Francesco Farioli fez a antevisão do Alverca x FC Porto. Treinador dos dragões com foco na vitória antes do Natal.
O FC Porto desloca-se ao terreno do Alverca na 15.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli fez a antevisão à partida e fez uma longa reflexão sobre a arbitragem, desde a nomeação de João Pinheiro, passando pelo impacto do quarto árbitro e do VAR no jogo e terminando na forma como se fala de televisão na imprensa.
«Árbitro João Pinheiro? Não é sobre a performance do árbitro num caso isolado. Acredito que os erros fazem parte do jogo, os jogadores falham erros, eu erro nas substituições. É parte do jogo. Erros do árbitro são normais. O problema é algo mais profundo. Quando tens o feeling de que o sistema está sempre a estudar, é preciso foco e estudo para ver o que falta. Para respeitar o nível da competição, a justiça e manter o futebol português como referência. O comunicado do FC Porto foi claro, muito calmo e destacou a importância de analisar a situação. Está a tornar-se insustentável».
«Frente a frente entre árbitro e Bednarek? Quando digo que é insustentável… O quarto árbitro pede-me para manter a calma e ajudar a gerir o jogo, mas acho que é uma vergonha tantas interrupções, tantos cartões. Há algo fora de controlo. Não é possível estarmos mais tempo nisto do que a bola a rolar no campo. Acho que a forma como o VAR está a ser usado no futebol, no geral… A ideia é positiva para ajudar os árbitros e corrigir decisões erradas e difíceis. A velocidade do jogo aumenta de época para época e é difícil conciliar. O VAR é uma ferramenta para julgar o árbitro. De bom, tornou-se algo que vai gerar julgamentos. Acho que tem de ser avaliado de forma diferente. Temos de voltar às origens e usar o VAR para ajudar e não para julgar. Vamos fechar o capítulo das arbitragens e focar no jogo de amanhã, é a prioridade. Espero que o problema seja resolvido no nível que tem de ser, pelo jogo, pelos adeptos, pelo investimento dos clubes em dinheiro e paixão».
«Influência da arbitragem nos jogadores? Não sei como falar mais e ir mais fundo. O sistema está a falhar. Se eu for para a casa e ligar a televisão à procura de imagens, há dois ou três programas sobre arbitragem. Nos jornais, há várias páginas ocupadas com arbitragem, algumas questionáveis. Como estrangeiro, às vezes é difícil. A quantidade de horas e páginas sobre arbitragem é irreal. Venho de Itália onde isto é um tópico, na Turquia também, mas aqui é outro nível. É preciso o desejo de dar os passos certos e limpar esta imagem. É preciso da minha parte e da vossa dar um passo atrás e começar a falar do jogo. Há muito talento e este país tem uma palavra de referência no mundo, a seleção nacional vai disputar o Mundial. É preciso falar das qualidades da Primeira Liga, do futebol português. O primeiro sinal tem de vir das pessoas no cargo, depois cabe a nós encontrar uma maneira diferente de gerir».
O Alverca x FC Porto tem apito inicial marcado para as 18h45 desta segunda-feira, 22 de dezembro. Lê toda a conferência de imprensa de Francesco Farioli.

