📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Domingo… o país volta a parar pelas 18h!

- Advertisement -

No próximo domingo pelas 18 horas no Dragão, a equipa de Rui Vitoria tem a oportunidade única de deixar os seus rivais a 7 e 8 pontos de distância, quando estamos a chegar ao fim do primeiro terço do campeonato. Coisa que nos últimos 30 anos nunca aconteceu para os lados da luz. Nem Jesus nas 6 épocas de águia ao peito conseguiu tal proeza. Vitória já conquistou até o mais negativo adepto benfiquista, mas sabe que ganhar no Dragão irá levá-lo definitivamente ao Olimpo benfiquista e a figurar entre nomes como Otto Glória, Béla Guttmann ou Sven-Goran Eriksson. Falta-lhe ganhar no Dragão, atingir 17 vitórias consecutivas fora de casa para a liga, e vingar a derrota injusta da época passada ao cair do pano.

Vitória tem a vantagem de poder dizer aos seus jogadores que eles irão sair sempre líderes do clássico. O Ribatejano sabe que a equipa é jovem mas tem personalidade, tem atitude, tem responsabilidade e tem a vantagem de entrar com o seu onze já bastante rodado e conhecedor das suas ideias. Rui Vitoria tem tido o mérito de conseguir com que os meios de comunicação não se lembrem das lesões de Jonas e Rafa.

Rui Vitória quer continuar o bom arranque Fonte: UEFA
Rui Vitória quer continuar o bom arranque
Fonte: UEFA

No Dragão o Tricampeão vai entrar no relvado com o seu sistema habitual, apenas residindo uma dúvida no onze de Rui Vitória: Fejsa é carta fora do baralho e não recupera a tempo do Dragão (que enorme perda para o Benfica e para o jogo) e a dúvida é quem o irá substituir? Samaris? Não é tão rápido a ler os lances e recorre mais vezes à falta. André Almeida? Mais inteligente na ocupação de espaços mas com clara falta de ritmo de jogo esta época; mas Vitória testou-o imediatamente no meio campo dando um sinal que pode ser a surpresa reservada para o Dragão. Danilo? Também será um nome a ter em conta, mais robusto que as alternativas anteriores, mas ainda não apareceu nesta liga.

De resto mantém-se o quarteto defensivo habitual, Salvio na direita do meio campo (como é bom ver Toto Salvio de volta) e a dupla atacante Mitroglou e Guedes (Jonas e Jiménez terão de trabalhar muito para tirar de lá o menino) para bater Casillas. O treinador encarnado sabe que a equipa pode arriscar, a equipa vai entrar tranquila, jogando olhos nos olhos com o rival, só assim poderemos sair vencedores e dormir tranquilos na viagem de volta. Pizzi trouxe ao meio-campo benfiquista tranquilidade e segurança no último passe e tem em Fejsa o parceiro ideal (neste momento o melhor 6 a atuar em Portugal), tem dois laterais extremamente ofensivos que estão constantemente a criar desequilíbrios ofensivos e tem um Gonçalo Guedes em super forma. Fatores que dão também pela primeira vez em muitos anos um claro favoritismo às tropas de Rui Vitória. Só o cansaço da Liga dos Campeões poderá ditar mais alterações, mas o nosso treinador já mostrou que aposta sempre nos melhores, ignorando o cansaço, não arranjando desculpas. Mas favoritismo é diferente de arrogância e soberania, e Rui Vitória já deixou o aviso.

Em sentido contrário está o nosso rival, o empate em Setúbal concedeu-lhe a responsabilidade de ter de ganhar obrigatoriamente. O seu treinador sabe que a raça de Maxi tem de voltar ao onze e ainda existem dúvidas no meio-campo. André André tem alternado com Herrera e, nas alas, Brahimi pode ser a surpresa de Nuno Espirito Santo. A dupla de avançados foi finalmente encontrada e tem sido letal nos últimos jogos, à exceção de Setúbal. No Dragão, os da casa costumam ser sempre favoritos mas se a equipa não chegar ao golo nos primeiros minutos, o estádio vai assobiar e os jogadores vão-se ressentir – situação a que o Dragão não está habituado. Mas tudo pode mudar, basta um golo azul e branco e tudo se transforma, passando de imediato o favoritismo para o lado dos homens de Nuno Espírito Santo

Ingredientes que vão fazer deste clássico um clássico apaixonante e jogado com alta intensidade, se assim os jogadores desejarem.

 

Texto revisto por: Carlos Valente

Nuno Cruz
Nuno Cruzhttp://www.bolanarede.pt
Nascido no Ribatejo há 32 anos, apaixonado por Futebol e louco pelo "seu" Benfica. Herdou a paixão benfiquista através dos jogos no velhinho estádio da luz com 120 mil a bater o pé no cimento. Custa-lhe a adormecer quando o Benfica não ganha mas diz-se isento nos comentários e não fala sobre arbitragens. Vê na escrita um modo de mostrar as suas ideias e adora conversa de café sobre o desporto rei porque acha que é um verdadeiro livro do conhecimento...                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea bate Wolves e sobe ao 2º lugar da Premier League: Houve golo de Pedro Neto

O Chelsea venceu em casa o Wolverhampton por 3-0 para a jornada 11 da Premier League. Pedro Neto marcou um dos golos.

Andreas Schjelderup arrisca condenação por partilha de ilegal de vídeo: «Foi um erro único e estúpido, do qual me arrependo profundamente»

Andreas Schjelderup está em tribunal na Dinamarca por partilha de vídeo ilegal. Em causa partilha de imagens sexuais de menores.

Villarreal de Renato Veiga continua em grande na La Liga

O Villarreal foi à Catalunha vencer o Espanyol por duas bolas a zero, num encontro da 12.ª jornada da La Liga.

Finalistas vencidos recebem os campeões em casa | Crusaders x Devils

O duelo coloca frente a frente os dois finalistas da época transata, Cascais Crusaders e os campeões, Lisboa Devils.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: David Jurásek (e outro jogador) fora dos planos do Besiktas

David Jurásek e Jonas Svensson não entram nos planos do Besiktas. Lateral da Chéquia está emprestado pelo Benfica.

Manuel Vilarinho já votou nas eleições do Benfica: «Estava num aniversário e tive de vir embora»

Manuel Vilarinho já votou para as eleições do Benfica. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Zalaegerszeg de Nuno Campos chega à segunda vitória nos últimos três jogos na Liga da Hungria

Na 13.ª jornada da Liga Turca, o Zalaegerszeg de Nuno Campos venceu por 2-0 em casa frente ao Diósgyori VTK, e chegou ao oitavo lugar.