Tomás Amaral: «Não faz sentido dizer que temos jogadores da formação na equipa A e andar a adaptar jogadores quando se tem um lateral como o Leandro Santos»

- Advertisement -

Tomás Amaral é o diretor desportivo da lista de João Noronha Lopes. Dirigente foi entrevistado pelo Bola na Rede e falou de mercado e do Benfica.

Tomás Amaral foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O diretor desportivo da lista de João Noronha Lopes abordou a importância da aposta da formação e garantiu que, neste momento, o Benfica não o faz.

«É importante ver a estrutura geral do futebol dividida em três áreas. Na estrutura atual temos o futebol profissional, com apenas a equipa A, o futebol de formação, da equipa B para baixo, e o futebol feminino. Nós queremos promover uma alteração nesta estrutura. Continuaremos a ter as três áreas chave, futebol profissional, futebol de formação e futebol feminino, mas queremos alocar a equipa B para o futebol profissional. O futebol profissional teria alocada a equipa A e a equipa B porque entendemos que é importante ter essas equipas muito próximas. Um jogador da formação quando chega à equipa B é claramente profissional. Não faz sentido continuar a ser visto como apenas da formação. A partir daí, importa perceber que quem está no futebol profissional terá muita responsabilidade naquilo que é a equipa B, e que quem está na formação terá a responsabilidade da equipa Sub-23 para baixo. Quem está no futebol profissional, antes de pensar em contratar qualquer jogador fora do mercado, terá de olhar primeiro que tudo para a formação. Para isso, a formação terá de ser desenvolvida. O Benfica tem esse trabalho bem feito e não o podemos negar, mas achamos que os jogadores estão, muitas vezes, a ser tapados por contratações que vêm encher o plantel da equipa A. Não faz sentido dizer que temos jogadores da formação na equipa A e quando o Alexander Bah e o Dedic estão lesionados, andar a adaptar jogadores a esta posição quando se tem um lateral como o Leandro Santos. É um jogador que tem elevado potencial e acredito que poderá fazer coisas bonitas no Benfica», confessou Tomás Amaral, que falou do trabalho entre a estrutura e o treinador.

«A estrutura não se sobrepõe ao treinador, mas o treinador também não se sobrepõe à estrutura. É um trabalho de equipa. O trabalho da estrutura, que muitas vezes não acontece, é orientar o treinador e ajudá-lo a que tome boas decisões. Não é obrigá-lo a tomar decisões, é ajudá-lo e orientá-lo para essas decisões. É algo que hoje em dia não acontece. A estrutura atual do Benfica diz dar todas as condições ao treinador, mas quando começa a correr mal, usa o treinador como escudo para as más decisões da direção», destacou o dirigente.

Lê toda a entrevista de Tomás Amaral.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Futsal: Sporting recebe Benfica no aquecimento para o embate europeu

A 16.ª jornada da I Divisão de Futsal traz consigo um dérbi que, tal como todos os dérbis, vale muito mais do que três pontos. Sporting e Benfica defrontam-se no Pavilhão João Rocha.

Estrela da Amadora emite comunicado oficial sobre transferência de André Luiz e revela que vai recorrer ao TAD

Esta quinta-feira, o Estrela da Amadora reagiu às declarações de Evangelis Marinakis, descrevendo uma «situação que suscita legítimas preocupações».

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.

PUB

Mais Artigos Populares

Pauleta estreia-se na convocatória da Seleção Nacional: «A palavra é felicidade»

Pauleta foi convocada pela primeira vez à Seleção Nacional Feminina. Média do Benfica reagiu e assumiu estar feliz.

Dois tubarões europeus cobiçam Bernardo Silva enquanto Hugo Viana tenta acertar renovação

Bernardo Silva está no radar do Atletico Madrid e Juventus, mas o diretor desportivo do Manchester City, Hugo Viana, continua a tentar a renovação do português.

A época do Tenerife: transformar uma subida de divisão numa mera formalidade

O Tenerife foi despromovido à Primera RFEF, mas encontra-se na disputa pela subida direta às competições profissionais espanholas.