Rui Borges já fez o lançamento do jogo entre o Estoril Praia e o Sporting para a Primeira Liga. Eis tudo o que técnico disse.
Rui Borges já fez a antevisão ao Estoril Praia x Sporting, um jogo marcado para a sétima jornada da Primeira Liga. O jogo está agendado para este sábado pelas 20h30. Em conferência de imprensa, o técnico dos leões começou por dizer o seguinte:
«Uma equipa que fez uma boa época transata, que gosta de ter bola, que proporciona jogo ofensivo e que gosta de se impor. Jogando em casa, torna-se equipa mais forte e perigosa, com bons jogadores. Não tem conseguido traduzir as oportunidades criadas em jogos. Por infelicidade e mérito do adversário. É uma equipa que cria muito, tem muita posse de bola. Gostam de valorizar o jogo e têm muita dinâmica. Não podemos deixar que ganhem confiança. É um jogo difícil e esperar que o tempo ajude também. Esperar que o tempo ajude também, se tiver vento, complica a qualidade do jogo. Se não estiver, será um grande jogo».
Rui Borges confirmou que Diomande, Rui Silva e Geny Catamo já estão aptos, mas que o defesa-central não vai figurar nos eleitos deste jogo:
«Estão os três aptos, mas Diomande não vai a jogo. Rui Silva e Geny Catamo vão. Felizmente, já podemos contar com eles. O Diomande está num processe de integração, mas não vai ainda a este jogo. [Diomande na Champions?] Sim, já estará disponível, se nada acontecer».
O técnico garantiu que está muito satisfeito com o plantel verde e branco:
«Estou muito satisfeito com o que a equipa tem dado em todos os jogos. Mas há sempre margem para melhorarmos. Em cada momento de jogo, há sempre margem para crescer e melhor. É não baixar o que temos conseguido e termos ambição para sermos melhores. Temos de ir à procura de mais e melhor. O espírito desta equipa é muito isso. Estou só apenas a pensar no Estoril, sabemos que vai ser difícil e completamente focado no Estoril. Mais à frente pensaremos no Nápoles e no Braga».
Rui Borges assumiu que ficaria também satisfeito com as possíveis renovações de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão:
«Não sei, ultrapassa-me essa parte. Não me meto, mas acredito que sim. São jogadores muito importantes, não só nesta época. Têm sido jogadores preponderantes. Como treinador, gostava muito. Agora, em circunstâncias está isso, não sei. Mas eles demonstram alegria por jogar no Sporting. Têm demonstrado muito bem. Não tenho dúvidas de que estão a fazer um grande início da época, tal como todo o coletivo. Temos feito belíssimos jogos e é continuar à procura de mais e melhor».
Rui Borges recusou falar da preparação de Benfica e FC Porto e focou a atenção no Sporting:
«Só me preocupa o Sporting, nestas semanas mais intensas de jogos. Temos de ser capazes de dar resposta. Deixa-me confiante e confortável. Fiz algumas trocas com o Kairat e a equipa manteve a resposta. Estou completamente tranquilo e confiante com o que vamos apresentar. O plantel, não só 11 jogadores, senti-os todos ligados e a qualquer momento podem ter a oportunidade que esperam».
O técnico dos leões não confirmou quem vai jogar na baliza do Sporting:
«O Rui, não preciso de falar muito, foi importante nas nossas conquistas. Infelizmente, veio tocado da seleção. Teve uma paragem algo curta. Esperar que se sinta o mais confortável possível. O Virgínia deu uma grande resposta, algo que esperávamos. Feliz por ter os dois no plantel e logo se verá quem joga».
Rui Borges falou também da adaptação de Giorgi Kochorashvili:
«Está numa adaptação. No que é rendimento e no que foi capaz dar à equipa, estou feliz pelo que tem dado. Está numa adaptação, tal como o Fotis, tal como o Vagiannidis. Estão a encaixar numa equipa que tem dinâmicas próprias. Eles estão num conhecimento natural. O Giorgi Kochorashvili tem sido importante, mas tem margem para melhorar. Sabemos do que é capaz e do que pode dar à equipa».
O técnico já perspetivou o sorteio da Taça de Portugal, frente ao Paços de Ferreira:
«É um jogo perante uma boa equipa. Ensinou-nos que é competitiva em casa. Infelizmente, está na Segunda Liga, mas habituada a estar na Primeira Liga. Jogo difícil, mas queremos defender o nosso título. Num clube como este só podemos pensar em vencer. Há vários obstáculos e queremos ganhar»
Rui Borges falou também de Viktor Gyokeres ter agradecido ao Sporting o prémio de maior goleador do futebol europeu, na cerimónia da Bola de Ouro:
«Acho que há sempre mérito de todos, meu também. Feliz por ele vencer, foi merecido pelo que ele foi capaz de nos dar. Feliz nesse sentido e, muito honestamente, não esperava outra coisa pelo Viktor nos seus agradecimentos. É uma pessoa bastante equilibrada e sensata. Naquilo que é a pessoa em si, é uma pessoa equilibrada e amiga. Não esperava outra coisa dele, senão agradecer aos seus colegas e à estrutura do Sporting, que era mais do que justo esse agradecimento».