Samu Aghehowa vence Prémio Talento do Mês Bola na Rede de Dezembro de 2025

- Advertisement -

O Prémio Talento do Mês Bola na Rede referente ao mês de dezembro de 2025 já foi entregue. Samu Aghehowa, avançado do FC Porto, foi o jogador distinguido com um galardão que premeia o bom mês do espanhol.

Quem é Samu Aghehowa?

Samu Aghehowa FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Samu Aghehowa é um dos mais promissores talentos do futebol espanhol e da Primeira Liga. O jovem avançado nasceu a 5 de maio de 2004 em Melila, uma cidade autónoma espanhola localizada no Norte de África e banhada pelo Mar Mediterrâneo, cuja família cruzou em busca por uma vida melhor.

Com raízes nigerianas, os primeiros passos da carreira de Samu Aghehowa foram dados no Sul de Espanha em Sevilha. Foi destaque das categorias jovens do Nervión e rapidamente captou as atenções de clubes de outros patamares e das camadas jovens da Roja, seleção que optou por representar.

Deu o salto para o Granada e, no clube espanhol, continuou o desenvolvimento até que, em 2022, afirmou-se definitivamente entre os graúdos. O salto para a equipa B do clube trouxe 18 golos e permitiu que, no verão de 2023, o avançado disputasse o Europeu Sub-19. A partir daí foi sempre a subir, com uma transferência para o Atlético Madrid, um empréstimo em cheio para o Alavés e a participação nos Jogos Olímpicos 2024.

Nesse mesmo verão, esteve a um passo do Chelsea, mas a transferência caiu. André Villas-Boas e o FC Porto estavam atentos e, numa operação surpresa, que escapou a todos os olhares, garantiram a contratação do avançado que passou a fazer do Estádio do Dragão o seu reduto. O preço total da transferência, entre bónus e percentagens do passe a ser adquiridas, pode superar os 30 milhões de euros, fazendo do jogador o mais caro reforço da história do FC Porto.

Desde então, Samu ou Samu Aghehowa, adotando o apelido em homenagem à mãe, tem feito estragos em Portugal. Foi sempre indiscutível, quer com Vítor Bruno, quer com Martín Anselmi quer, agora, com Francesco Farioli. Nas últimas semanas, aumentou o rendimento e os números e elevou o seu jogo a patamares ainda não vistos em Portugal. Com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, o céu é o limite para o avançado, já internacional espanhol por quatro ocasiões.

Dezembro em números

  • Jogos: 7
  • Golos: 9

Como joga Samu Aghehowa?

Samu Victor Froholdt FC Porto Alverca
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Poucos avançados incorporam tão bem as exigências físicas e instintivas do futebol moderno como Samu Aghehowa. A potência do avançado nos duelos e com espaço aliada à capacidade para resolver problemas e finalizar dentro da área tornam o avançado espanhol uma mais-valia clara.

Samu Aghehowa sempre teve capacidades inequívocas a jogar em espaço aberto, perante linhas defensivas mais subidas, com metros para correr nas costas. A conjugação da velocidade com os atributos no choque, fizeram do avançado, que cresceu em contextos que beneficiavam esta procura da profundidade, um produto natural destes recursos.

No FC Porto, chegaram novos desafios e apareceram, dúvidas. O próprio jogador já criticou publicamente os rótulos de “trapalhão” que, de tempos a tempos, vão aparecendo. Nos dragões, perante blocos mais baixos, equipas mais fechadas e um jogo apoiado desde trás, o avançado foi colocado perante estímulos diferentes, obrigado a jogar de costas para a baliza, a receber e enquadrar os colegas e a aprimorar os recursos no primeiro toque.

Esta característica nunca foi e, provavelmente, nunca será a mais virtuosa do jogo de Samu Aghehowa. O avançado nunca será o jogador mais fino no tratamento da bola nem o com mais recursos técnicos no momento de encarar o defesa de frente. Ainda assim, para lá do lado estético, Samu Aghehowa tem vindo a ganhar ferramentas e capacidade para jogar, também, como facilitador. Este trabalho realizado, e que motivou elogios recentes de Francesco Farioli, tem dado frutos e tornado o avançado mais completo.

Para lá do trabalho invisível, a dimensão quiçá mais valiosa de Samu Aghehowa aparece dentro de área. Marca de todos os jeitos e feitios. Consegue movimentar-se, percecionar o espaço e encontrar o sítio certo para receber cruzamentos, tem potência no remate e, nos ares, faz uso do seu 1,93m para atacar bolas de cabeça. Também nas bolas paradas, procurando frequentemente o segundo poste, faz estragos.

No momento defensivo é também uma mais-valia para uma equipa que faz da pressão alta uma das suas maiores armas. Tem pulmão e velocidade para deslocamentos grandes e para encaixes agressivos nos centrais adversários. Obriga os defesas com quem se duela a pensar menos um segundo, a receber com menos espaço e condiciona a saída de bola adversária.

Como joga o FC Porto de Samu Aghehowa?

Samu Pepê Jakub Kiwior Martim Fernandes FC Porto Jogadores
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Fazendo um paralelismo com Vítor Bruno e Martín Anselmi, Francesco Farioli encontra-se num ponto intermédio entre os dois treinadores no que concerne ao papel do ponta de lança e de Samu. Foi notória a procura que Vítor Bruno fez de um enquadramento favorável ao avançado, levando o FC Porto para um jogo de ataques rápidos e lançamentos que procuravam dar espaço ao jogo do espanhol. Martín Anselmi encapsulou o avançado, usando-o como um pedido constante de apoios frontais e de enquadramento aos avançados que lhe passavam nas costas. O italiano procurou conciliar estas duas dimensões.

Samu Aghehowa continua, como com o argentino, a ter de jogar de costas para a baliza. No entanto, o maior equilíbrio do FC Porto a construir, com uma equipa mais capaz de subir em bloco e de atrair o adversário para, posteriormente, explorar espaços nas costas, reduziu o peso que o primeiro toque e a receção tinham no jogo do espanhol. Samu foi simplificando ações e reduzindo problemas a partir, também, dos esforços coletivos para colocá-lo em situações mais claras.

No 4-3-3 padrão do FC Porto, com laterais mais baixos, extremos abertos e médios com funções bem definidas, os dragões têm conseguido chegar à frente de várias formas. Além da mais-valia de Samu Aghehowa num jogo mais direto, as triangulações no corredor têm potenciado situações de cruzamento, e a capacidade de colocar um médio de frente para o jogo a transportar a bola, abrindo o campo, dão terreno ao avançado para crescer.

Nas bolas paradas, o laboratório tem feito a diferença com as torres do FC Porto a conseguir jogar na área adversária. Entre os vários nomes com impacto, o de Samu Aghehowa, pela capacidade no cabeceamento, surge no topo da lista dos jogadores mais procurados na área.

Sem bola é, provavelmente, a dimensão onde o FC Porto mais cresceu. Muitos dos golos azuis e brancos surgem através da pressão à equipa adversária, agora feita com mais músculo e mais organização. Os dragões são capazes de pressionar alto, mas também de ter conforto a esperar mais atrás, num bloco médio-baixo que, naturalmente, permite ter espaços na altura da recuperação.

Resultados em dezembro

  • FC Porto 1-3 Vitória SC
  • Tondela 0-2 FC Porto
  • FC Porto 2-1 Malmo
  • FC Porto 3-1 Estrela da Amadora
  • FC Porto 4-1 Famalicão
  • Alverca 0-3 FC Porto
  • FC Porto 2-0 AVS SAD

O Prémio Talento do Mês Bola na Rede

O Bola na Rede está atento ao melhor do desporto nacional, em particular o futebol. O antigo Prémio Revelação passa agora a chamar-se Talento do Mês. Desta forma, deixa de distinguir apenas jogadores emergentes e passa a premiar qualquer atleta que se destaque ao longo do mês, independentemente da idade ou fase da carreira.

A nova designação torna o prémio mais abrangente e coerente com a realidade competitiva desportiva. Assim, o Bola na Rede vai procurar premiar os desportistas capazes de brilhar nos mais diversos palcos de Portugal e, quiçá, do mundo.

Samu Bola na Rede
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid fecha venda de reforço de verão por mais de 20 milhões de euros e Thiago Almada está mais próximo de ficar

O Atlético Madrid acertou a venda de Giacomo Raspadori. O avançado italiano está a caminho da Atalanta e regressará a Itália.

Ivan Chishkala abandona Torpedo e está a caminho do Sporting

O Torpedo anunciou, esta segunda- feira, a saída de Ivan Chishkala e tudo indica que possa voltar a Portugal, mas desta vez, para jogar no Sporting.

Real Madrid fecha a primeira contratação depois da promoção de Álvaro Arbeloa

Adrián Arnu deve mudar-se para o Real Madrid em breve. O jogador vai ser emprestado pelo Real Valladolid, da La Liga 2.

Nicolás Otamendi está suspenso e mesmo assim vai integrar estágio e acompanhar equipa do Benfica na deslocação ao Estádio do Dragão

Nicolás Otamendi é baixa confirmada do Benfica para o duelo contra o FC Porto. Ainda assim, o defesa segue para estágio e vai acompanhar os colegas.

PUB

Mais Artigos Populares

João Cancelo vai jogar no Barcelona por 6 meses: quanto custa o empréstimo do internacional português?

João Cancelo vai jogar no Barcelona até ao final da temporada. Culés vão pagar quatro milhões de euros pela cedência.

Agora é a sério: João Cancelo oficializado como reforço do Barcelona

João Cancelo foi oficializado como reforço do Barcelona. Culés atrasaram a oficialização e já apresentaram o jogador nas redes sociais.

Álvaro Arbeloa apresentado no Real Madrid e José Mourinho foi tema de conversa: «Influenciou-me muito»

Álvaro Arbeloa foi apresentado esta terça-feira como novo treinador do Real Madrid, sucedendo a Xabi Alonso.