14 anos à espera de vingança | Athletic x Sporting

- Advertisement -

Champions League, 8.ª jornada. Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, 20h00.

A ANTEVISÃO: UMA VITÓRIA QUE PODE DEIXAR O SPORTING NOS OITAVOS DE FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE

Pela primeira vez em 14 anos, o Sporting desloca-se ao Estádio San Mamés, em Bilbau, para defrontar o clube local, desta vez em jogo referente à oitava jornada da fase de liga da prova milionária. A última vez que os emblemas ibéricos se defrontaram foi em 2012, nas meias-finais da Europa League. Depois de os leões de Portugal terem vencido os leões brancos por 2-1 em Alvalade, com Emiliano Insúa e Diego Capel a fazerem os golos que alimentavam o sonho do Sporting em marcar presença numa final europeia, o Athletic, no seu reduto, acabaria por ganhar por 3-1, pelo que o tento de Wolfswinkel não foi suficiente para que os lisboetas ultrapassassem uma equipa composta pelos jovens Ander Herrera e Iker Muniain, por Iraola, por Susaeta, por Fernando Llorente, entre muitos outros craques. A título de curiosidade, o Athletic viria a ser cilindrado pelo Atlético de Madrid na final dessa edição da Europa League, perdendo por 3-0. Radamel Falcao bisou e Diego Ribas confirmou o título madrileno.

Nos tempos que correm, embora os clubes sejam os mesmos, os protagonistas mudaram. Aliás, a própria preponderância de ambas equipas é outra, principalmente no lado sportinguista. O Sporting terminou a temporada 2011/2012 em quarto lugar, atrás de FC Porto, Benfica e Braga. Além disso, os leões finalizaram essa época com uma pontuação mais próxima do Nacional, que ocupava a sétima posição, do que dos dragões…que foram campeões. Essa temporada desportiva marcou, também, os 10 anos do Sporting sem conquistar o campeonato nacional e o terceiro ano consecutivo sem conquistar qualquer troféu. Atualmente, o Sporting vive, sem dúvida nenhuma, dias muitíssimo melhores.

Não só conquistou três campeonatos nos últimos cinco anos, como é bicampeão nacional e conseguiu a dobradinha na temporada transata. Os leões venceram ainda sete títulos nacionais desde o início desta década. Mesmo olhando ao histórico internacional dos verdes e brancos, o Sporting, contrariamente ao que acontecia na altura em que defrontou o emblema basco nas meias-finais da Europa League, tem sido presença assídua na Champions League. Na presente temporada, já carimbou a passagem aos 16 avos de final e pode, derrotando o Athletic e ficando entre os oito primeiros classificados da prova milionária, tornar-se cabeça de série dos oitavos de final. Para que tal aconteça, é necessário que se dê um dos seguintes cenários: que o Benfica vença o Real Madrid; que o Qarabag vença o Liverpool; que o Eintracht Frankfurt vença ou empate frente ao Tottenham; que PSG e Newcastle empatem; que o Nápoles vença ou empate frente ao Chelsea; que o Copenhaga vença ou empate diante do Barcelona.

Rui Borges Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A altura em que chegou à final da Europa League, com Marcelo Bielsa no comando técnico, foi a mais brilhante da história do Athletic. Entre 2009/2010 e 2017/2018, os espanhóis registaram sete presenças em competições europeias em nove possíveis, revelando consistência a nível interno. Ainda assim, dessas sete presenças em competições europeias, só uma delas foi na Champions League, não tendo o clube de Bilbau passado da fase de grupos. Curiosamente, essa presença foi conseguida pelo atual timoneiro da equipa: Ernesto Valverde. Depois da temporada 2017/2018, só no ano passado o Athletic voltou a disputar provas europeias, novamente com Ernesto Valverde como técnico principal dos bascos, depois do treinador espanhol ter orientado o Barcelona e ter estado dois anos sem treinar. A nível interno, desde 2012 para cá, o conjunto de Bilbau vai mantendo a sua consistência, posicionando-se na primeira metade da tabela e, aqui e ali, vencendo um ou outro troféu.

Olhando para a forma atual das duas equipas, o Sporting vem de três vitórias consecutivas. Para além da vitória folgada diante do Casa Pia, por 3-0, em que o resultado acabou por ser mais vistoso do que a própria exibição, o Sporting ganhou os dois últimos jogos nos derradeiros instantes, por 2-1…com bis de Luís Suárez. A primeira destas duas foi conseguida frente ao atual campeão da Europa, PSG, e foi a que permitiu ao Sporting garantir o playoff e chegar à última jornada com o sonho de ficar entre os principais clubes europeus. A segunda foi frente ao Arouca, no passado sábado, e garantiu aos leões continuarem a sonhar com a possibilidade de conquistar o tricampeonato, ainda que o FC Porto siga invicto na Primeira Liga.

O Athletic chega ao jogo com o Sporting com três jogos sem perder na Champions League. Depois de uma vitória por 3-2 frente à Atalanta e de dois empates a zero com PSG e Slavia Praga, está, à partida para a última jornada da fase de liga, na penúltima posição de acesso aos 16 avos de final. Ainda que a equipa não tenha vencido os últimos cinco jogos da La Liga, o que reflete a irregularidade do conjunto basco, que tem apenas mais três pontos que o primeiro lugar de descida, será de prever uma equipa extremamente motivada para avançar para a próxima fase da Champions League: este será o primeiro jogo do Athletic no seu próprio estádio em 2026. Ao mesmo tempo, o Sporting não poderá contar com a presença dos respetivos adeptos, já que o clube de Alvalade foi punido pela UEFA.

No lado sportinguista, a onda de lesões parece, finalmente, estar a terminar. Eduardo Quaresma e Nuno Santos foram novidade no último treino do Sporting em solo português e seguiram para Bilbau com a equipa. Neste momento, “só” Ioannidis, Salvador Blopa, Geovany Quenda, Luís Guilherme e Faye (os dois últimos por só poderem ser inscritos na próxima fase) parecem estar 100% fora do derradeiro jogo da fase de liga. Debast, embora tendo entrado no último jogo, também não treinou nem viajou com a equipa.

Na ótica do Athletic, a tempestade de lesões é grande, havendo ainda algumas incertezas até à hora de início do jogo. O que é certo é que Yeray Álvarez continua a cumprir castigo por ter dado positivo no controlo antidoping, enquanto Beñat Prados, Unai Egiluz e Sannadi são já lesionados de longa data. Aymeric Laporte já treinou, mas ainda não está a 100%, e Juregizar viu amarelo frente à Atalanta, estando suspenso. Ernesto Valverde confirmou ainda que Nico Williams não está em condições de ser utilizado e que Vivian poderá também ficar de fora. O irmão mais velho de Nico, Iñaki, também não deverá ser chamado para ir a jogo.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Esta é a 21.ª presença do Sporting na Champions League e a sexta do Athletic.
  2. Em julho de 2024, o Sporting recebeu e venceu o Athletic por 3-0 em jogo referente ao Troféu Cinco Violinos.
  3. Em 17 jogos oficiais, o Sporting nunca venceu em Espanha.
  4. Em cinco jogos em casa contra clubes portugueses, o Athletic só perdeu por uma vez: frente ao FC Porto, em 2014.
  5. O Athletic nunca se qualificou para a fase a eliminar da Champions League.
  6. O Sporting pode chegar aos oitavos de final da prova milionária pela terceira vez na sua história.
  7. Este será o quinto jogo oficial entre os dois clubes: até agora, são duas vitórias para cada lado.
  8. Sporting e Athletic nunca se defrontaram na Champions League.
  9. O Sporting leva vantagem frente ao conjunto de Bilbau no que toca ao saldo de golos em confrontos diretos: sete marcados e seis sofridos.
  10. Na Champions League, à entrada para esta partida, o Sporting tem 13 pontos e o Athletic soma oito pontos.

JOGADORES A TER EM CONTA

Roberto Navarro – No meio do caos instalado no Athletic, com as muitas lesões já mencionadas, bem como pelo momento de forma negativo no campeonato espanhol, Robert Navarro tem procurado segurar a equipa. No último jogo para a Champions League, foi importantíssimo para que os leões brancos pudessem chegar a este último desafio com a possibilidade de passarem ao playoff. O extremo-direito de 23 anos, que já superou os seus melhores números numa época de La Liga, esteve envolvido nos últimos quatro golos do seu clube. Para além de ter finalizado certeiramente e de ter contabilizado duas assistências frente à Atalanta, ainda colocou o emblema de Bilbau em vantagem frente ao Sevilha, mas, para seu infortúnio, os sevilhanos acabaram por conseguir a reviravolta. De qualquer modo, Navarro, que tem jogado sobre a direita, mas que pode ocupar o corredor esquerdo e o vértice mais ofensivo do meio-campo, tem estado em altas, mostrando o seu valor, a sua apetência para o golo e a sua capacidade em desbloquear jogos

Luis Suárez – Aos 28 anos vive no Sporting o melhor momento da carreira. Com a dura missão de fazer esquecer o robô sueco que agora alinha no Arsenal, Suárez tem sido talismã. Para além dos quatro golos marcados nos dois últimos jogos, dois deles conseguidos apenas por um grande instinto matador e que valeram ao Sporting duas vitórias muito importantes por motivos bem distintos, são já 24 golos marcados e cinco assistências em 31 partidas. No campeonato são 17 golos e quatro assistências em 19 encontros e na Champions League são cinco contribuições diretas para golo em sete desafios. Como se não bastasse, Luís Suárez está já no top-5 de atletas do Sporting com mais golos na Champions League, a apenas dois de Liedson e Gyokeres, que lideram a lista. No regresso a um país que bem conhece, depois de ter representado o Valladolid, Gimnastic, Zaragoza, Granada e, mais recentemente, o Almería, o camisola 97 pretende marcar pelo terceiro jogo consecutivo e contribuir diretamente para golos da equipa pela sétima partida seguida. Fora as estatísticas impressionantes, Suárez tem alavancado o ataque organizado do Sporting para outro nível e foi uma tábua de salvação num período muito complicado para os comandados de Rui Borges.

XI´s PROVÁVEIS

Athletic: Unai Simón; Andoni Gorosabel, Lekue, Aitor Paredes e Adama Boiro; Galarreta e Alejandro Rego; Robert Navarro, Sancet e Berenguer; Guruzeta.

Treinador: Ernesto Valverde

«Claro que assinávamos poder lutar pela classificação na última jornada. Vamos fazê-lo aqui em casa, penso que somos capazes de fazê-lo, apesar de o Sporting ser uma equipa muito forte».

Sporting: Rui Silva; Fresneda, Gonçalo Inácio, Matheus Reis e Ricardo Mangas; Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Trincão e Maxi Araújo; Luís Suárez

Treinador: Rui Borges

«Vamos tal como fomos nos últimos jogos, com muita ambição e vontade, iguais a nós mesmos, tentar fazer o nosso melhor e chegar ao fim e ver a consequência do nosso. Se for ficar nos oito primeiros, muito bom, se não for, bom na mesma. Nada apagará o que tem sido o trajeto fantástico da equipa».

PREVISÃO DE RESULTADO: Athletic 1-2 Sporting

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Eis os onzes prováveis do Athletic x Sporting

O Sporting defronta o Athletic no Estádio San Mamés, encontro referente à 8ª. jornada da fase regular da Champions League.

Benfica x Real Madrid: Eis os onzes prováveis para a última jornada da fase regular da Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz, no encontro da 8.ª e última jornada da fase regular da Champions League.

Bruno Langa confirma regresso ao futebol português e vai jogar na Primeira Liga

Bruno Langa está de regresso ao futebol português. O lateral-esquerdo moçambicano vai ser emprestado ao Estrela da Amadora.

Benfica afasta-se da corrida por Stije Resink e o médio já não deve sair do Groningen em janeiro

Stije Resink já não deverá reforçar o Benfica. O Groningen permaneceu irredutível face a uma possível saída do médio neerlandês.

PUB

Mais Artigos Populares

José Sá pode deixar o Wolverhampton para rumar a outra equipa da Premier League

O futuro de José Sá no Wolverhampton está em dúvida. O guarda-redes internacional português está na mira do Nottingham Forest.

FC Porto avança por mais dois reforços neste mercado de janeiro

Os nomes de Terem Moffi e de Seko Fofana podem ser reforços para a equipa de Francesco Farioli. O FC Porto está a trabalhar nas duas contratações.

A história de Pichichi: um goleador que partiu cedo demais, mas que deixou a sua marca (e tem direito a um troféu em seu...

Pichichi foi um dos goleadores do Athletic na última década, marcando uma era dourada dentro do futebol espanhol.