📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal nos Jogos Olímpicos

- Advertisement -

bola-na-rede-bnr-olimpico

Os Jogos Olímpicos começam já no dia 3, com o futebol feminino, apesar de a cerimónia de abertura ser só no dia 5. Este artigo não será tanto de opinião, como é apanágio do Bola na Rede, mas sim mais de juntar algumas curiosidades sobre as participações de Portugal no maior evento desportivo mundial, com algumas outras curiosidades históricas.

Portugal está no quinto grupo de países com participações ao ter 23 presenças em conjunto com a Índia, sendo o 17.º país com mais participações, indo ter a sua 24.ª partipação no Rio de Janeiro. Como curiosidades, Austrália, Grécia, Reino Unido e Suíça são os únicos totalistas com 27 participações (28 no Rio’2016), e em 2016 dois países vão estrear-se em Jogos Olímpicos: Kosovo e Sudão do Sul.

Tudo começou em 1912, com a presença em Estocolmo, Suécia, na quinta edição dos Jogos, e desde então não falhou mais nenhuma edição dos Jogos Olímpicos. Portugal foi representado por apenas seis atletas, a mais pequena delegação da história olímpica portuguesa a par de Los Angeles. Os atletas foram António Stromp, Armando Luzarte-Cortesão e Francisco Lázaro no Atletismo, Fernando Correia na Esgrima e António Pereira e Joaquim Victal na Luta Greco-Romana. O grande destaque desta participação é negativo. Francisco Lázaro, que participou na Maratona e era um dos principais candidatos à vitória, morreu durante a prova por desidratação. Foi a primeira morte nuns Jogos Olímpicos da era moderna. Quanto a resultados, os atletas foram todos eliminados na primeira ronda ou na fase de grupos, tirando Armando Marques nos 800M, que chegou à segunda ronda.

Os seis atletas que estiveram em Estocolmo'1912 Fonte: COP
Os seis atletas que estiveram em Estocolmo’1912
Fonte: COP

As 23 participações resultaram em 23 medalhas ganhas por atletas portugueses. As medalhas estão divididas em quatro ouros, oito pratas e 11 bronzes. Os Estados Unidos são o país com mais medalhas, 2399 em 26 participações, seguidos da União Soviética, com 1010 em nove participações, e a fechar o pódio de países com mais medalhas conquistadas está o Reino Unido, com 780 em 27 participações.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Bayer Leverkusen apresenta jovem promessa na frente de ataque contra emblema da Luz

Já é conhecida a ficha de jogo do encontro entre o Benfica e o Bayer Leverkusen, encontro da quarta jornada da Champions League.

Confirmado: Bayer Leverkusen faz 2 jogadores regressarem ao Estádio da Luz

O Bayer Leverkusen vai enfrentar o Benfica na noite desta quarta-feira, em jogo da quarta jornada da Champions League.

José Mourinho revela estratégia do Benfica para bater o Bayer Leverkusen: «A preocupação foi encontrar um ponto de equilíbrio para colocar o Lukebakio a...

José Mourinho abordou o encontro entre o Benfica e o Bayer Leverkusen, válido pela quarta jornada da Champions League.

José Mourinho dissipa as dúvidas na defesa do Benfica frente ao Bayer Leverkusen

O Benfica e o Bayer Leverkusen enfrentam-se na noite desta quarta-feira em jogo da quarta jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador do Utrecht elogia Francesco Farioli antes do jogo com o FC Porto: «Respeito-o muito como pessoa e como treinador»

Ron Jans nunca perdeu contra Francesco Farioli e espera repetir o feito. O treinador do Utrecht mostrou imenso respeito pelo treinador dos portistas.

Erik ten Hag pode suceder a Vítor Pereira no Wolverhampton

Erik ten Hag é apontado como forte candidato ao comando técnico do Wolverhampton, atual último classificado da Premier League.

Diretor de futebol do Manchester United elogia o impacto de Ruben Amorim no clube: «Sente-se a energia a crescer e só temos de continuar...

Jason Wilcox, diretor de futebol do Manchester United, elogiou a mudança de mentalidade introduzida por Ruben Amorim e falou sobre a forma como o português participa no recrutamento de jogadores.