O Sporting utiliza habitualmente dois extremos no seu sistema tático e conta com opções para as duas bandas.
O Sporting conta com algumas ausência no seu plantel, a maioria devido a lesão, mas também não pode contar com Ousmane Diomande devido à presença na CAN. Ainda assim, o emblema de Alvalade viu Geny Catamo regressar da prova, devido à eliminação de Moçambique.
Os leões, guiados por Rui Borges, costumam apostar num sistema com dois extremos e existem no plantel opções para ambas as bandas. Pela direita, o Sporting pode contar com Geny Catamo, Luis Guilherme e Francisco Trincão. Salvador Blopa está lesionado e não entra nos planos dos leões para os próximos dias.
Geovany Quenda também pode atuar na posição, mas o mesmo encontra-se a recuperar de lesão, além de que na próxima temporada vai representar o Chelsea (Luis Guilherme é o seu substituto). Já na esquerda, o Sporting também conta com algumas opções, mas tem que fazer face a uma ausência.
Pedro Gonçalves, que começou a época como indiscutível no posto, está entregue ao departamento médico. Maxi Araújo também tem sido aposta de Rui Borges, subindo no terreno, mas o uruguaio estará fora da partida contra o Casa Pia, a contas com uma suspensão. Alisson Santos é outra alternativa para a esquerda.
Flávio Gonçalves foi utilizado como titular na derrota contra o Vitória SC e é visto como uma pérola em Alcochete. Suleymane Faye deverá ser confirmado em breve como reforço do Sporting e é bem provável que esteja disponível para o jogo da próxima jornada da Primeira Liga, marcado para o dia 16 de janeiro.
Estas são as opções com as quais Rui Borges terá que lidar até ao fim da época. Francisco Trincão poderá voltar para o posto de atrás do ponta de lança e Pedro Gonçalves é visto como capaz de fazer a posição 8.
Ainda assim, em Alvalade continuam a pensar em Yeremay Hernández, mas uma eventual oferta pelo espanhol do Deportivo de La Coruña somente será feita no verão, a rondar os 40 milhões de euros.

