Os 5 clubes com o melhor mercado de transferências na Europa

Com o fecho da janela de transferências nas principais ligas europeias (apenas a Bélgica, a Suíça, a Turquia e a Sérvia restam como potenciais opções para jogadores que ainda não tiveram oportunidade de se transferir ou que foram inscritos em excesso no último momento), os movimentos realizados pelos grandes colossos europeus, assim como pelos clubes em ascensão, para se prepararem para as competições europeias, deixam antever grandes emoções nos próximos três meses, entre campeonatos e fases de liga.

Entre novas ambições individuais e a necessidade dos clubes de marcarem uma posição a nível competitivo, eis cinco clubes que vão entrar em força na temporada 25/26.

5.

James McAtee e Hutchinson
Fonte: Nottingham Forest

Nottingham Forest – Apesar de ser um pouco confusa a estratégia do proprietário Marinakis, para uma parte significativa da massa associativa e a falta de comunicação e de boa relação, recentemente revelada numa conferência de imprensa de Nuno Espírito Santo sobre o recrutamento feito esta temporada, a nível teórico, o Forest teve uma janela de transferências que combinou várias das novas tendências evidenciadas pela BlueCo, proprietária do consórcio Chelsea-Estrasburgo, com a contratação de Igor Jesus, revelação do Mundial de Clubes de 2025, e de outros jogadores brasileiros ao Botafogo, também gerido por John Textor, que recentemente afirmou que os negócios entre os dois clubes encaixam no alinhamento estratégico com a visão de Marinakis.

Destaque também para a contratação de James McAtee e Omari Hutchinson, talentos ingleses formados nas academias do Manchester City e Arsenal, respectivamente, o que mostra a ambição em tentar fazer uma melhor prestação na Premier League, após a perda do lugar na Champions League para o Chelsea na última jornada.

4.

Nápoles Jogadores
Fonte: SSC Napoli

Nápoles – A permanência de Antonio Conte após conquistar o título da Serie A, será interessante não só devido ao histórico europeu do treinador, mas pelas contratações feitas, para complementar a equipa já composta por Matteo Politano, o melhor jogador da Serie A em 2024/25, o escocês Scott McTominay e Romelu Lukaku (após o retorno do avançado belga por lesão) e colmatar a saída do italiano Giacomo Raspadori, ao Atlético Madrid.

Entre os nomes de peso, destaque para a entrada de Kevin de Bruyne, algo que subsequentemente pode ajudar a Rasmus Hojlund (que está encarregado de servir o papel de Lukaku, durante a sua ausência) que volta a uma liga que o viu em ascensão após o curto período passado na Atalanta na temporada 2022/2023, tendo o caminho aberto para voltar ao seu melhor futebol. O avançado dinamarquês foi contratado por empréstimo com opção de compra obrigatória (a pedido do jogador) ao Manchester United. O extremo neerlandês Noa Lang é mais uma aquisição relevante do clube, com o extremo holandês de 26 anos a juntar-se ao clube por 25 milhões de euros, após ter marcado 11 golos e feito 10 assistências ao serviço do PSV na época de 2024/2025.

3.

Milan – A equipa do português Rafael Leão, está mais uma vez em fase de reconstrução.

A aposta da direção desportiva para competir sem Europa e contra os tais Inters e Nápoles, vem com a contratação de Massimiliano Allegri. E não só. O veterano Luka Modrić, também embarcou nesta nova jornada do clube, ao assinar como jogador livre, após sair do Real Madrid, para reforçar e contribuir para o desenvolvimento do meio-campo.

Destaque para a estratégia de recrutamento para substituir várias lacunas na fase de finalização, deixadas pelo insucesso de Noah Okafor, Morata e Santiago Giménez, a formação de San Siro contratou os franceses Christopher Nkunku e Adrien Rabiot, do Chelsea e do Marselha, respetivamente, figuras uma vez proeminentes nas chamadas de Didier Deschamps à seleção francesa, mas que estarão agora motivados a afirmarem-se pelo Milan, e garantirem um bilhete para o próximo Mundial, no final da época.

2.

Sunderland – A distância entre os 20 clubes da Premier League e do Championship, está a ser cada vez mais notável nos últimos anos, especialmente com a descida direta dos recém-promovidos que já vai em três épocas consecutivas.

Mas o Sunderland este ano pretende desafiar esta noção. Com as transferências de Simon Adingra do Brighton, Granit Xhaka, ex-Arsenal, jogadores experientes nas suas respetivas ligas (Reinildo ao Atlético Madrid, Alderete ao Getafe), assim como atletas que ainda não se afirmaram ou mostraram-se consistentes o suficiente, mas com grande potencial para atingir regularidade (Nordi Mukiele do PSG, Chemsdine Talbi do Club Brugge, e a dupla do Ajax, Brian Brobbey e Bertrand Traoré, a aposta do clube de Newcastle é simples: experiência na Premier League, misturada com talento jovem pelas ligas europeias e alguma experiência nas competições europeias (casos de Talbi e Brobbey, na Champions League e Europa League), o que pode ser determinante em alcançar a manutenção.

O facto do Sunderland estar entre os 10 maiores clubes que mais gastaram nesta janela, também é uma forte declaração ao preço cada vez mais crescente (e por vezes penoso) de competir na Premier League.

1.

Alexander Isak Liverpool
Fonte: Liverpool FC

Liverpool – Sem surpresas, e a ocupar o top três, de maiores transferências de verão, é o Liverpool. Com as saídas de Darwin Nunez e Luis Diaz, os ‘reds’ reforçaram-se com Florian Wirtz, discutivelmente o melhor jogador alemão da atualidade, e interveniente principal no título do Leverkusen na Bundesliga de 23/24, por 125 milhões de euros, Milos Kerkez, lateral esquerdo durante a temporada histórica do Bournemouth na Premier League, com um nono lugar e Jeremie Frimpong, o substituto de Trent Alexander-Arnold, que também acaba por ser um recrutamento viável e versátil para os planos de Arne Slot, na ajuda ao flanco direito, dominado por Mohamed Salah ao jogar como lateral e extremo direito.

Para o futuro, foi contratado Giovanni Leoni, do Parma. Um dos jogadores revelação da Serie A na época passada, que recebeu comparações extraordinárias com Van Dijk e Bastoni, é a aposta do diretor-desportivo Michael Edwards para ter um perfil semelhante ao capitão holandês de 34 anos e, eventualmente, substituí-lo após um processo de mentoria e adaptação ao ritmo da Premier League.

No que se refere ao ataque, Hugo Ekitike foi outra aposta baseada num perfil proeminente na lista de potenciais aquisições do Liverpool: Alexander Isak. Ambos estiveram durante algum tempo na mira do Newcastle para a nova temporada, mas acabaram por ser ultrapassados pelo Liverpool. Os ‘reds’ contrataram primeiro Ekitike por 95 milhões ao Frankfurt e, nas últimas horas da janela de transferências, quebraram de forma fulgurante o recorde britânico, após Wirtz em junho, para garantir os serviços do sueco Isak por 145 milhões, tornando-se a quarta maior transferência da história.

Apesar de não terem gasto muito para vencer a Premier League na época passada, esta foi a janela de Arne Slot, que serviu para construir, pela primeira vez na sua segunda época ao comando dos “reds”, uma equipa diferente das bases dadas por Jürgen Klopp quando Slot assumiu o cargo.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Canadá dispensa Eustáquio por lesão e médio regressa a Portugal

Stephen Eustáquio lesionou-se ao serviço do Canadá. Regresso do médio do FC Porto a Portugal é apenas por precaução.

Já são conhecidos os 11s oficiais do Arménia x Portugal: Eis as escolhas de Roberto Martínez

Portugal vai enfrentar este sábado a Arménia na qualificação europeia para o Mundial 2026. Fica com os onzes oficiais.

Emiliano Martínez com futuro definido após não rumar ao Manchester United

Emiliano Martínez deve rejeitar ofertas e continuar no Aston Villa. Guarda-redes podia ter rumado ao Manchester United.

Manchester United de Ruben Amorim chega a acordo com clube para ceder André Onana

O Manchester United já tem acordo com o Trabzonspor para emprestar André Onana. Decisão final é do guarda-redes.

PUB

Mais Artigos Populares

Futebol de Praia: Já é conhecido o campeão nacional

A ACD O Sótão conquistou este sábado o Campeonato Nacional de Elite de Futebol de Praia. AD Buarcos 2017 derrotada.

Nathan Aké tem 3 interessados na Premier League e Manchester City já definiu preço

Nathan Aké é alvo do Everton, Nottingham Forest e Tottenham. Manchester City define preço do defesa nos 17,2 milhões de euros.

Más notícias para PSG e França: Dembélé e Désiré Doué lesionam-se e já há tempo estimado de paragem do primeiro

Ousmane Dembélé e Désiré Doué lesionaram-se durante o Ucrânia 0-2 França. Já há data estimativa para paragem de Dembélé.