📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fase de grupos tranquila para Portugal no Europeu de Futsal de sub-19

- Advertisement -

O Campeonato Europeu de Futsal de sub-19 está a decorrer na Moldávia e Portugal fez o pleno na fase de grupos. A seleção nacional esteve no Grupo A e goleou Itália, Ucrânia e a anfitriã para alcançar as meias-finais, onde defrontará a Eslovénia, segunda classificada no Grupo B.

A seleção das quinas é a atual detentora do troféu, conquistado em 2023, capitaneada por Lúcio Rocha, que atualmente é uma das escolhas de Jorge Braz. Neste Europeu, Portugal é o principal candidato à vitória, mas na outra meia-final está a Espanha, vencedora em 2019 e 2022, e pode ser um entrave à reconquista do título europeu.

No jogo inaugural, Portugal derrotou a seleção italiana, por 7-1, onde Miguel Malhão foi o destaque do encontro, ao fazer um hat-trick de assistências. A equipa comandada por José Luís Mendes entrou logo a vencer com um golo de Leonildo Injai. O pivot dos Leões Porto Salvo, emprestado pelo Sporting, não desperdiçou um excelente passe de Malhão para fazer o primeiro da noite.

A Squadra Azzurra empatou minutos depois por intermédio de Enrico Alves Rodrigues. O golo do empate não abalou a seleção nacional e aos 16 minutos voltava a estar em vantagem. A partir de um canto, Diogo Sousa bateu em direção da baliza e a bola sofreu um pequeno desvio que acabou por entrar. A primeira parte terminou só com a diferença de um golo, mas o melhor ainda estava por vir.

No regresso à quadra, os internacionais portugueses estavam inspirados e os transalpinos ficaram sem reação. Num espaço de 10 minutos, Portugal fez cinco golos. Diogo Sousa bisou na partida, assistido por Eduardo Tchuda, Renato Almeida e Rodrigo Monteiro também fizeram o gosto ao pé. Afonso Mourinha, em um minuto, fez dois golos e fechou o resultado. Vitória dominadora de Portugal, que mostrou aos adversários para o que vinha.

Depois da noite de gala contra a Itália, era a vez de defrontar a seleção ucraniana e uma vitória carimbava a passagem às meias-finais. Os ucranianos, no primeiro jogo, golearam os moldavos, por 0-7. À semelhança do encontro com a Itália, Portugal abriu o marcador logo no princípio da partida. Rodrigo Monteiro com um remate colocado bateu Ivan Bielimov. O jovem português foi a estrela da tarde.

No final da primeira parte, num contra-ataque rápido, Martim Castela rematou, mas o guardião ucraniano defendeu para a frente e quem aproveitou foi Miguel Malhão. Estreia a marcar para o ala do Sporting na competição e Portugal ia para o intervalo com uma vantagem de dois golos.

A segunda parte foi toda de Rodrigo Monteiro. O jogador do Ferreira do Zêzere, aos 23 minutos, com um remate potente, fazia o terceiro do encontro, mas não ficou por aqui. Na reta final do jogo, grande jogada coletiva entre Rodrigo e Diogo Sousa, com o pivot português a completar o hat-trick e a fechar o resultado em 4-0. Além de Rodrigo Monteiro, também é preciso dar mérito à exibição do guarda-redes português, Eurico Cunha. O jovem guardião deixou a baliza a zeros com enormes defesas.

O primeiro objetivo da caminhada portuguesa estava concluído e só restava o jogo com a Moldávia para cumprir calendário. Os anfitriões chegaram à terceira jornada sem qualquer ponto somado e contra Portugal a história não foi diferente. A seleção lusa foi para o descanso a vencer, por 0-4 e tinha a vitória na mão. Mesmo com a passagem garantida, os jogadores portugueses não tiraram o pé do acelerador.

Aos três minutos de jogo, António Pereira foi derrubado na área adversária e Afonso Mourinha não desperdiçou a grande penalidade. No minuto seguinte, Tomás Nogueira aumentou a vantagem para dois golos. Esta vantagem nem um minuto durou, porque Rodrigo Monteiro fez o terceiro da partida. Perto do intervalo, o pivot voltava a marcar. Ganhou a bola antes do meio-campo e só terminou no fundo das redes moldavas.

O atropelo de Portugal na segunda parte ainda foi maior. António Pereira, aos 25 minutos, rematou de longe e a bola sofreu um ligeiro desvio que traiu o guardião moldavo. Martim Castela marcou por duas vezes, mas o destaque era, novamente, de Rodrigo Monteiro. A dez minutos do fim, o internacional português marcou o seu terceiro golo no jogo e já eram dois hat-trick em três jogos. Atualmente, é o melhor marcador da prova com sete golos. O resultado ficou fechado em 0-10, graças ao golo de Eduardo Tchuda.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Iván Fresneda marca e assiste na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha

O defesa-lateral do Sporting, Iván Fresneda, brilhou esta terça-feira com um golo e uma assistência na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha.

Espanha é uma das 5 novas seleções apuradas para o Mundial 2026: eis as decisões e todos os resultados

Espanha, Bélgica, Escócia, Suíça e Áustria confirmam ida ao Mundial 2026. Fica com todas as decisões e resultados.

Brasil e Tunísia empatam num jogo disputado em França

O Brasil empatou 1-1 com a Tunísia num jogo de cariz particular. Estêvão voltou a marcar pela Seleção Brasileira.

Liga Portugal e Sport TV propõe colocar câmaras nos árbitros

A introdução da tecnologia de câmaras nos árbitros já presente em outros países foi proposta pela Liga Portugal, em conjunto com a Sport TV.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Matos pode deixar Marítimo e rumar ao Championship: Swansea disposto a pagar

O Swansea prepara-se para bater a cláusula de rescisão de Vítor Matos. Técnico está no Marítimo e tem contrato até 2027.

FC Porto: eis as queixas apresentadas ao Conselho de Arbitragem

Na audiência com o Conselho de Arbitragem desta terça-feira, o FC Porto alegou ser a equipa mais prejudicada da Primeira Liga.

Roberto Martínez revela 3 opções para vaga no ataque: «Uma é o Paulinho»

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Selecionador Nacional falou sobre vários temas.