Vila do Conde em alerta: Dragão chega embalado | Rio Ave x FC Porto

Primeira Liga, 6.ª jornada: sexta-feira, 19 de setembro de 2025, 20h15.

A ANTEVISÃO: FC PORTO QUER MANTER EMBALO FRENTE A UM RIO AVE EM ALERTA E NUM CAMPO DE MEMÓRIAS DIVIDIDAS

A sexta jornada oferece um duelo interessante e intenso a norte. O FC Porto procura prolongar a boa forma em visita a um Rio Ave pressionado pela classificação, num duelo onde o equilíbrio tático e a eficácia nos momentos-chave podem decidir o desfecho.

Apesar do histórico positivo do FC Porto em Vila do Conde, os duelos com o Rio Ave no Estádio dos Arcos já deixaram também algumas memórias negativas no historial azul e branco. Na época 2005/06, um empate a zero foi o suficiente para um momento de “aperto” de um grupo de adeptos ao técnico portista de então, Co Adriaanse. Também em tempos mais recentes, o empate a dois golos numa das últimas jornadas de 2018/19 e a pesada derrota por 3-1 em 2022/23 foram momentos algo determinantes para a então equipa de Sérgio Conceição não ter renovado dois títulos de campeão nacional.

É habitual que, num jogo entre uma equipa grande e uma de menor expressão, esta última adote uma postura mais cautelosa, tentando reduzir os riscos de sofrer um resultado pesado. Portanto, é bastante provável que os homens de Vila do Conde joguem com vista a salvaguardar tal objetivo. No entanto, jogando em casa e com a necessidade de pontos (nomeadamente de vitórias), também é expectável que a equipa de Sotiris Sylaidopoulos arrisque algo mais e tente surpreender os líderes do campeonato. Com apenas três pontos, sem vitórias e no 15.º lugar, é uma oportunidade de honra para poder inverter o mau início.

O Rio Ave é uma equipa ofensivamente talentosa, com uma dupla avançada de alto rendimento (Clayton e André Luiz), que vive do jogo direto, transições rápidas e largura ofensiva. No entanto, a sua organização defensiva é frágil, sofre com a gestão emocional e física dos jogos, e tem dificuldade em segurar resultados.

Quanto ao FC Porto, é o líder do campeonato e a equipa que produz melhores exibições até à data, apesar de boa concorrência e não ser ainda o caso de ser uma equipa completamente superior aos rivais. Contudo, tem claramente os seus argumentos para alcançar tal estatuto. A equipa de Francesco Farioli está a construir e já mostra um futebol com identidade muito vincada. Um estilo de jogo ofensivo e estruturado ao mesmo tempo, que procura o controlo (Victor Froholdt elementar), com saídas curtas e bom uso das laterais ofensivas (Pepê, William Gomes e Borja Sainz com excelentes participações), mas também defensivas (Alberto Costa também se destaca neste parâmetro). No setor mais recuado é sólido, com capacidade de sofrimento se necessário (Bednarek acrescenta muito).

No geral, já demonstra ser um grupo mentalmente forte para gerir os diversos episódios de um jogo, quer quando tem de assumir um protagonismo claro, em busca de um bom espetáculo, mas também quando o adversário impõe dificuldades e exige maior intensidade. Não sendo um futebol sempre vistoso ao longo de todo o tempo de jogo, a verdade é que até agora nunca faltou consistência.

Em termos de nomes indisponíveis por lesão, a maré de ambas das equipas é completamente distinta. O FC Porto tem cinco ausentes por lesão: Nehuén Pérez, Martim Fernandes, William Gomes, Alberto Costa e Luuk de Jong. Já a equipa da casa apenas tem um nome indisponível: Theofanis Bakoulas. Apesar do azar com as lesões, a identidade da equipa azul e branca não se altera e é favorita ao triunfo no Estádio dos Arcos. O Rio Ave tem os seus argumentos e, sendo consistente ao longo dos noventa minutos, pode perfeitamente vencer pela primeira vez ou pontuar, mas para já o que demonstra até agora é insuficiente para tal desfecho.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Será o 35.º encontro entre Rio Ave e FC Porto em Barcelos e o 31.º a contar para a Liga Portuguesa.

2. Em Vila do Conde e para a Liga Portuguesa, a equipa da casa só venceu em duas ocasiões, empataram dez vezes e foram 18 os triunfos dos dragões. 

3. Nos duelos de ambos os emblemas para a Liga Portuguesa, as equipas do Gil Vicente marcaram 22 golos e os conjuntos azuis e brancos fizeram 59 tentos.  

4. Nas últimas três épocas, os três resultados aconteceram: o Rio Ave surpreendeu em 2022/23 (vitória por 3-1), os Dragões venceram em 2023/24 (1-2) e houve empate na temporada passada (2-2).

5. Há 15 jogos consecutivos que o FC Porto marca pelo menos um golo no Estádio dos Arcos, tendo-se de recuar 17 anos para encontrar um jogo em que os dragões não marcaram na casa do Rio Ave (terceira jornada de 2008/09, 0-0). 

6. Nehuén Pérez e Otávio Ataíde foram os últimos dois jogadores a marcarem em Vila do Conde pela turma azul e branca (empate a duas bolas em 2024/25).  

7. Os dois triunfos do Rio Ave sobre o FC Porto para a Liga Portuguesa em Vila do Conde, ocorreram já neste século (1-0 em 2003/04 e 3-1 em 2023/24). 

8. Neste século, já existiram seis empates entre vilacondenses e portistas no Estádio dos Arcos (2-2 em 1999/00, 0-0 em 2005/06, 0-0 em 2008/09, 2-2 em 2012/13, 2-2 em 2018/19 e 2-2 em 2024/25).

9. O Rio Ave ainda não venceu qualquer jogo na Liga Portuguesa 2025/26 (três empates e uma derrota, tendo um jogo em atraso), já o FC Porto só conhece o sabor da vitória (cinco triunfos).

10. O árbitro do encontro será Anzhony Rodrigues (AF Madeira). 

JOGADORES A TER EM CONTA

Clayton Silva Nikos Athanasiou Rio Ave
Fonte: Tiago Cruz / Bola na Rede

Clayton Silva – Se é certo que uma exibição positiva do Rio Ave resultará de um esforço coletivo, é também certo que para tal se traduzir num resultado, vai ser necessária a inspiração e eficácia dos seus principais jogadores. Além dos extremos André Luiz e Spikic, Clayton Silva é um dos mesmos.

O ponta de lança do clube vilacondense é o melhor marcador do campeonato (com cinco golos) e logo terá sobre si a missão de fazer a diferença para o clube da casa. Sendo um excelente finalizador, uma das referências ofensivas da equipa, realizando movimentos exatos e com grande eficácia dentro da área, será a principal arma para o Rio Ave chegar a um resultado positivo.

Victor Froholdt FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Victor Froholdt – Será em jogos como este que o médio internacional dinamarquês poderá sobressair-se, algo que já aconteceu no jogo de Barcelos. Jogando fora de casa, o FC Porto naturalmente poderá ter de lidar com um adversário mais atrevido em lances ofensivos. Por outro lado, deixará esse adversário mais exposto defensivamente em certos momentos. Um raio-x que coincide com momentos desta equipa do Rio Ave, mas também com o papel que Victor Froholdt poderá ser o protagonista no desempenho da equipa portista.

O internacional dinamarquês já é o motor do meio-campo azul e branco. É um “box-to-box” completo, com uma capacidade de ação muito larga, uma leitura de jogo apurada e uma maturidade impressionante para apenas 19 anos. É um jogador que junta intensidade com qualidade com bola nos pés e uma intuição rara para equilibrar um jogo entre contenção e criatividade.

Esta época, já decidiu com duas assistências e um golo, mas é no ritmo que impõe e no espaço que cobre que mais se sente a sua relevância. É indiscutível nesta ideia de jogo de Farioli e um candidato a desbloquear esta partida.

XI´s PROVÁVEIS

Rio Ave: Cezary Miszta, Pancho Petrasso, Jonathan Panzo, Nelson Abbey, Marious Vrousai (C), Georgios Liavas, Ole Pohlmann, Nikos Athanasiou, André Luiz, Clayton Silva e Dario Spikic.

Treinador:  Sotiris Sylaidopoulos

«Este ano já parece mais o verdadeiro FC Porto, mas o Rio Ave, especialmente em casa, é muito forte. Podemos competir com qualquer equipa e é isso que queremos fazer. Com a ajuda dos adeptos vai ser um bom jogo para nós e para testar algumas coisas. É um bom teste para mostrarmos a atitude e o caráter frente a um grande adversário como FC Porto. Todos os jogos começam 0-0 e 11 contra 11. Temos a oportunidade de competir e para tirar o máximo de nós próprios. A resposta da equipa no treino foi excelente e acredito que vamos mostrar a nossa melhor faceta».

FC Porto: Diogo Costa (C), Pablo Rosario, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, Pepê, Borja Sainz e Samu. 

Treinador: Francesco Farioli 

«O Rio Ave é um clube que tem três empates no campeonato, é uma equipa competitiva, que procura ainda ganhar. Tem um proprietário, Evangelis Marinakis, que certamente é representado pelo Rio Ave e conhecemos o treinador, que teve na época passada um feito incrível de vencer a UEFA Youth League, com o Olympiacos. O Rio Ave é uma equipa que é capaz de nos criar problemas, já os analisámos, estamos a tentar preparar o jogo da melhor forma possível. Estivemos a ver o trabalho do treinador no Olympiacos na última temporada, para termos uma imagem mais aproximada possível do que poderemos encontrar amanhã. Estamos a fazer a nossa parte, que é sermos competitivos e colocar o foco certo no jogo de amanhã».

PREVISÃO DE RESULTADO: Rio Ave 1-2 FC Porto

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Noronha Lopes apoia José Mourinho: «A partir de hoje, tem a força de milhões de Benfiquistas pelo mundo inteiro. E eu sou um deles»

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, já reagiu à contratação de José Mourinho. Candidato mostra apoio ao técnico.

Rui Borges comenta chegada de José Mourinho ao Benfica: «É desafiante»

Rui Borges abordou a contratação de José Mourinho por parte do Benfica. Técnico do Sporting deixou elogios ao treinador.

Presidente do Fenerbahçe responde a José Mourinho: «Acabou por ser uma decisão errada para ambas as partes»

José Mourinho admitiu que fez "mal" em rumar ao Fenerbahçe. Presidente do clube já respondeu às palavras do português.

Manchester United pensou noutro treinador antes de Ruben Amorim

O Manchester United mostrou interesse em contratar Luis Enrique, do PSG. Ruben Amorim não foi a primeira opção.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Dias aborda chegada de José Mourinho ao Benfica: «Espero que seja uma relação de sucesso»

Rúben Dias falou sobre a chegada de José Mourinho ao Benfica. Defesa-central deseja o melhor ao técnico e ao clube encarnado.

Geovany Quenda faz história na Champions League: Eis a razão

Geovany Quenda marcou o quarto e último golo do Sporting na goleada sobre o Kairat Almaty. Jovem fez história na Champions League.

Treinador do Kairat Almaty comenta derrota com o Sporting: «Foi um resultado triste»

Rafael Urazbakhtin falou em "resultado triste" ao analisar a derrota do Kairat Almaty com o Sporting. Eis o que disse o técnico.