Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Tentámos empurrar o João Simões para um espaço mais à frente para andarmos 1+3 entrelinhas»

- Advertisement -

Rui Borges analisou a vitória do Sporting diante do Alverca. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Rui Borges analisou a vitória do Sporting na receção ao Alverca (2-0). O Bola na Rede esteve no Estádio de Alvalade e, no final do encontro, teve a oportunidade de colocar uma questão ao treinador dos leões em conferência de imprensa.

Lê também a pergunta e resposta a Custódio Castro, técnico dos ribatejanos.

Bola na Rede: Já aqui falou na linha de seis do Alverca. A verdade é que, com bola, também vimos muitas vezes o Sporting com uma espécie de linha de seis com a projeção de um dos médios para as entrelinhas, principalmente desde a ascensão do João Simões à primeira equipa com estes movimentos de trás para a frente. Quão importante pode ser esta presença adicional de um médio nesta zona para a evolução de jogo do Sporting, porque normalmente há de gerar superioridade.

Rui Borges: Sim. Uma boa pergunta, antes demais. É bom falar do jogo e de futebol nesse sentido e nessa parte. Numa fase inicial não era essa a estratégia, depois fomos percebendo que quando conseguíamos empurrar o Alverca mais para baixo, eles estavam a defender tão baixo que criámos mais desequilíbrios quando, apesar de estarmos a construir a dois, com o Ousmane [Diomande] e o [Gonçalo] Inácio, não precisávamos de ter os dois médios curtos. Empurrámos e tentámos empurrar o [João] Simões para um espaço mais à frente para andarmos 1+3 no espaço entrelinhas. Se o Pote andasse numa zona mais central, o Simões andava a três nas segundas linhas mais à esquerda, se o Pote andasse mais pela esquerda, teria de andar mais por zonas interiores. Se forem ver, na primeira parte foi isso que acabou por acontecer. O Simões andou tanto à esquerda para buscar a profundidade como por dentro para arranjar espaço para receber entrelinhas num espaço mais à frente. Porquê? Porque o Alverca estava só com a referência deles na frente a tentar dificultar a construção dos nossos dois centrais e quando o Simões aumentou, o Morten [Hjulmand] conseguiu jogar quase sempre sozinho e de frente para o jogo também. Não tínhamos que estar ali com os dois médios, não tínhamos essa necessidade, e tentámos ter mais um homem à frente para romper com diagonais curtas e empurrar defesas do adversário para trás, ligar mais no espaço entrelinhas e criar situações de finalização. Se formos ver, as situações de finalização no início da segunda parte, são sempre 1+3 entrelinhas com o Simões ou por dentro entrelinhas ou a romper por fora à esquerda. Depois criámos o risco na transição, porque só tínhamos dois homens mais um médio, mas como o Alverca só tinha um jogador e não estava com capacidade de sair em aceleração pelas larguras, o nosso foco era anular a referência. Saíram sempre pela referência, e o Ousmane e o Inácio fizeram um belíssimo jogo e foram anulando-o. De forma estratégica tentámos empurrar o Simões depois das leituras estratégicas nos primeiros 15 minutos. Era algo que estava a funcionar de alguma forma. Só o Simões tem três situações de finalização dentro de área.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.