Cabeçalho modalidadesO campeonato nacional de hóquei em patins ainda está numa fase muito inicial, por isso ainda não existem grandes surpresas. Para já tudo está a correr como se poderia esperar, normal para esta fase da competição, apesar de equipas como o OC Barcelos e a AD Valongo ainda estarem a zeros, mas já irei explicar a razão de isso estar a acontecer.

A 2ª jornada do nacional de hóquei em patins abriu com o jogo entre o SC Tomar e o CD Paço de Arcos. Num jogo importante para ambas as equipas, visto que é um jogo do “seu campeonato”, o conjunto nabantino acabou por levar a melhor e até por números expressivos, 7-3 foi o resultado favorável aos tomarenses que assim entram a vencer no campeonato, em virtude do adiamento do jogo da primeira jornada na ilha do Pico contra o Candelária. A equipa da linha averbou a sua primeira derrota no campeonato, algo não preocupante tendo em conta a vitória na primeira jornada contra o HC Turquel por 6-3 no Casablanca.

A tarde continuou com um dos jogos mais aguardados da jornada, a deslocação do Sporting CP ao campo da AD Valongo. O jogo começou de feição aos verde e brancos, que logo aos três minutos já venciam por 2-0, devido a um golo de João Pinto e outro de Pedro Gil. No entanto, o San Siro português é um campo no qual os da casa são sempre carregados pelo público e neste jogo não foi exceção, fazendo com que o Valongo ainda conseguisse equilibrar a partida, mas o génio de Gil, a dez minutos do final, bisou na partida resolvendo a questão a favor do Sporting por 4-2. Desde modo, o Valongo está em último, resultado das derrotas contra os rivais de Lisboa, enquanto que o Sporting soma seis pontos.

Mais tarde, teve inicio o HC Turquel-AD Sanjoanense. Vitória do conjunto turquelense pela apertada margem de 5-4. Num jogo onde inclusivamente foi a equipa visitante a entrar melhor e a ganhar a vantagem, o Turquel ainda conseguiu virar o resultado antes do intervalo. Na segunda parte, e já com o Turquel a ganhar por 4-2, o conjunto comandado por Paulo Alves foi á procura do empate mas acabou por consentir mais um golo. Até ao final, a equipa de São João da Madeira não baixou os braços e conseguiu reduzir chegando ao 5-4 a cerca de vinte segundos do final. Com este resultado, o Turquel soma os primeiros três pontos da temporada e a Sanjoanense mantém o ponto conquistado na primeira jornada contra a Juventude de Viana.

O Barcelos lutou, mas acabou por não conseguir vencer a Oliveirense Fonte: Óquei Clube de Barcelos
O Barcelos lutou, mas acabou por não conseguir vencer a Oliveirense
Fonte: Óquei Clube de Barcelos

É precisamente do jogo da Juventude de Viana contra o Porto que iremos falar a seguir. Naquele que também era um dos melhores jogos em perspetiva desta segunda jornada, o Viana começou melhor e com grande eficácia em contra-ataques, mas a pouco e pouco o Porto foi melhorando e ao intervalo já vencia por 4-3. Na segunda parte, o Porto mostrou o porquê de ser uma das melhores equipas do mundo e dominou a Juventude em grande parte do tempo. Não é de estranhar a vitória por 8-4 da equipa portista no final do encontro. Assim, o Viana mantém o ponto conquistado na primeira jornada, sendo que o Porto também alcança seis pontos.

No último jogo da tarde/noite de sábado, estiveram frente-a-frente o primodivisionário Valença HC e o Candelária SC. Apesar de maior tempo de posse de bola e maior perigo junto da baliza de Diogo Rodrigues, o Valença pecava imenso na finalização, e o eficaz Candelária respondia e não perdoava em contra-ataque, colocando a equipa nortenha numa posição cada vez mais complicada. No final do jogo, a vitória sorriu aos insulares pelo resultado de 3-1. Desta forma, o Valença continua sem somar qualquer ponto. O Candelária estreia-se a vencer no campeonato visto que, tal como anteriormente mencionado, o jogo da primeira jornada contra o SC Tomar foi adiado e está marcado para o próximo sábado ás 21:00 H.

Sábado foi dia de apenas cinco jogos do campeonato, pois os vencedores da Liga Europeia e Taça Cers, SL Benfica e OC Barcelos, respetivamente, disputaram a primeira mão da Taça Continental, a qual o Barcelos venceu por 5-4, fazendo com que os seus jogos fossem adiados para quarta-feira.

O jogo que abriu a noite foi a deslocação do Benfica a Vila Nova de Famalicão para jogar contra o primodivisionário, HC Riba d’Ave. Num campo sempre complicado para quem vai lá jogar, o Benfica sentiu dificuldades, sobretudo durante a primeira parte em que a equipa da casa, em conjunto com todos aqueles que encheram por completo o pavilhão do Parque das Tílias, se bateu muito bem contra o bicampeão nacional, indo para o intervalo a perder por apenas 4-2. Na segunda parte, valeu ao Benfica a boa noite de Jordi Adroher, que marcou por quatro vezes, assim como a má finalização do Riba d’Ave. No final, a vitória sorriu ao Benfica por 8-4. Assim sendo, a equipa de Vila Nova de Famalicão continua sem nenhum ponto, enquanto o Benfica, tal como Sporting e Porto, soma seis pontos.

Finalmente chegado o último jogo da jornada, chegamos ao jogo mais importante e que mais interesse suscitou. Falo claro do OC Barcelos-UD Oliveirense. Foi a equipa comandada por “Tó” Neves a abrir o marcador através de Jordi Bargalló, mas o experiente Reinaldo Ventura conseguiu igualar o jogo antes do intervalo para a equipa da casa. No segundo tempo, o Barcelos deu a volta, mas a Oliveirense conseguiria passar novamente para a frente do marcador com golos de Bargalló e João Souto. Num encontro sempre muito equilibrado, o conjunto azul voltou a empatar a seis minutos do final. A três minutos do final, surge o caso do jogo. Miguel Vieira sofre falta no interior da área do Oliveirense que não é sancionada e, no contra-ataque, os visitantes passam para a frente do marcador, de forma definitiva, com um golo de Ricardo Barreiros. Com este resultado, o Barcelos continua sem pontos e a Oliveirense junta-se a Benfica, Sporting e Porto com seis pontos.

Nota apenas de que no sábado joga-se a segunda mão da Taça Continental entre Benfica e Barcelos, assim como o jogo do campeonato Candelária SC-SC Tomar, jogo em atraso da primeira jornada. No domingo, o FC Porto recebe o Valença HC, jogo antecipado da 5ª jornada do campeonato.

Foto de capa: SL Benfica

Texto revisto por: Carlos Valente

Comentários