Águia aponta às estrelas | Benfica x Estrela da Amadora

- Advertisement -

Primeira Liga, 19ª jornada: domingo, 25 de janeiro de 2026, 18h.

A ANTEVISÃO: DEPOIS DE DERROTAS PESADAS, VIZINHOS CONSOLAM-SE: BENFICA QUER MANTER A PRESSÃO NO ATAQUE AO SEGUNDO LUGAR E ESTRELA QUER SOLIDIFICAR POSIÇÃO

De regresso de Turim, o Benfica continua a sua ‘caça aos rivais’ e, mesmo voando baixo, aponta às estrelas, ou melhor, à estrela solitária da Amadora. Do outro lado, vem um conjunto que se prepara para fugir à luta pela manutenção; mas não vêm de muito longe, que da Reboleira ao Estádio da Luz faz-se num instante. Assim vai o derby da linha azul do metro de Lisboa.

Condenada à perseguição ao segundo lugar, a equipa da Luz ganhou uma nova cara nos últimos jogos. Com as lesões de Enzo e Richard Ríos e com Manu ainda a ganhar ritmo, José Mourinho viu-se forçado a reimaginar o meio campo das águias. Com isto, Barreiro voltou a descer no terreno, Aursnes voltou, enfim, à sua posição natural e Sudakov completou o triângulo, jogando atrás do ponta de lança.

Daqui nascem algumas boas notícias para o Benfica: a tese de que Barreiro é segundo avançado caiu por terra- é um médio de chegada à área e de pressão homem a homem. Se, porventura, as suas características podem ser utilizadas mais à frente no campo, tendo em conta o treinador, é outra conversa. Construindo um duplo pivot com Aursnes, o Benfica consegue exercer uma boa pressão, pois ambos os jogadores estão disponíveis para saltar nos jogadores adversários, foi assim que o Benfica controlou o Rio Ave na primeira parte do jogo.

O facto de Sudakov regressar ao corredor central traz critério e pausa aos ataques do Benfica, não sendo tão apressado com bola, o conjunto de José Mourinho consegue ter mais paciência em encontrar espaços na defesa adversária. De notar que, como aconteceu em Turim, ter jogadores com melhor tomada de decisão e capacidade de reter bola em zonas avançadas do campo por si só não garante um ataque 100% funcional, é necessário instaurar dinâmicas e rotinas para colocar o sistema a funcionar. Cedo ou mais tarde, anticorpos vão existir contra este ‘novo’ Benfica, cabe a Mourinho tornar este ataque previsível, mas imparável.

Quanto ao Estrela, após um início de época que adivinhava mais uma luta árdua pela manutenção, fica na memória a decisão de apostar em João Nuno para o comando técnico. Desde então, o Estrela passou a tentar jogar um futebol mais positivo e obteve resultados que colocam o clube no 12º lugar, a cinco pontos da famosa ‘linha de água’.

Será interessante perceber, a curto prazo, como é que este Estrela se reinventa e se consegue realmente fugir aos últimos lugares – Kikas, melhor marcador da equipa, saiu este defeso para o Eupen, da segunda divisão belga. Sidny Lopes Cabral assinou, curiosamente, pelo Benfica. A juntar a isso, surgem as suspensões de Marcus Abraham e de Jovane Cabral para este jogo. Perante tais baixas, as segundas linhas de João Nuno têm uma oportunidade de ouro para mostrar serviço.

Acredito que João Nuno aborde o Benfica como abordou o Porto há menos de um mês: linhas subidas, a tentar condicionar a saída do adversário. Um ponto fulcral será também perceber como é que o ataque do Estrela se irá apresentar, tendo em conta as ausências já referidas; acredito na titularidade de Rodrigo Pinho, um avançado forte no apoio frontal e na ligação entre setores. Esta peça tornar-se-á importante no puzzle, caso o Estrela não consiga encontrar espaços para sair face à pressão encarnada; assim, uma opção a ter em conta é bater direto, à procura de um avançado-alvo.

Neste prisma, o duelo entre o avançado e Otamendi será fundamental para a equipa visitante conseguir reter a bola e enquadrar tanto os extremos (com missão de atacar a profundidade) e médios capazes com bola, especialmente Paulo Moreira, fugindo à pressão da equipa da casa. O árbitro nomeado é David Silva. 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Jogo a contar para a 19ª jornada do campeonato português.
  2. Abraham Marcus e Jovane Cabral são baixas na equipa da Amadora.
  3. A última vitória do Estrela da Amadora sobre o Benfica foi há quase 26 anos.
  4. O Benfica mantém invencibilidade no campeonato.
  5. A chegada de João Nuno ao Estrela teve efeitos positivos e a equipa foge à luta pela manutenção.
  6. Mesmo distantes na tabela, o Estrela da Amadora apenas tem mais um empate que o Benfica.
  7. Curiosamente, dos seis empates do Benfica no campeonato, quatro foram no Estádio da Luz.
  8. Sidney Lopes Cabral vai defrontar a sua antiga equipa, pela qual jogava há menos de um mês.
  9. É o primeiro encontro entre João Nuno e José Mourinho.
  10. Será o primeiro jogo do Estrela da Amadora desde a saída de Kikas, o melhor marcador da equipa esta temporada, até ao momento.

JOGADORES A TER EM CONTA

Georgiy Sudakov Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Heorhiy Sudakov – Depois de um estágio intensivo na ala esquerda, Sudakov regressou ao corredor central, atrás de Pavlidis, onde tem deixado boas exibições (principalmente em Vila do Conde). Ainda que o regresso de Rafa Silva venha dificultar este cenário, é neste papel onde Sudakov rende mais: no meio, entre linhas, como principal organizador da equipa. Sem entrar em comparações, há uma diferença notória quando o jogo do Benfica passa mais por médios como Richard Ríos ou por Sudakov. O ucraniano traz critério, muitas vezes é visto como um jogador que demora demasiado tempo para soltar, mas esse é o ponto: cada passe carrega uma ideia, do que vale passar a bola sem ter um objetivo em mente? Desbloqueando Sudakov no corredor central, o Benfica consegue ter posses mais prolongadas, o que será sempre benéfico em contexto interno, dada a diferença de qualidade individual do plantel encarnado para a maioria do resto da competição.

Paulo Moreira Estrela da Amadora
Ana Beles / Bola na Rede

Paulo Monteiro – É um médio de 25 anos que o Estrela da Amadora fez um bom trabalho ao ‘pescá-lo’ no Varzim. Dá critério e verticalidade ao jogo do Estrela e assume-se como peça importante no modelo de João Nuno. Assim o destaco porque tenho para mim que o Estrela vem à Luz jogar como jogou no Dragão, que é a querer disputar o jogo e sair do seu próprio bloco. Nessa ótica, vale realçar que o Benfica tenta quase sempre asfixiar o adversário pela pressão alta que exerce e por transições rápidas. Caso Paulo Moreira tenha liberdade para jogar, é através dele que a equipa da Amadora pode quebrar linhas e garantir tempo de posse de bola, num momento onde as principais opções de ataque saíram do clube ou estão indisponíveis para o jogo.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Gianluca Prestianni, Sudakov, Sidny Lopes Cabral e Vangelis Pavlidis

Treinador: José Mourinho

«Estamos a jogar muito bem em 80 metros, mas depois não fazemos os golos que deveríamos fazer».

Estrela da Amadora: Renan Ribeiro, Encada, Bernardo Schappo, Luan Patrick, Otavio, Ngom, Sola, Paulo Moreira, Stoica, Alisson Souza, Rodrigo Pinho

Treinador: João Nuno

«Vamos dar tudo para conseguir esses três pontos, mesmo sendo fora de casa, jogamos sempre para ganhar e acredito que o Estrela vai fazer um bom resultado.“».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-0 Estrela da Amadora

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Reis volta a desperta cobiça no Brasil e há 2 equipas interessadas no defesa do Sporting

O Corinthians e o Santos estão interessados na contratação de Matheus Pereira. Os dois clubes do Brasileirão pretendem o defesa do Sporting a custo zero.

Josué Souza deixa o CD Nacional está de regresso ao Brasil para representar o Democrata

Josué Souza é o novo reforço do Democrata. O médio de 20 anos não entra nas contas de Tiago Margarido e seguiu para o Brasil.

Kotaro Nagata está de regresso ao Oliveirense

Kotaro Nagata é o mais recente reforço do Oliveirense. O médio japonês chega por empréstimo até ao final da temporada, proveniente do FC Porto.

Giovane oficializado como reforço do Nápoles

O Hellas Verona despediu-se de Giovane. O avançado brasileiro, que tem vindo a ter destaque ao longo desta época, muda de clube na Serie A e é reforço do Nápoles.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick aborda mercado de transferências do Barcelona em janeiro: «Tomámos as decisões certas»

Esta sexta feira, na antevisão do jogo do Barcelona frente ao Real Oviedo, Hansi Flick abordou as eleições presidências dos culés e elogiou as decisões tomadas pela direção do clube no último ano e meio.

Barcelona está de olho na contratação de prodígio neerlandês

Juwensley Onstein pode ser reforço do Barcelona. As qualidades do defesa central neerlandês agradam à estrutra blaugrana que está à procura de fechar o negócio.

Rui Borges reflete sobre estreia de Luís Guilherme e posição de Pedro Gonçalves: «Tem muita qualidade mas estamos numa aprendizagem da parte de todos»

Rui Borges refletiu sobre alguns dos desempenhos individuais, incluindo a estreia de Luís Guilherme, os golos de Luís Suárez e a posição de Pedro Gonçalves.