As 19 milésimas de segundo que valem a vitória

Cabeçalho modalidadesO mundial das duas rodas visitou, este fim-de-semana, o circuito de Mugello. Aquele que é conhecido como sendo o reino de Valentino Rossi, dada a proximidade com a cidade natal do piloto italiano. O grande-prémio de Itália já nos habituou a grandes espectáculos e o deste ano não foi excepção.

Este ano, o sucesso na maior parte dos grandes-prémios já disputados deve-se ao arranque dos pilotos. De nada vale uma pole position se o arranque não for como deve ser: rápido e inalcançável.

Em Mugello, como seria de esperar, Valentino Rossi saiu no primeiro lugar da grelha de partida e, desde cedo, lutou com Jorge Lorenzo em busca da vitória. Mas quis o destino, ou mesmo o azar, que o piloto italiano abandonasse a corrida e com um problema mecânico – e aqui, não pode colocar a culpa nos outros pilotos, porque a moto é dele.

Sem Rossi, a corrida resumiu-se a dois pilotos: Jorge Lorenzo e Marc Marquez. As últimas três voltas da prova foram frenéticas. Um dava lugar a outro. Ultrapassagens que faziam vibrar as bancadas repletas de azul e amarelo.

Mas tudo ficou decidido na última volta, ou melhor, nos últimos 50 metros. Jorge Lorenzo confidenciou que nesse momento se lembrou de uma situação idêntica e sabia que deveria arriscar, apanhando Marquez de surpresa.

19milésimas de segundo a carimbar a vitória de Lorenzo  Fonte: Moto GP
19milésimas de segundo a carimbar a vitória de Lorenzo
Fonte: Moto GP

Ainda assim, essa manobra arriscada não era suficiente, e Lorenzo viu-se obrigado a usar o seu recurso mais valioso: a velocidade da sua M1, impossível de alcançar pelas Honda Repsol. E foram precisos, apenas, 19 milésimas de segundo para que o piloto espanhol conseguisse passar a bandeira de xadrez em primeiro.

Diria mesmo que o circuito italiano recebeu e assistiu a uma das melhores provas da temporada – daquelas que não são aborrecidas. Mas sim de manobras magistrais como as de Jorge Lorenzo e Marc Maquez, que mereceram aplausos.

Com esta vitória, Lorenzo continua como líder do campeonato seguido de Marc Marquez. Já Valentino Rossi fecha o pódio. E a próxima prova está marcada para o primeiro fim-de-semana de Junho em Barcelona, no circuito de Montmeló.

Salientar ainda que na categoria de Moto2, o português Miguel Oliveira conseguiu alcançar o décimo terceiro lugar na classificação geral. Um bom resultado para o piloto já que está no seu ano de estreia na categoria.

Foto de capa: Moto GP

Artigo revisto por Bárbara Mota

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan bate Liverpool com golo de Rafael Leão: Luis Díaz e Darwin mais perto da saída

O AC Milan venceu este sábado o Liverpool por 3-2 num jogo de preparação. Rafael Leão marcou um dos golos dos Rossoneri.

Real Bétis empresta jovem Mateo Flores ao Arouca

O Arouca assegurou a contratação de Mateo Flores. O jovem médio de 21 anos foi cedido pelo Real Bétis até ao final da temporada.

PSG quer dispensar 8 jogadores e um deles é internacional português

O PSG quer fazer uma limpeza no plantel durante este mercado de verão. Renato Sanches é um dos jogadores na porta de saída.

Ahmed Hassan passou pelo futebol português e está também a caminho da Arábia Saudita

O Al Ettifaq está prestes a garantir a contratação de Ahmed Hassan. O avançado internacional egípcio representou o Braga e o Rio Ave.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool anuncia todas as homenagens em memória de Diogo Jota

O Liverpool vai homenagear Diogo Jota com a retirada da camisola 20, um memorial permanente e emblemas especiais nas camisolas ao longo da próxima temporada.

Everton garante contratação de jovem lateral do Bayern Munique por 9 milhões de euros e está prestes a fechar avançado do Lyon

O Everton fechou a contratação de Adam Aznou. O jovem lateral marroquino vai deixar o Bayern Munique nas próximas horas.

AS Roma quer contratar defesa-central ao Fenerbahçe de José Mourinho

A AS Roma quer contratar Alexander Djiku. O defesa-central ganês de 30 anos não faz parte dos planos de José Mourinho para a nova época do Fenerbahçe.