Clinton Morrison, nome histórico do Crystal Palace, afirmou que Ruben Amorim tinha interesse em Jean-Philippe Mateta e que chegou a encorajar o Manchester United a intensificar esforços pela sua contratação neste mercado.
De acordo com o antigo internacional irlandês, Clinton Morrison, Ruben Amorim terá pressionado a direção do Manchester United a contratar Jean-Philippe Mateta. A ação terá sido feita poucos dias antes de o treinador português ter sido demitido do clube inglês:
«Acho mesmo que o Manchester United estava interessado nele. Ruben Amorim estava muito interessado nele, mas não me parece que o Manchester United seria capaz de contratá-lo, neste momento, porque gastaram muito dinheiro no verão, para contratar Benjamin Sesko, Bryan Mbeumo e Matheus Cunha. As opções de Jean-Philippe Mateta vão ser melhores no verão. Não me parece que muitos jogadores tenham ao dispor os clubes que querem, em janeiro. Não estou a dizer que os clubes entram em pânico, mas limitam-se a contratar pontas de lança para reforçar os plantéis desde esse momento até ao final da temporada e se ele for para um clube como o Aston Villa, essa não seria a primeira escolha dele, porque vimos toda a conversa sobre o quão desesperados eles estão por Tammy Abraham. Ainda assim, ele acredita em si próprio», afirmou o comentador e antigo jogador irlandês.
O nome do ponta de lança francês tem sido especulado em diversos clubes europeus, após ter informado a própria direção que pretende deixar o Crystal Palace neste mercado de transferências. Jean-Philippe Mateta, na presente temporada, já participou de 33 jogos e apontou dez golos.

