A ANTEVISÃO: EM CONDIÇÕES ADVERSAS, LANDO NORRIS NÃO TREME, AO CONTRÁRIO DA FERRARI
Lando Norris continua o seu bom momento de forma e conquistou a terceira pole position consecutiva, desta vez em Las Vegas. Quando todos pensavam que Max Verstappen seria o dono da pole, Norris, na última tentativa, fez um tempo de 1:47.934 s e deixou o neerlandês a quase duas décimas. A maior surpresa foi o terceiro lugar de Carlos Sainz, o piloto da Williams consegue um grande resultado e esteve até ao fim a lutar pelo melhor tempo.
O mau tempo antecedeu a qualificação e os pilotos viram-se obrigados a conduzir de uma forma muito cautelosa. Os pneus de chuva foram utilizados, o que tem sido algo raro nesta temporada, e mesmo assim alguns pilotos sofreram de aquaplanagem, como foi o caso de Norris.
A maré de azar continua na Ferrari. Depois do desastre no GP do Brasil, com os dois pilotos a abandonarem, Lewis Hamilton vai partir da última posição e Charles Leclerc foi o nono mais rápido, a mais de um segundo do tempo de Norris. A lutar pelo segundo lugar no Campeonato de Construtores, a equipa italiana tem que dar uma boa resposta na corrida se ainda quer ter alguma hipótese.
No final da qualificação, os pneus intermédios foram a escolha preferencial dos pilotos e George Russell sentiu-se mais confortável e conquistou o quarto melhor tempo. O seu companheiro de equipa, Kimi Antonelli, não teve a mesma sorte e caiu na Q1, ao ficar na 17.ª posição.
Oscar Piastri, mesmo de intermédios, não conseguiu melhor do que um quinto lugar. Os McLaren eram, de facto, o melhor carro com os pneus de banda verde, mas o australiano ainda não se encontrou verdadeiramente.
A McLaren e a Racing Bulls foram as únicas equipas a terem os dois pilotos na Q3. Liam Lawson foi sexto, enquanto, Isack Hadjar foi oitavo. Fernando Alonso, em sétimo lugar e Pierre Gasly em décimo fecharam o top 10.
A Q2 não começou há hora prevista, devido à reparação das barreiras, depois do acidente de Alexander Albon no final da sessão anterior. A chuva abrandou e pilotos como Lance Stroll arriscaram nos pneus intermédios. O canadiano não conseguiu tirar o melhor proveito e foi eliminado em 12.º. A par do piloto da Aston Martin ficaram pelo caminho Nico Hulkenberg, Esteban Ocon, Oliver Bearman e Franco Colapinto, respetivamente.
Além de Hamilton e Antonelli, Alexander Albon, Gabriel Bortoleto e Yuki Tsunoda não sobreviveram ao caos na Q1. Houve muitos despistes, colisões e parecia que os pilotos estavam a conduzir numa pista de gelo.
EQUIPA A TER EM CONTA
McLaren – É a escolha mais óbvia, mas no meio desta qualificação caótica foram os únicos a terem uma excelente qualificação. Tinham o carro mais equilibrado com os pneus intermédios e, certamente, foi uma grande ajuda para a pole position de Lando Norris.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Carlos Sainz (Williams) – Foi a surpresa da qualificação e acredito que surpreenderána corrida de amanhã. Esteve perto da pole e só ficou atrás do atual líder mundial e do tetracampeão do mundo. Neste circuito de Las Vegas, Sainz já viveu um misto de emoções, depois do incidente com a tampa de esgoto em 2023 e o pódio no ano passado. Veremos se o “Smooth Operator” volta a sorrir.

