brasileirao

É um grande filme, este aqui em cima, que dá nome ao título deste manuscrito, não acham? Tropa de Elite é osso duro de roer, pega um, pega geral e também vai pegar você! Cinco emblemas. Penta escudos que nunca desceram de divisão, que nunca tiveram o sabor amargo de experimentar a série B. E eles vêm aí.

Flamengo: presente em todas as edições do Brasileirão. Maior vencedor do novo formato do Campeonato Brasileiro, desde 1971 (tal como o S. Paulo). Ultimamente os torcedores do Flamengo têm levado alguns sustos. Mas a equipe lá se consegue manter na Série A. Este ano, por exemplo, devido à utilização irregular de um jogador, o Clube de Regatas Flamengo ficou no primeiro lugar acima da linha de água. Que sufoco! Safou-se com a conquista da Copa do Brasil.

Cruzeiro: se alguém fizer a chamada da Primeira Divisão o Cruzeiro dirá presente. Tricampeão Brasileiro. Não falhou uma disputa até hoje. O título deste ano fez aumentar o historial da Raposa, já rico em troféus.

Internacional: os rubros de Porto Alegre também jogaram todas as partidas até hoje. Tal como os Belo-Horizontinos do Cruzeiro, são tricampeões. Situações mais dramáticas só ao virar do ano, século e milénio (1999) e no ano do penta da seleção canarinha (2002). O seu team, com Falcão e companhia, encantou gerações; de gaúchos e não só. Um assunto de que falaremos no futuro.

São Paulo: forte. Boa estrutura. O tricolor paulista vem somando títulos. Hexacampeão. Tal como o Flamengo, todos os títulos no novo formato. Só não disputou a contenda de 1979, por confusões da CBF. Alcançou a hegemonia em 2006, para vencer os louros desse ano, do vindouro e ainda do subsequente. Ultimamente o clube não tem estado tão bem. Mas não se deve esnobar quem tanto trabalhou para os feitos que alcançou.

Santos: último na lista, mas não em qualidade. É claro que o clube onde jogou o rei Pelé teria que figurar neste rol. Tradicional. Dois títulos no formato normal e mais quatro anteriores a 1971 fazem do Santos hexa. Os Santistas, a par dos congéneres São Paulinos, como foi referido, também não participaram em 1979.

 

O Clube dos cinco / Fonte: opiniaosingela.blogspot.com
O Clube dos cinco / Fonte: opiniaosingela.blogspot.com

Conhecem aquele western chamado “Os Sete Magníficos”? Filme realizado por John Sturges. Pois bem, estes podem ser chamados cinco magníficos. Maravilhosos e, sobretudo, indefetíveis. É verdade que cair na real e ir parar à Série B pode ser um abrolhos para os clubes. Veja-se o caso do Corinthians, recentemente, que até esteve na Série C! Foi campeão e vencedor da Libertadores. O Fluminense também venceu em 2010 e 2012 depois de ter passado pela Terceira Divisão. Mas o que é facto é que estes cinco aqui nunca experimentaram esse sabor, não deixando de ganhar. Tal como num filme de cowboys, são como uma Tropa de Elite. Firmes nos seus propósitos e fortes para suportar as balas.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal dá a volta ao resultado e vence a Colômbia por 3-2 no Mundial de Voleibol

No Mundial de Voleibol, Portugal venceu a Colômbia e precisa de vitória americana para se qualificar para os oitavos-de final.

O histórico de José Mourinho ao serviço do Benfica em 2000: treinador apresenta-se em situação semelhante à de 2025

José Mourinho é o nome mais bem colocado para assumir o comando técnico do Benfica, sucedendo a Bruno Lage.

Liderança contra o tempo: Os capitães de futebol com mais tempo de serviço na Europa

Ao longo da história, vários jogadores passaram mais de metade das suas carreiras profissionais a liderar a mesma equipa.

Luís Filipe Vieira reage a noite para esquecer do Benfica e deixa ataque a Rui Costa: «Já são demasiados fracassos desportivos e erros de...

Luís Filipe Vieira já abordou a última noite do Benfica, que resultou numa derrota frente ao Qarabag e no despedimento de Bruno Lage.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage já fala como ex-treinador do Benfica: «José Mourinho disse que eu era um homem muito feliz. Ele também será»

Bruno Lage falou durante a manhã desta quarta-feira enquanto estava a sair do Benfica Campus, onde já não vai orientar o treino dos encarnados.

Benfica com treino marcado para esta quarta-feira: eis o primeiro jogador a chegar ao Seixal

O Benfica vai treinar na manhã desta quarta-feira, tendo em vista a partida frente ao AVS SAD, relativa à sexta jornada da Primeira Liga.

A tíbia e o tíbio

A tíbia é o osso da canela. Simples, duro, frontal. Nas distritais, onde joguei em miúdo, dizia-se, com mais fé do que fisiologia, que “até ao pescoço é canela”. É a licença poética do arrojo: era para entrar com tudo.