O circuito mundial de Fórmula 1 está de volta a Portugal e a Portimão. Regresso já foi tornado oficial e vai acontecer em 2027 e 2028.
A Fórmula 1 vai mesmo regressar a Portugal e ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. O anúncio foi tornado oficial, num acordo bianual válido por 2027 e 2028 assinado entre a Fórmula 1 e três partes: o governo de Portugal, o Turismo de Portugal e a Parkalgar, Parques Tecnológicos e Desportivos, S.A.
«Estou muito contente por ver Portimão regressar ao calendário da Fórmula 1 e por este desporto continuar a despertar a paixão da nossa incrível base de fãs portugueses. O circuito proporciona emoção na pista desde a primeira curva até à bandeira axadrezada, e a sua energia levanta os fãs dos seus lugares. O interesse e a procura para acolher um Grande Prémio de Fórmula 1 nunca foram tão elevados, pelo que gostaria de agradecer ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, ao Ministro da Economia e Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, ao Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, ao Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, ao Presidente da Direção Regional do Turismo do Algarve, André Gomes, e ao CEO e Presidente do Circuito Internacional do Algarve, Jaime Costa, pelo seu apoio para trazer a F1 de volta a Portugal. Estou ansioso por trabalhar novamente em conjunto para garantir que Portimão regressa ao calendário em grande estilo», destacou Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1.
Também do lado do governo e do Autódromo Internacional do Algarve se fizeram ouvir palavras de júbilo referentes ao regresso da prova a Portugal.
«Portugal está de volta ao mapa da Fórmula 1. O Grande Prémio de Portugal de F1 terá um impacto direto na atividade económica, gerando oportunidades em toda a cadeia económica – do turismo ao comércio, dos serviços às PME – projetando o país como um destino competitivo e fiável. A realização do Grande Prémio no Algarve reforça a nossa estratégia de desenvolvimento regional, valorizando os territórios e criando oportunidades para as economias locais. Este será um evento que, além de ser uma fonte de prestígio para o nosso país, irá reforçar a imagem de Portugal em todo o mundo», frisou Manuel Castro Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial.
«Estamos entusiasmados por receber novamente a Fórmula 1 em Portugal e no Autódromo Internacional do Algarve. O Grande Prémio de Portugal irá mostrar a excelência do nosso circuito e a paixão dos nossos fãs, dando um forte impulso ao nosso turismo, região e comunidade. Esta conquista só foi possível graças ao apoio contínuo – desde o início – do Governo português. O traçado único em forma de «montanha-russa» de Portimão irá desafiar os melhores pilotos do mundo e criar um espetáculo que os fãs irão adorar. Estamos ansiosos por criar momentos inesquecíveis e estabelecer novos padrões de excelência dentro e fora da pista», prometeu Jaime Costa, CEO do Autódromo Internacional do Algarve.
Este era um objetivo do governo anunciado pelo próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante o verão. Trata-se de um regresso, uma vez que, durante a pandemia de COVID-19, nos anos de 2020 e 2021, a prova passou em solo nacional.

