Francesco Farioli lança Famalicão x FC Porto: «Os jogos em casa do Famalicão são exigentes, ainda só sofreu um golo em casa»

- Advertisement -

Francesco Farioli realizou a antevisão do Famalicão x FC Porto. Dragões querem somar vitória antes da pausa para as seleções.

Depois do empate diante do Utrecht, na Europa League, o FC Porto quer retomar o caminho das vitórias. Francesco Farioli fez a antevisão do jogo contra o Famalicão da 11.ª jornada da Primeira Liga.

«São poucas horas de diferença, mas o trabalho de todos, o profissionalismo dos jogadores e o trabalho fora dos holofotes é fundamental. A preparação é ao detalhe. Tentámos tudo para estar preparados para o jogo. Será um jogo exigente, como têm sido desde que o Hugo assumiu o clube. Os jogos em casa do Famalicão são exigentes, ainda só sofreu um golo em casa».

«Elogio o adversário. Estão num bom momento. Nós estamos num com uma agenda apertada. Jogámos muitos jogos fora de casa, também. Temos o desejo de vencer todos os jogos, às vezes exige algo extra. Nos últimos jogos, tivemos de fazer jogos diferentes. Contra o Braga tentámos ter o controlo do jogo, muitas vezes sem bola, contra o Utrecht um bom jogo com bola e bons momentos de construção. Temos de melhorar, o processo está longe da perfeição. Temos de ser melhores».

«Solução dos dois pontas de lança? Tanto tático como físico. Quando o Deniz Gul saiu contra o Utrecht, estava cansado. É físico e tático. Decidi manter o Gabri Veiga em campo, para mim foi o melhor em campo. Sentimos que ter menos presença na área a começar, mas ter jogadores a aparecer e combinações em espaços curtos. Temos momentos em que jogaram os dois, mesmo que o Deniz tenha sido usado como extremo. Cenários diferentes dependendo do momento do jogo».

«Jogos ganhos nos últimos minutos? O jogo tem 90 minutos. Marcar no minuto 1 ou 90 é igual. Temos de gerir melhor as expectativas. Começámos numa boa sequência de jogos que pôs as expectativas acima do ar e ganhar 2-0 ou 3-0 como normal. Não é assim. Os jogos são complicados. Há uns desbloqueados cedo, mas é preciso competir até ao fim. Há uma narrativa a ser criada. Os nossos rivais, os media. Todos querem pôr o FC Porto em baixo. Para mim é o momento de união. Podemos fazer um clique numa maneira positiva. Temos de estar em família. La Famiglia Portista. Nesse estágio, podemos competir contra tudo e contra todos. Precisamos dos nossos adeptos, fora e em casa».

«Perda de identidade? Não. Podem ler como decisões antes do jogo. O que queremos fazer é claro, é o que treinamos. Queremos ser dominantes com bola, agressivos sem bola, jogar no meio-campo adversário, pressão alta. Durante o jogo, este pode trazer diferentes cenários. Uma equipa grande tem de ter a capacidade e humildade de mudar de roupa. Contra o Braga recuperámos bolas que, com uma melhor transição, gerariam golos. Na maneira como jogaram, forçaram-nos a defender mais baixo. A identidade é uma palavra que não pode ser rígida. Temos de ser camaleónicos e ter capacidade de adaptar. Todos os estudos dizem que a equipa que é capaz de suceder é a capaz de se adaptar».

«Bolas paradas? O Famalicão é uma equipa que marcou 50% ou mais de bolas paradas. Têm qualidade em jogo jogado, o Sorriso e o Gustavo que podem criar ameaças. Em bolas paradas são perigosos. Tentámos estudar as diferentes combinações e temos de estar preparados. O golo sofrido contra o Utrecht é uma oportunidade para nos colocarmos em alerta. Temos de defender bem».

«Rodrigo Mora e Gabri Veiga em simultâneo? É um cenário. Pode ser. O nosso meio-campo é adaptável. O Pablo Rosario é 6 e pode jogar a 8, o Eustáquio é 8 e joga a 6, o Rodrigo é um 10, o Gabri um 8/10. É uma possibilidade jogarem. A prioridade é equilibrar a equipa. Peças diferentes na mesma posição pretendem ganhar algo, mas é preciso pensar nas possibilidades».

«O Luuk de Jong está a trabalhar muito, o departamento médico está a trabalhar muito. Já treinou em campo com uma reação positiva. Há alguma dor que é normal. Depois da paragem treinará com a equipa e veremos como reage».

O Famalicão x FC Porto tem apito inicial marcado para as 18h deste domingo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristián Romero ataca direção do Tottenham: «Deviam ser outras pessoas a aparecer para falar, mas não o fazem. Só aparecem quando as coisas correm...

Cristián Romero deixou críticas ao momento do Tottenham e aos responsáveis do clube. Reação após mais uma derrota do clube.

Mercado de inverno do Nápoles em pausa à espera de decisão do Benfica sobre Lorenzo Lucca

O Nápoles só pretende atacar o mercado de janeiro caso o Benfica concretize a contratação de Lorenzo Lucca.

Parma avança por Andreas Schjelderup e conta com concorrência pesada de outros 2 clubes europeus

Andreas Schjelderup pode deixar o Benfica neste mercado. Além do Parma, também a AS Roma e o West Ham querem o extremo norueguês.

Imprensa inglesa avança com interesse do Liverpool em jogador do FC Porto

O Liverpool está de olho em Martim Fernandes, lateral do FC Porto. Reds podem contratar novo lateral direito neste mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta fundamental no regresso dos Boston Celtics às vitórias na NBA

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors em mais uma madrugada da NBA. Neemias Queta esteve imperial no jogo.

Iñigo Martínez aborda regresso ao Barcelona: «É impossível Joan Laporta soltar tanta pasta»

Iñigo Martínez abordou a hipótese de regressar ao Barcelona e comentou a transferência de João Cancelo para o clube catalão.

Rayan Lucas e Rômulo Júnior querem convencer o Sporting até ao verão

Rayan Lucas e Rômulo Júnior pretendem continuar no Sporting e vão tentar convencer a estrutura leonina na segunda metade da época.