A Casa do Benfica da Bairrada vai sediar um evento com o Partido Chega este sábado. Sessão de esclarecimento vai contra estatutos do clube.
Dizem os estatutos do Benfica que é proibido o envolvimento das Casas do Benfica com atividades polícias ou religiosas. Apesar deste ponto, a Casa do Benfica da Bairrada anunciou e encontra-se a promover um evento com o Partido Chega.
«Informamos que no próximo dia 6 de setembro, pelas 17h, a Casa do Benfica da Bairrada acolherá uma sessão de esclarecimento promovida pelo Partido Chega, a pedido do próprio partido. Esta iniciativa insere-se no espírito de abertura e serviço público da Casa do Benfica da Bairrada, que se disponibiliza igualmente para acolher todos os restantes partidos candidatos à Autarquia de Anadia que desejem realizar sessões semelhantes. A Casa do Benfica da Bairrada continuará a ser um espaço de pluralidade, diálogo e participação cívica», informa a Casa do Benfica da Bairrada.
Esta decisão vai contra os próprios estatutos do clube. De acordo com o número 3 do Artigo 82.º, as «Casas do Benfica ficam expressamente proibidas de se envolverem em atividades de cariz político-partidário e de proselitismo religioso».
A situação não é insólita no que diz respeito à Casa do Benfica da Bairrada que, em julho, organizou um evento semelhante com o Partido Socialista, enquadrado no esclarecimento com vista às eleições autárquicas.
Ao jornal A Bola, fonte do Benfica garantiu que esta «se trata de uma decisão autónoma da Casa, sem qualquer intervenção do clube».