Francesco Farioli lança duelo contra o Benfica: «No estágio tivemos jogadores com 30 quilómetros em 4 dias»

- Advertisement -

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Benfica. Clássico joga-se no Dragão para os quartos de final da Taça de Portugal.

Francesco Farioli fez a antevisão do Clássico entre o FC Porto e o Benfica para os quartos de final da Taça de Portugal. O técnico dos dragões colocou o foco em seguir em frente na prova.

«Os últimos dias, no Algarve, foram muito positivos, sentimos que era importante voltar a trazer a equipa e as famílias junto. Combinámos o trabalho duro com isso, tivemos jogadores com 30 quilómetros em quatro dias, mas também momentos com a família ao jantar. Bons momentos, mas desde que voltámos o foco é o Benfica».

«Francisco Moura? Não, está fora. A estabilidade chegou de diferentes cenários. Mudámos laterais com várias soluções. A chegada do Thiago Silva dá-nos uma nova oportunidade, tivemos bons jogos do Martim Fernandes, o Alberto foi sempre relevante e um dos melhores jogadores. De todas as combinações, podemos ver uma diferente solução».

«Benfica fragilizado? Pela equipa que tem, é uma boa equipa. Uma ou duas ausências não muda o valor da equipa. Temos de estar com a atitude e espíritos certos, melhorar o que fizemos no Dragão no primeiro Clássico. Essa é a prioridade. Temos de trabalhar com o que temos em controlo».

«Diferenças no Benfica? Só nos podemos preparar para o que podemos ter em frente amanhã. Pode ser um jogo diferente ou semelhante. Nos últimos jogos, o Benfica mudou a abordagem, com uma equipa mais agressiva, com jogadores a saltar mais cedo e a recuperar mais cedo. O Sudakov e o Pavlidis estiveram bem em parar o Varela, aqui. Faz parte do treinador convencer jogadores a sacrificarem-se pela equipa. Espero um jogo muito tático, com vários jogos lá dentro. Não sei como será a pressão e intensidade do Benfica. O trabalho que fizemos nas últimas semanas e nos últimos dias tem sido positivo, com espaço para treinar alternativas e soluções em campo».

«Fábio Veríssimo? Deu-me a informação, saiu agora e não a tinha. Disse-me agora que ia ser o árbitro. Demorou um pouco mais que o habitual. Estou certo que tomaram a melhor decisão para o jogo de amanhã».

«Estágio do Algarve? Tivemos quatro dias, foi curto e muito intenso, com cinco sessões e um jogo particular. Todo o estágio foi para trazer os jogadores juntos num ambiente diferente, com um campo diferente. Conseguimos ter um momento tático para trazer o Thiago Silva às dinâmicas com e sem bola. Esteve muito curioso e ajudou-nos a acelerar o processo. Tivemos também um trabalho físico a preparar o futuro, com muita intensidade e bom volume. Desde que voltámos, o foco mudou para o jogo de amanhã. Para a parte emocional, voltámos com boa energia e um bom sentimento de companheirismo. É algo especial. Nunca é sobre um jogo ou uma semana, mas para uma jornada longa. Os jogadores fizeram um bom trabalho para estar preparados para a segunda metade da época».

«Titularidade de Thiago Silva? É uma possibilidade. Teve uma longa época no Brasil, uns dias de férias para recuperar e veio em boa condição. Será uma decisão que temos pela frente. O mesmo em relação ao guarda-redes».

«Oskar Pietuszewski? O registo veio há poucas horas, teve esta manhã o primeiro treino coletivo. Pode estar na lista amanhã. Tem grande qualidade, é jovem e tem de se adaptar a novas exigências e a uma nova liga. A ajuda do Jan e do Jakub tem sido boa. Nasceu em 2008 e requere tempo para se conectar com a equipa, naturalmente».

«Renovação de contrato? Aumenta a responsabilidade para fazer o que estamos a fazer. Disse no dia da assinatura que significa muito, um passo que o clube e o presidente deu na minha direção e da equipa técnica. Tem a ver com o trabalho de todos. Ontem, quando voltei, agradeci aos jogadores. A renovação veio do trabalho deles e da sua atitude. Chegou num momento especial, também, depois do estágio e fechou um ciclo. Um novo ciclo inicia-se com o jogo de amanhã. Estamos em janeiro, falamos de mercado, mas queremos tomar os passos na direção certa nos próximos seis meses. O resto faz parte do passado, o futuro está cheio de desafios a começar com o jogo de amanhã».

«Mudanças no FC Porto? Ainda não foi feito o trabalho, estamos no processo de corrigir coisas. Não podemos esquecer de onde viemos, a distância para os rivais. Nos últimos cinco jogos contra o Benfica, só vencemos um. Há um espaço a preencher e uma distância a corrigir. O trajeto está a ser positivo. Queremos continuar a trabalhar juntos e estender esta responsabilidade na direção certa. Nada está feito. Estamos no meio da corrida, sabem como o futebol pode mudar dinâmicas facilmente. Amanhã uma equipa sairá eliminada. Toda a energia e foco têm de estar alinhadas no jogo de amanhã e nos próximos. Os resultados ajudam, mas o importante é a atitude. Assim, será mais fácil ter resultados e vencer. Na maioria das vezes são consequência do que fazemos durante a semana. É nisso que lutamos e para isso que lutamos».

«Risco de desfazer dupla Bednarek-Kiwior? Risco e oportunidade estão em todas as mudanças e dependem de como perspetivamos as coisas. O Bednarek é um muro polaco, é um bom slogan que têm usado, mas a realidade é que no campo há vários jogadores a dar o passo em frente e a ajudar a termos clean sheets. Já vimos o Pablo Rosario como central, o Nehuén Pérez no início da época e o Dominik nas Taças e Liga Europa. É normal a questão, mas a resposta está a olhar para trás. O que fazemos está acima do individual e das sinergias entre dois jogadores. O Bednarek e o Kiwior estão a fazer uma grande época, mas em relação com todos os jogadores. Queremos encontrar uma solução e um equilíbrio. Ninguém é mais importante que o FC Porto. Queremos dar o máximo pela Famiglia Portista, pelos adeptos no estádio e a ver o jogo na televisão».

O FC Porto x Benfica joga-se esta quarta-feira no Estádio do Dragão. O duelo tem apito inicial para as 20h45.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid fecha venda de reforço de verão por mais de 20 milhões de euros e Thiago Almada está mais próximo de ficar

O Atlético Madrid acertou a venda de Giacomo Raspadori. O avançado italiano está a caminho da Atalanta e regressará a Itália.

Ivan Chishkala abandona Torpedo e está a caminho do Sporting

O Torpedo anunciou, esta segunda- feira, a saída de Ivan Chishkala e tudo indica que possa voltar a Portugal, mas desta vez, para jogar no Sporting.

Real Madrid fecha a primeira contratação depois da promoção de Álvaro Arbeloa

Adrián Arnu deve mudar-se para o Real Madrid em breve. O jogador vai ser emprestado pelo Real Valladolid, da La Liga 2.

Nicolás Otamendi está suspenso e mesmo assim vai integrar estágio e acompanhar equipa do Benfica na deslocação ao Estádio do Dragão

Nicolás Otamendi é baixa confirmada do Benfica para o duelo contra o FC Porto. Ainda assim, o defesa segue para estágio e vai acompanhar os colegas.

PUB

Mais Artigos Populares

João Cancelo vai jogar no Barcelona por 6 meses: quanto custa o empréstimo do internacional português?

João Cancelo vai jogar no Barcelona até ao final da temporada. Culés vão pagar quatro milhões de euros pela cedência.

Agora é a sério: João Cancelo oficializado como reforço do Barcelona

João Cancelo foi oficializado como reforço do Barcelona. Culés atrasaram a oficialização e já apresentaram o jogador nas redes sociais.

Álvaro Arbeloa apresentado no Real Madrid e José Mourinho foi tema de conversa: «Influenciou-me muito»

Álvaro Arbeloa foi apresentado esta terça-feira como novo treinador do Real Madrid, sucedendo a Xabi Alonso.