📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ligue 1 | A batalha pela manutenção

- Advertisement -

Tal como em anos anteriores, a luta pela manutenção na Ligue 1 continua a ser uma das mais renhidas das principais ligas europeias, pelo menos tendo em conta as tendências atuais de equipas que se encontram constantemente em perigo e de formações recém-promovidas que já estão a demonstrar a sua primazia contra os melhores clubes franceses, tendo em conta as 10 jornadas já disputadas esta temporada.

Este ano marca a terceira temporada consecutiva, desde que a LFP chegou a uma resolução quase unânime de reduzir o número de equipas na primeira divisão de 20 para 18, devido à partilha de receitas televisivas, o impacto da pandemia e a necessidade de melhorar a competitividade da liga no contexto da elite europeia. O Metz, Paris FC e o Lorient, são as adições novas ao campeonato atualmente liderado pelo PSG de Vitinha, Nuno Mendes, Gonçalo Ramos e João Neves.

Como vários esperavam, a equipa da capital é a mais bem-sucedida na tabela neste momento, (mesmo com a presença do Lorient, atual campeão do segundo escalão) mas não pelas razões antecipadas.

Vale sempre reconhecer o investimento da família Arnault, uma das mais ricas em França, que obviamente culminou em várias contratações para reforçar diretamente o onze inicial. Entre os reforços estão Jonathan Ikoné, extremo da Fiorentina, e Otávio, central brasileiro contratado ao FC Porto, por um recorde de transferência para o clube parisiense (17 milhões de euros).

Otávio Ataíde
Fonte: Paris FC

Apesar disso, o clube é a terceira pior defesa, atrás dos outros recém-promovidos, o que mostra a dificuldade em se destacar destes, na sua primeira temporada em 46 anos no topo da pirâmide francesa. Até agora, um décimo segundo lugar não é mau para a formação de Stéphane Gilli. A equipa não mostra sinais de um possível sucesso como o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo, que na primeira temporada garantiu um lugar para os play-offs da Europa League, ou o segundo lugar do Leipzig.

Mas existe, contudo, sinais positivos. Nomeadamente, uma das revelações da Ligue 2, na temporada passada, o extremo Ilan Kebbal, que já foi eleito melhor jogador do mês de agosto da liga, e que conta com cinco golos e quatro assistências nesta temporada. Com um início de temporada fulgurante, Kebbal encontra-se agora em posição privilegiada, sendo convocado nas últimas pausas internacionais, antes do Mundial de 2026.

A equipa também produziu exibições interessantes, nomeadamente no empate ao Lyon (3-3) em casa, e uma derrota de margem mínima contra o Estrasburgo (2-3). Veremos como serão os próximos testes de ferro contra o AS Mónaco e o dérbi da capital em janeiro, para poder avaliar se ainda existem algumas aspirações europeias.

Jogadores do Metz
Fonte: FC Metz

O Metz, continua a demonstrar um futebol caótico, e muito abaixo do nível esperado para a primeira divisão. No último jogo, em casa, o lanterna-vermelha da liga conseguiu finalmente ganhar uma partida, após sete derrotas e dois empates nos primeiros nove encontros. Tendo em conta, o recente histórico, a equipa cai na categoria de um “yo-yo club” (ou, para reservar os anglicismos para outras ocasiões, uma equipa que sobe e desce de divisão constantemente), o que não acaba por descrever totalmente, a estagnação geral da equipa principal desde 2019, sempre num ciclo instável.

Ballo-Touré Le Havre
Fonte: Le Havre

A janela de transferências, também não foi impressionante. A escolha da direção morcelliana em escolher maioritariamente reforços defensivos sem experiência na Ligue 1, provenientes da liga sueca, saudita e suíça (exceto Fodé Ballo-Touré, contratação livre ao Le Havre, e campeão italiano com Rafael Leão pelo Milan), é uma aposta no fator internacional que já custou caro ao clube, aquando na última temporada no topo do escalão (2023/24), onde as movimentações no ataque, não foram suficientes para garantir a permanência, contra clubes como o Nantes e Le Havre, ambos a acabar em 16° e 17°, respetivamente, e com menos golos marcados que o Metz.

Jogadores do Lorient
Fonte. FC Lorient

O Lorient, que venceu a última edição da Ligue 2, subiu de divisão, com a certeza que iria perder para esta temporada, um dos melhores talentos da sua história, Éli Junior Kroupi, para o Bournemouth, clube com o qual tem filiações, por partilhar os mesmos acionários. No entanto, a equipa mantém-se firme com uma batalha a três, com o Brest e o Nantes, (todos com nove pontos à décima jornada), apesar de um décimo oitavo lugar perigoso, que dá acesso ao play-off da manutenção. Para colmatar as implicações financeiras e ocupar o vazio deixado pela saída do jovem avançado, o avançado Mohamed Bamba, normalmente utilizado na temporada passada como suplente, ou num 4-4-2 para acomodar Kroupi, tem sido a solução encontrada e não deve mudar mesmo após o desfecho da janela de inverno.

Um destaque que não é normalmente mencionado, tendo em conta a distância atual para os lugares de despromoção, é o Le Havre, que está cada vez melhor posicionado para permanecer mais uma temporada na Ligue 1.

Em 11.° lugar e na sua terceira temporada consecutiva, os 12 pontos conquistados em 10 jogos são, segundo o treinador Didier Digard, um sinal de progresso no caminho da consolidação do Le Havre como uma formação respeitável e desafiadora. Porém, vale a pena notar que nos últimos dois anos a equipa terminou no 17.°, um facto que não nos permite excluir a participação do Le Havre na eventual batalha contra a despromoção na próxima primavera. Num caso completamente diferente, o Auxerre, encontra-se em 19.°, após terminar em 11.°, na temporada passada para garantir a manutenção.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes explica futura função de Óscar Cardozo no Benfica e recorda João Neves: «Podia não ter saído se houvesse uma negociação atempada»

João Noronha Lopes falou sobre uma possível função que esteja reservada por Óscar Cardozo ao serviço do Benfica.

João Noronha Lopes questionado por possível vermelho a Georgiy Sudakov no Vitória SC x Benfica

João Noronha Lopes defendeu que Georgiy Sudakov não deveria ter sido expulso durante o encontro entre o Benfica e o Vitória SC.

João Noronha Lopes elogia Bagão Félix e crítica Rui Costa: «Tem de assumir que fomos comidos de cebolada pelos nossos adversários»

João Noronha Lopes assumiu que os últimos quatro anos do Benfica foram abaixo do esperado e que os adversários estiveram melhor que as águias.

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.

Aaron Ramsey dispensado do Pumas por se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido

Aaron Ramsey jogou apenas seis jogos pelo Pumas e foi dispensado após se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido.

João Pereira de saída do comando técnico do Casa Pia

João Pereira deve sair do Casa Pia nas próximas horas. O técnico de 33 anos está em processo de rescisão com os gansos.