Portugal vai enfrentar a Arménia com o objetivo de confirmar a ida ao Mundial 2026. Roberto Martínez fez a antevisão.
Roberto Martínez já fez a antevisão ao Portugal x Arménia, jogo a contar para a última jornada da fase de qualificação ao Mundial 2026. O jogo está marcado para este domingo pelas 14h00 no Estádio do Dragão.
«Temos uma equipa com muita responsabilidade e autocrítica. Sabemos que podemos crescer, quando há uma derrota ainda mais. Ficámos tristes. Não é o momento de falar desse jogo. A tristeza é uma oportunidade de jogar diante dos nossos adeptos contra uma equipa que respeitamos muito. Queremos fechar o apuramento», começou por dizer, em alusão à derrota frente à Irlanda por 2-0.
Roberto Martínez disse ainda o seguinte:
«São quase três anos [na seleção]. A dinâmica em termos coletivos é estável. Gostamos de rever os jogos e crescer. Já tivemos derrotas juntos, a derrota na Dinamarca ajudou a melhorar no próximo jogo. Vi jogadores ontem cheios de alegria e energia para mostrar o melhor nível. É uma fase de apuramento esquisita, com seis jogos. Falamos de detalhes. A equipa está bem e com vontade de mostrar o que fazer contra a Arménia».
Pedro Proença esteve presente na sala de conferência de imprensa e Roberto Martínez foi questionado pelo mesmo:
«Estamos a trabalhar todos juntos e unidos. A força é importante em todos os momentos. Queremos um momento ganhador e esperamos fechar algo por que trabalhámos muito, que é o apuramento para o Mundial», referiu.
Roberto Martínez olha para o passado:
«Já estivemos no Dragão com grandes memórias. Playoff com a Macedónia do Norte, antes de mim, o apuramento contra a Polónia foi uma força enorme, o apuramento contra a Eslováquia. A Irlanda utilizou o seu estádio muito bem e nós podemos fazer isso. A equipa adora jogar com os adeptos e faz toda a diferença».
Roberto Martínez saiu em defesa de Cristiano Ronaldo, após o avançado ter sido expulso:
«Já falei. É um momento difícil porque as emoções não são claras. A reação é uma reação a uma provocação que começou no início do jogo, em todos os lances com os centrais, e na conferência de imprensa. Foi uma reação de tentar jogar, não foi violenta. É uma reação a uma provocação. Precisamos de mostrar o caso. Seria muito injusto ser uma sanção longa».
«Presença de Cristiano Ronaldo? Já falei do modus-operandi. O foco dele não é jogar. Se não está na lista convocatória, não está na seleção. O Bruno Fernandes não estava na seleção, contra o Luxemburgo, o Cris não estava. É uma falta de respeito questionar o compromisso do Cristiano. Já fez muitos jogos pela seleção, compromisso incontestável, amanhã não estará pelos cartões», disse ainda Roberto Martínez.
Roberto Martínez deixou elogios a Gonçalo Ramos, ao ser questionado pelo mesmo:
«Já me conhecem. Temos mais um treino, não falei do onze. Gostamos de trabalhar com dois jogadores por posição. É o ponta de lança natural, com bons momentos pela seleção. Está num bom momento, o melhor avançado em termos de golos por minutos na Europa. Vai ser importante».
Roberto Martínez falou sobre a Arménia:
«Falei muito da Arménia antes do jogo. As pessoas não conheciam o que podiam fazer e o selecionador tinha pouco tempo. Tenta jogar por dentro, é inteligente, com capacidade criativa. Defensivamente, uma linha de cinco solidária. A vitória contra a Irlanda mostra a qualidade. É uma equipa competitiva, respeitamos muito a Arménia. Gosto muito do trabalho do treinador e do que fez nos últimos jogos da Arménia».
Podes ver todas as contas de Portugal para confirmar o apuramento para o Mundial 2026.

