História do Cerco de Tondela | Tondela 0-3 Sporting

- Advertisement -

Constatar que o Sporting foi a Tondela vencer é correto, mas não chega. Dizer que o Sporting foi a Tondela golear é igualmente correto e constitui já um passo adiante, mas continua a não chegar. Para não faltarmos, ainda que minimamente, à verdade há que locucionar o seguinte: o Sporting foi a Tondela massacrar.

O resultado não o contará, graças quase exclusivamente a Bernardo, guardião tondelense e maior figura do jogo, mas contamos nós. Os leões, motivados pelos resultados recentes e com fome pelo empate frente ao SC Braga, dominaram o jogo e o adversário de princípio a fim. Fizeram-no pelo dinamismo dos homens da frente, pelas superioridades criadas por João Simões, pela intensidade de toda a equipa. Acima de tudo fizeram-no pelas constantes conquistas das segundas bolas.

Luis Suárez Sporting
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Raramente o Tondela conseguiu respirar. Quase nunca os beirões saíram do cerco. Os jogadores do Sporting, bem colocados, focados e intensos na recuperação de bola, continuamente recuperavam a bola com facilidade e nas redondezas da área dos pupilos de Ivo Vieira. A dado momento, tal parecia mesmo uma inevitabilidade.

Bernardo travava a primeira investida leonina, mas de pronto vinha uma segunda. Os alívios de cabeça, de pé direito, de pé esquerdo, que podiam permitir ao Tondela respirar, terminavam quase todos nos pés dos bicampeões nacionais. E assim continuava o massacre. O sufoco era tal que os beirões não conseguiam sequer pontapear para longe para subir linhas e obrigar os jogadores do Sporting a recolherem um pouco, a correrem mais do que queriam, a empenharem mais tempo e esforço na construção das jogadas de ataque.

Bernardo Fontes Tondela
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

O cerco leonino não permitiu virtualmente nada ao penúltimo classificado da Primeira Liga. Melhor ainda, do ponto de vista sportinguista, permitiu descansar com bola – e que importante é para o Sporting descansar nesta fase – e bater como água mole em pedra dura toda a partida. Foi um massacre e havia que dizê-lo, já que o marcador não o fez. Havia que contar a história do Cerco de Tondela.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé fala em vergonha sobre a exibição do Real Madrid frente ao Benfica e atira: «Se ao intervalo estivéssemos a perder por 5-1,...

Kylian Mbappé analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Quando salta um médio como o Sudakov a pressionar, os alas têm de fechar dentro»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Real Madrid em conferência de imprensa. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede.

Samuel Dahl e os momentos vividos pelo Benfica antes do quarto golo: «Percebi que precisávamos de um golo»

Samuel Dahl analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

FC Porto chega a acordo com o Nice para empréstimo com opção de compra de Terem Moffi

Esta quarta-feira, o FC Porto chegou a acordo com o Nice para o empréstimo de Terem Moffi. O negócio inclui uma cláusula de opção de compra de 8 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho não quis os créditos da vitória: «Estou numa fase em que penso menos em mim e mais nos jogadores e clube»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho e os playoffs da Champions League: «Em dois jogos é mais difícil, mas futebol é futebol»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho pede desculpa a Álvaro Arbeloa pelos festejos: «Naquele momento nos esquecemos de tudo»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.