas voltas de estudo, o futuro campeão ultrapassou o piloto da VR46 e colocou-se na perseguição ao homem da Aprilia.
Bez ainda fez os possíveis para manter Márquez, conseguindo defender-se bem do primeiro ataque, mas ainda havia demasiadas voltas e Marc não demorou muito mais tempo a fazer valer o seu ataque, passando mesmo para a liderança e não sendo mais incomodado a partir daí, terminando com mais de quatro segundos de vantagem sobre o segundo classificado.
Esse segundo classificado foi Pedro Acosta, que se percebeu na sexta-feira que tinha potencial para fazer um bom fim de semana, mas esse potencial tinha sido limitado por uma queda na qualificação. Ainda assim, o espanhol fez uma boa prova este domingo e terminou a ultrapassar Bezzecchi para assumir o segundo posto, com o piloto da Aprilia em terceiro.
A outra Aprilia tinha o campeão Jorge Martín, que fez a sua melhor corrida de uma temporada que tem sido muito atribulada para ele, sendo que esta prova nem prometia nada de especial, com o espanhol a partir apenas de 17.º. Mas um excelente arranque combinado com um excelente ritmo ao longo da prova (e ainda ultrapassagens bem feitas) fizeram com que o Martinator terminasse em quarto.
Luca Marini culmina um excelente fim de semana com o quinto lugar, à frente de Morbidelli, que foi apenas sexto depois de ter estado em segundo. Brad Binder e Pol Espargaró surgiram a seguir, à frente de Francesco Bagnaia, que perdeu posição para Espargaró devido a um erro na última volta.
Fabio Quartararo, Ai Ogura, Miguel Oliveira (mais uma qualificação bastante mal conseguida, mas foi ganhando posições na corrida devido a quedas e desistências de outros), Álex Rins, Álex Márquez (qualificou-se mal e ainda tinha uma penalização) e Fabio Di Giannantonio (devia sair de terceiro, mas teve um problema na moto e saiu do pitlane) completaram os lugares pontuáveis, à frente de Fermín Aldeguer, que prejudicou a sua corrida com uma queda. Desistiram Johann Zarco, Raúl Fernández, Jack Miller, Enea Bastianini e Joan Mir.
PILOTO DO DIA
Jorge Martín (Aprilia) – Marc Márquez voltou a dominar, mas, se formos honestos, já esperamos isso do 93 em todas as provas. Martín tem tido uma temporada cheia de problemas, depois do título em 2024, e este domingo respondeu com uma pilotagem de campeão, terminando no quarto lugar depois de partir apenas de 17.º.
DESILUSÃO DO DIA
Álex Márquez (Gresini) – Os danos para Álex Márquez foram causados nos dias anteriores, com uma penalização na sexta-feira por impedir uma volta rápida de Pecco Bagnaia e uma má qualificação no sábado. Na corrida, partindo de muito atrás, ainda teve uma queda nos instantes iniciais e já não conseguiu fazer nada.