📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O primeiro sorriso de José Mourinho | AFS 0-3 Benfica

- Advertisement -

O Benfica regressou às vitórias na Primeira Liga no primeiro jogo de José Mourinho ao comando da equipa. Depois de um período conturbado, marcado pelo empate com o Santa Clara e a derrota caseira com o Qarabag, os encarnados voltaram a sorrir na Vila das Aves, frente ao AFS, com Sudakov (45+3), Pavlidis (56) e Ivanovic (64) a construírem um triunfo que, embora não tivesse sido deslumbrante, foi eficaz e seguro.

Vinte e um anos depois, José Mourinho voltou a Portugal para treinar o Benfica. A receção foi calorosa, com aplausos e entusiasmo das bancadas a acompanhar o caminho do treinador até ao banco, numa estreia que prometia definir o tom desta nova etapa. O primeiro onze teve apenas um toque direto do treinador: Ivanóvic ao lado de Pavlidis no ataque, deixando Schjelderup no banco. O sistema 4-4-2 parecia claro, mas o jogo inicial revelou nervosismo e alguma ansiedade.

Na primeira parte, o Benfica controlou a posse, mas teve dificuldade em transformar oportunidades em golos. Ivanovic foi o mais ativo e o AFS ainda assustou com um remate de Tomané ao poste (39). A diferença chegou nos minutos finais da primeira parte, Sudakov bateu Simão Bertelli, assinalando o seu primeiro golo e oferecendo um alívio ao Benfica, que finalmente podia respirar com alguma tranquilidade.

Georgiy Sudakov Benfica
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Na segunda parte, o AFS recuou e tornou-se previsível, deixando espaços que o Benfica soube explorar. Pavlidis converteu um penálti (59), resultado de uma falta sobre Otamendi, e pouco depois Ivanóvic concluiu um lance iniciado por Sudakov e Pavlidis, selando o 3-0 definitivo. A gestão de esforços de José Mourinho deu ainda espaço a João Rego para os primeiros minutos da temporada, enquanto os titulares mais desgastados puderam descansar.

Taticamente, o Benfica mostrou já sinais de organização e clareza de papéis. Ivanovic, ao abrir para a esquerda e participar em transições rápidas, mostrou-se uma peça móvel que pode redefinir a frente de ataque. Pavlidis, centralizado, ligou meio-campo e ataque com qualidade, enquanto Sudakov voltou a ser decisivo, tanto em golos como em passes decisivos. A equipa, mesmo sem deslumbre, controlou o jogo e garantiu a tranquilidade necessária para José Mourinho começar a pensar nos próximos desafios do campeonato e da liga dos campeões.

Mas o melhor da noite ficaria reservado para o pós-jogo. Na conferência de imprensa, José Mourinho foi direto: «Disse-lhes no fim do jogo: Foi bom, mas não foi nada de extraordinário. Despachem-se que amanhã temos treino».

 Um discurso que, mais do que desmontar a vitória, expôs um olhar crítico que o futebol português tantas vezes carece.

José Mourinho AVS SAD Benfica
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

No plano individual, Sudakov foi um dos rostos da vitória. O ucraniano respondeu ao pedido do treinador para atuar num posicionamento menos habitual e não só desbloqueou o marcador num momento-chave como mostrou qualidade no passe e leitura de jogo. O capitão Otamendi também deixou marca, somou 115 ações com bola, ganhou 12 dos 16 duelos em que esteve envolvido e ainda conquistou o penálti que permitiu ao Benfica respirar melhor.

Ivanovic, esteve sempre em jogo e coroou a exibição com um golo, enquanto Pavlidis, autor do segundo tento, voltou a provar eficácia. Na retaguarda, Trubin não foi muito testado, mas transmitiu segurança e evitou sobressaltos, num jogo em que até a sorte esteve do seu lado.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.