As 19 milésimas de segundo que valem a vitória

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO mundial das duas rodas visitou, este fim-de-semana, o circuito de Mugello. Aquele que é conhecido como sendo o reino de Valentino Rossi, dada a proximidade com a cidade natal do piloto italiano. O grande-prémio de Itália já nos habituou a grandes espectáculos e o deste ano não foi excepção.

Este ano, o sucesso na maior parte dos grandes-prémios já disputados deve-se ao arranque dos pilotos. De nada vale uma pole position se o arranque não for como deve ser: rápido e inalcançável.

Em Mugello, como seria de esperar, Valentino Rossi saiu no primeiro lugar da grelha de partida e, desde cedo, lutou com Jorge Lorenzo em busca da vitória. Mas quis o destino, ou mesmo o azar, que o piloto italiano abandonasse a corrida e com um problema mecânico – e aqui, não pode colocar a culpa nos outros pilotos, porque a moto é dele.

Sem Rossi, a corrida resumiu-se a dois pilotos: Jorge Lorenzo e Marc Marquez. As últimas três voltas da prova foram frenéticas. Um dava lugar a outro. Ultrapassagens que faziam vibrar as bancadas repletas de azul e amarelo.

Mas tudo ficou decidido na última volta, ou melhor, nos últimos 50 metros. Jorge Lorenzo confidenciou que nesse momento se lembrou de uma situação idêntica e sabia que deveria arriscar, apanhando Marquez de surpresa.

19milésimas de segundo a carimbar a vitória de Lorenzo  Fonte: Moto GP
19milésimas de segundo a carimbar a vitória de Lorenzo
Fonte: Moto GP

Ainda assim, essa manobra arriscada não era suficiente, e Lorenzo viu-se obrigado a usar o seu recurso mais valioso: a velocidade da sua M1, impossível de alcançar pelas Honda Repsol. E foram precisos, apenas, 19 milésimas de segundo para que o piloto espanhol conseguisse passar a bandeira de xadrez em primeiro.

Diria mesmo que o circuito italiano recebeu e assistiu a uma das melhores provas da temporada – daquelas que não são aborrecidas. Mas sim de manobras magistrais como as de Jorge Lorenzo e Marc Maquez, que mereceram aplausos.

Com esta vitória, Lorenzo continua como líder do campeonato seguido de Marc Marquez. Já Valentino Rossi fecha o pódio. E a próxima prova está marcada para o primeiro fim-de-semana de Junho em Barcelona, no circuito de Montmeló.

Salientar ainda que na categoria de Moto2, o português Miguel Oliveira conseguiu alcançar o décimo terceiro lugar na classificação geral. Um bom resultado para o piloto já que está no seu ano de estreia na categoria.

Foto de capa: Moto GP

Artigo revisto por Bárbara Mota

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa bósnia revela que Amar Dedic atrai interesse de tubarão da Premier League

O Manchester City pondera avançar com uma proposta por Amar Dedic, após Pep Guardiola mostrar interesse no defesa-lateral do Benfica.

Ruben Amorim ainda não saiu de Manchester, após ser despedido na passada segunda-feira

Ruben Amorim foi despedido pelo Manchester United na passada segunda-feira e foi fotografado esta sexta-feira nas ruas da cidade inglesa.

Morten Hjulmand descreve qualidades de Victor Froholdt: «Vi desde o início que tem um ritmo muito elevado e que joga rápido»

O capitão do Sporting Morten Hjulmand elogiou Victor Froholdt na sequência das distinções individuais de Futebolista e Talento do Ano da Dinamarca.

Benfica e FC Porto olham para o mesmo defesa e há mais clubes interessados

Abubacarr Sedi Kinteh está na mira do Benfica e do FC Porto. Jovem defesa-central chama à atenção do Chelsea e de mais clubes.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Pinto aborda tema ambiente e ainda atira: «Quero que o Vitória SC consiga o 3.º título da história»

Luís Pinto projeta Vitória SC x Braga. Vitorianos e arsenalistas enfrentam-se este sábado na final da Taça da Liga.

Luís Pinto atualiza situação de 2 jogadores do Vitória SC e ainda diz: «Todas as horas contam»

Luís Pinto projeta Vitória SC x Braga. Vitorianos e arsenalistas enfrentam-se este sábado na final da Taça da Liga.

Marcou 2 golos ao Sporting e Luís Pinto disse: «Se fizer sentido, será titular; se fizer sentido ficar no banco e ser uma arma,...

Luís Pinto projeta Vitória SC x Braga. Vitorianos e arsenalistas enfrentam-se este sábado na final da Taça da Liga.