Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.
Francesco Farioli já fez a antevisão ao Rio Ave x FC Porto, um jogo a contar para a sexta jornada da Primeira Liga. A partida está marcada para esta sexta-feira às 20h15, em Vila do Conde. O técnico dos dragões começou por dizer o seguinte:
«Nestes dias falámos muito sobre isso, especialmente com o Arouca [sobre o adiamento do jogo]. A posição do clube é clara, não ajuda qualquer clube português. Vai criar problemas. É um cenário extraordinário. Na última época, mudaram três vezes quando estava no Ajax. Tentaremos encontrar soluções, o grupo está pronto, toda a gente quer lutar. Ontem estivemos no museu, vimos os troféus e a história do FC Porto, que passa por lutar. Não temos futuro sem o passado».
Francesco Farioli analisou percurso do Rio Ave:
«Equipa complicada, mudou de dono, vão mostrar o espírito de Mariakis, que quer sempre melhorar as coisas. Tem um grande treinador que na última época esteve muito bem. Têm ferramentas para nos criar problemas, analisámo-los, tentámos preparar o jogo da melhor forma possível, fizemos o nosso trabalho, mas isso é só uma parte. Temos de estar preparados e ser competitivos no jogo de amanhã».
Francesco Farioli atualizou boletim clínico, com as situações de William Gomes e Martim Fernandes:
«O William e o Martim estiveram no treino hoje, William tem 99% de hipóteses de estar na equipa, o Martim só veremos amanhã».
Francesco Farioli recordou visita de José Mourinho ao Dragão, deixando mais tarde elogios ao técnico português:
«José Mourinho esteve aqui no Porto na semana passada. Foi um grande momento para ele e para o clube para celebrar o passado. Não tive a oportunidade de falar com ele (…) Não tenho de comentar a carreira do mister Mourinho. É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim, mas não vou fazer comentários sobre algo que não é oficial. Nem tenho de comentar o que não diz respeito ao FC Porto. Mas admiro o que fez».
Francesco Farioli falou sobre a chegada de Yann Karamoh:
«Trabalhei com ele há três ou quatro anos. Ainda não mostrou o seu melhor, mas estou confiante que pode ajudar o FC Porto, tanto na equipa principal como na equipa B. É alto, tem muita força, mas para estar na sua melhor forma vai precisar de mais alguns dias».
Farioli confirmou intenção do FC Porto em inscrever Ángel Alarcón na Europa League:
«O Gabi esteve connosco na pré-época, tem a mentalidade certa, aprende depressa. O Miranda e o Ángel são dois jogadores com características diferentes, ambos precisam de perceber melhor as necessidades da equipa principal, o Ángel está a fazer de tudo para melhorar, vai ser inscrito na lista da UEFA, é uma boa oportunidade para ficar mais próximo da equipa principal».
Francesco Farioli foi questionado sobre se ainda chegará um defesa-central, após Nehuén Pérez ter sofrido uma grave lesão:
«O clube e o presidente têm trabalhado nisso, quem chegar tem de preencher certos requisitos, não vamos fazer uma transferência em pânico. Temos a oportunidade de recuperar alguns jogadores e entre eles vão encontrar a solução certa».
Francesco Farioli falou ainda sobre a promoção de André Castro ao lugar de treinador-adjunto:
«Tive bom feed-back das pessoas do clube sobre ele, gosto da sua energia em campo, a capacidade de se colocar ao serviço do FC Porto. Todas as lições que tivemos no campo, decidimos trazê-lo para perto de nós. É uma ligação entre a equipa principal e a equipa B, fica mas mais perto de nós. É um grande coração do FC Porto na equipa técnica».