
A crónica: Sporting vence o primeiro dérbi da época 2025/2026 por 42-32
O dérbi dos dérbis marcou a segunda jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Andebol 1. O Sporting CP x SL Benfica é o primeiro grande dérbi da época, que chegou cedo e, como seria de esperar, trouxe consigo um jogo imperdível.
O Pavilhão João Rocha contou com casa cheia, com um ambiente vibrante carregado de emoção, digno de duas equipas que entraram em campo apenas com um objetivo: vencer.

O SL Benfica renovou o plantel para uma época, com oito novas caras, num investimento significativo com o objetivo de lutar pelo título. Apesar das novidades, a equipa parece ainda precisar de mais alguns jogos para consolidar esta mudança.
Oito empates, 24 vitórias para o emblema das águias e 44, agora 45, para o emblema leonino no dérbi. O Sporting CP chegou motivado após uma vitória na Liga dos Campeões e o SL Benfica vinha pronto para mais uma vitória. Ambas as equipas entraram para vencer, mas quando Kiko Costa abriu o marcador, o jogo ganhou outro ritmo.
Bastou o clube leonino começar a marcar para que, apenas na primeira parte, conseguisse diferenciar-se e destacar na distância de golos em relação às águias. O Benfica reagiu e diminuiu o resultado, com grandes defesas de Rangel da Rosa que veio a substituir Gustavo Capdeville na baliza, mas não foram suficientes.
A organização defensiva da equipa encarnada perdeu-se a meio caminho.
Os ânimos ainda aqueceram entre as equipas, como acaba por ser de se esperar em jogos desta dimensões. Os árbitros também não escaparam, principalmente com o que aconteceu com a falta de comunicação com a mesa.

O Sporting foi mesmo para o intervalo tranquilo, com 20-13. Jota González tentou mas as estratégias pareciam não querer resultar e a segunda parte foi mesmo a prova disso.
Mesmo com o Sporting a abrandar o ritmo do jogo, o Benfica não conseguiu voltar a igualar os golos. No final, a equipa de Ricardo Costa ganhou com 42-32, confirmando a eficácia tanto ofensiva como defensivamente.
Neste jogo, o grande destaque vai para Mohamed Ali. O guarda-redes do Sporting entrou no jogo muito bem, com segurança e fez logo uma dupla defesa. O guarda-redes, Rangel da Rosa também foi um dos destaques pelas intervenções decisivas na primeira parte que ajudaram a encurtar distância para o Sporting e manter a disputa.
Com apenas duas jornadas do campeonato Nacional de Andebol 1, tudo ainda está em aberto mas uma coisa é certa: as surpresas ainda podem acontecer.