Publicidade

Entre a Glória e a Contradição: Portugal no Europeu de Hóquei em Patins

Pedro Filipe · 2 min

Portugal Hóquei em Patins Europeu
Foto: Federação Portuguesa de Patinagem

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

modalidades cabeçalho

O Europeu de Hóquei em Patins de 2025 ficará na memória como um torneio de emoções fortes e contrastes profundos. Para Portugal, a participação oscilou entre momentos de fragilidade desconcertante e exibições de grandeza que só uma seleção com este legado consegue protagonizar.

A ambivalência da performance lusa

A fase de grupos expôs debilidades inesperadas. Três derrotas seguidas deixaram a equipa em posição vulnerável. As dúvidas que surgiram eram muitas, sobre a consistência da preparação, a frescura física e até a clareza tática. Contudo, a narrativa virou de forma dramática: no jogo decisivo, Portugal renasceu e mostrou porque continua a ser uma potência da modalidade. Essa ambivalência — a queda e a recuperação — é, por um lado, um sinal de resiliência, mas por outro, uma preocupação séria quanto à irregularidade competitiva.

A polémica do modelo competitivo

Mais do que a montanha-russa exibicional, o torneio deixou em evidência uma questão estrutural: todas as equipas passam automaticamente aos quartos de final, independentemente da classificação na fase de grupos. Este formato, longe de premiar mérito e consistência, parece nivelar por baixo e reduzir o peso competitivo da primeira fase. Equipas que não somaram qualquer vitória tiveram a mesma oportunidade que seleções que se esforçaram por liderar o grupo.

Este facto não é simplesmente uma injustiça desportiva: é também um fator que distorce a intensidade competitiva, permitindo que a gestão de esforço e até a estratégia se tornem artificiais. A essência de uma fase de grupos deveria ser a filtragem natural dos melhores — não apenas um ritual formal para cumprir calendário.

Entre a chama e a necessidade de reforma

Portugal, com todas as suas contradições neste Europeu, mostrou o melhor e o pior de si: fragilidade inicial, porém também orgulho e coragem nas fases decisivas. Num torneio com este modelo, o problema incide nas nuances da performance perdem parte do peso real. O risco é claro: banalizar a competição e relativizar o esforço de quem se prepara a sério desde o primeiro jogo.

O Hóquei em Patins precisa de evoluir também na sua estrutura competitiva. Tal como

Portugal precisa de transformar irregularidade em consistência, o Europeu precisa de encontrar um formato que dê justiça e seriedade à fase de grupos. Sem meritocracia, a chama da vitória brilha menos.

Pedro Filipe

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

GP Estados Unidos: Kimi Antonelli a dois pontos do título

A CORRIDA: AINDA NÃO FOI DESTA, MAS KIMI ANTONELLI FEZ TUDO O QUE LHE COMPETIA NO FIM DE SEMANA DE AUSTIN Kimi Antonelli venceu este domingo o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, com o título a ser apenas uma formalidade à espera de acontecer, que será provavelmente na ronda seguinte, no México, onde um nono lugar chega para assegurar o cetro.

Bernardo Figueiredo · 2 min de leitura
Ler a crónica
Benfica

O Açor não tem medo da Águia | Santa Clara x Benfica

«A nós compete-nos olhar para nós. Não é agradável olhar para a classificação. Quem não gostar de olhar, não olhe, e quem não sentir nada pode olhar.» Foi assim, lacónico, que Marco Silva abordou a já histórica sequência do FC Porto, de começar o campeonato com nove vitórias consecutivas. O Benfica está bem e recomenda-se, como ficou patente pela segunda parte feita em Nicósia na quinta-feira passada, mas entra, à condição, a oito pontos dos Dragões, no difícil desafio desta segunda-feira. «Já disse aos jogadores que temos de olhar para nós e ganhar os nossos jogos. A partir do momento em que preparámos a temporada, não previmos estar à frente ou atrás, sabendo que iríamos jogar muitas vezes depois dos nossos adversários, porque, competindo na Liga Europa, sabemos que isso vai acontecer. Não adianta gastar energia naquilo que não controlamos.» E, realmente, o Benfica tem feito a sua parte. Os recordes ofensivos sucedem-se e obrigam às comparações com Jesus e Eriksson, a estatística aproximando a actual equipa de outras, das que conseguiram conciliar nota artística e troféus. E, à boa maneira dos dois referidos, é na crista da onda que Marco Silva aproveita para dar ar do seu perfeccionismo e exigência - ainda mais impressionantes que as dinâmicas de futebol associativo: «Também gosto de sofrer poucos golos. Gosto de incutir nos jogadores a ideia de que não há ninguém que consiga atacar bem sem ter a capacidade de não sofrer golos. Fiquei muito satisfeito com o resultado frente ao Omonia, mas furioso com o golo sofrido. Quando recuamos tantos anos na história de um clube da dimensão do Benfica, que habitualmente é dominador e que teve grandes jogadores com grande capacidade ofensiva, é sinal de que estamos a fazer as coisas bem. Sempre foi meu objetivo que as pessoas sentissem que é o Benfica que está a jogar, independentemente de não sermos perfeitos, porque estamos muito longe disso. Sou o primeiro a dizer que há um caminho muito grande para percorrermos em todos os aspetos daquilo que queremos para o Benfica, mas estou satisfeito com a abertura e a abordagem dos jogadores, que querem sempre melhorar.»

Pedro Cantoneiro · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.