1ª Divisão de Hóquei em Patins – Análise da Jornada

Cabeçalho modalidadesO campeonato nacional de hóquei em patins ainda está numa fase muito inicial, por isso ainda não existem grandes surpresas. Para já tudo está a correr como se poderia esperar, normal para esta fase da competição, apesar de equipas como o OC Barcelos e a AD Valongo ainda estarem a zeros, mas já irei explicar a razão de isso estar a acontecer.

A 2ª jornada do nacional de hóquei em patins abriu com o jogo entre o SC Tomar e o CD Paço de Arcos. Num jogo importante para ambas as equipas, visto que é um jogo do “seu campeonato”, o conjunto nabantino acabou por levar a melhor e até por números expressivos, 7-3 foi o resultado favorável aos tomarenses que assim entram a vencer no campeonato, em virtude do adiamento do jogo da primeira jornada na ilha do Pico contra o Candelária. A equipa da linha averbou a sua primeira derrota no campeonato, algo não preocupante tendo em conta a vitória na primeira jornada contra o HC Turquel por 6-3 no Casablanca.

A tarde continuou com um dos jogos mais aguardados da jornada, a deslocação do Sporting CP ao campo da AD Valongo. O jogo começou de feição aos verde e brancos, que logo aos três minutos já venciam por 2-0, devido a um golo de João Pinto e outro de Pedro Gil. No entanto, o San Siro português é um campo no qual os da casa são sempre carregados pelo público e neste jogo não foi exceção, fazendo com que o Valongo ainda conseguisse equilibrar a partida, mas o génio de Gil, a dez minutos do final, bisou na partida resolvendo a questão a favor do Sporting por 4-2. Desde modo, o Valongo está em último, resultado das derrotas contra os rivais de Lisboa, enquanto que o Sporting soma seis pontos.

Mais tarde, teve inicio o HC Turquel-AD Sanjoanense. Vitória do conjunto turquelense pela apertada margem de 5-4. Num jogo onde inclusivamente foi a equipa visitante a entrar melhor e a ganhar a vantagem, o Turquel ainda conseguiu virar o resultado antes do intervalo. Na segunda parte, e já com o Turquel a ganhar por 4-2, o conjunto comandado por Paulo Alves foi á procura do empate mas acabou por consentir mais um golo. Até ao final, a equipa de São João da Madeira não baixou os braços e conseguiu reduzir chegando ao 5-4 a cerca de vinte segundos do final. Com este resultado, o Turquel soma os primeiros três pontos da temporada e a Sanjoanense mantém o ponto conquistado na primeira jornada contra a Juventude de Viana.

O Barcelos lutou, mas acabou por não conseguir vencer a Oliveirense Fonte: Óquei Clube de Barcelos
O Barcelos lutou, mas acabou por não conseguir vencer a Oliveirense
Fonte: Óquei Clube de Barcelos

É precisamente do jogo da Juventude de Viana contra o Porto que iremos falar a seguir. Naquele que também era um dos melhores jogos em perspetiva desta segunda jornada, o Viana começou melhor e com grande eficácia em contra-ataques, mas a pouco e pouco o Porto foi melhorando e ao intervalo já vencia por 4-3. Na segunda parte, o Porto mostrou o porquê de ser uma das melhores equipas do mundo e dominou a Juventude em grande parte do tempo. Não é de estranhar a vitória por 8-4 da equipa portista no final do encontro. Assim, o Viana mantém o ponto conquistado na primeira jornada, sendo que o Porto também alcança seis pontos.

No último jogo da tarde/noite de sábado, estiveram frente-a-frente o primodivisionário Valença HC e o Candelária SC. Apesar de maior tempo de posse de bola e maior perigo junto da baliza de Diogo Rodrigues, o Valença pecava imenso na finalização, e o eficaz Candelária respondia e não perdoava em contra-ataque, colocando a equipa nortenha numa posição cada vez mais complicada. No final do jogo, a vitória sorriu aos insulares pelo resultado de 3-1. Desta forma, o Valença continua sem somar qualquer ponto. O Candelária estreia-se a vencer no campeonato visto que, tal como anteriormente mencionado, o jogo da primeira jornada contra o SC Tomar foi adiado e está marcado para o próximo sábado ás 21:00 H.

Sábado foi dia de apenas cinco jogos do campeonato, pois os vencedores da Liga Europeia e Taça Cers, SL Benfica e OC Barcelos, respetivamente, disputaram a primeira mão da Taça Continental, a qual o Barcelos venceu por 5-4, fazendo com que os seus jogos fossem adiados para quarta-feira.

O jogo que abriu a noite foi a deslocação do Benfica a Vila Nova de Famalicão para jogar contra o primodivisionário, HC Riba d’Ave. Num campo sempre complicado para quem vai lá jogar, o Benfica sentiu dificuldades, sobretudo durante a primeira parte em que a equipa da casa, em conjunto com todos aqueles que encheram por completo o pavilhão do Parque das Tílias, se bateu muito bem contra o bicampeão nacional, indo para o intervalo a perder por apenas 4-2. Na segunda parte, valeu ao Benfica a boa noite de Jordi Adroher, que marcou por quatro vezes, assim como a má finalização do Riba d’Ave. No final, a vitória sorriu ao Benfica por 8-4. Assim sendo, a equipa de Vila Nova de Famalicão continua sem nenhum ponto, enquanto o Benfica, tal como Sporting e Porto, soma seis pontos.

Finalmente chegado o último jogo da jornada, chegamos ao jogo mais importante e que mais interesse suscitou. Falo claro do OC Barcelos-UD Oliveirense. Foi a equipa comandada por “Tó” Neves a abrir o marcador através de Jordi Bargalló, mas o experiente Reinaldo Ventura conseguiu igualar o jogo antes do intervalo para a equipa da casa. No segundo tempo, o Barcelos deu a volta, mas a Oliveirense conseguiria passar novamente para a frente do marcador com golos de Bargalló e João Souto. Num encontro sempre muito equilibrado, o conjunto azul voltou a empatar a seis minutos do final. A três minutos do final, surge o caso do jogo. Miguel Vieira sofre falta no interior da área do Oliveirense que não é sancionada e, no contra-ataque, os visitantes passam para a frente do marcador, de forma definitiva, com um golo de Ricardo Barreiros. Com este resultado, o Barcelos continua sem pontos e a Oliveirense junta-se a Benfica, Sporting e Porto com seis pontos.

Nota apenas de que no sábado joga-se a segunda mão da Taça Continental entre Benfica e Barcelos, assim como o jogo do campeonato Candelária SC-SC Tomar, jogo em atraso da primeira jornada. No domingo, o FC Porto recebe o Valença HC, jogo antecipado da 5ª jornada do campeonato.

Foto de capa: SL Benfica

Texto revisto por: Carlos Valente

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Óquei de Barcelos elimina Benfica e é o primeiro finalista

O Óquei de Barcelos venceu este sábado o Benfica por 6-4 e está na final do playoff da Liga de Hóquei. Águias ficam pelo caminho.

Azar continua à porta: Neymar diagnosticado com COVID-19

Neymar Júnior foi diagnosticado com COVID-19. Santos confirmou a situação através de um comunicado oficial.

Thomas Frank toma decisão sobre ida para o Tottenham

O Tottenham já oficializou este sábado a saída de Ange Postecoglou do comando técnico. Thomas Frank quer rumar aos Spurs.

Turquia bate Estados Unidos com golo decisivo de Akturkoglu

A Turquia venceu este sábado os Estados Unidos por 2-1 num jogo particular. Kerem Akturkoglu marcou o golo decisivo.

PUB

Mais Artigos Populares

À justa: Sporting empata playoff com Leões Porto Salvo

O Sporting venceu este sábado os Leões Porto Salvo por 5-4 e empataram assim o playoff das meias finais de Futsal.

Grécia goleia Eslováquia com show de Vangelis Pavlidis

A Grécia venceu a Eslováquia por 4-1 num jogo particular. Vangelis Pavlidis marcou golo e ainda fez assistência.

Países Baixos estreia-se com vitória na Qualificação para o Mundial 2026: Eis os resultados do dia

Os Países Baixos venceram a Finlândia por 2-0 na qualificação para o Mundial de 2026. Eis todos os resultados do dia.