Vincent Kompany refletiu sobre toda a situação polémica do Benfica x Real Madrid, demonstrando a sua insatisfação com Gianluca Prestianni e José Mourinho.
Vincent Kompany também deu a sua opinião sobre os acontecimentos do Benfica x Real Madrid, durante uma conferência de imprensa de antevisão ao embate com o Eintracht Frankfurt. O técnico belga demonstrou a sua indignação, não só pelos alegados insultos racistas, mas também pelas declarações de José Mourinho após o encontro.
O treinador do Bayern Munique começou por refletir sobre o momento do alegado insulto de Gianluca Prestianni a Vinícius Júnior:
«É um tema difícil. Assisti ao jogo e fiquei realmente intrigado. Há dois componentes diferentes na história. Primeiro, o que aconteceu em campo; segundo, o que aconteceu com os adeptos. E depois há o que aconteceu após o jogo. Precisamos separar esses componentes. Quando se assiste à ação em si e à reação de Vini, percebe-se que essa reação não pode ser fingida. É possível ver que foi uma reação emocional. Não vejo qualquer benefício para ele em ir ter com o árbitro e colocar todo este peso sobre os seus ombros. Naquele momento, ele viu que era a coisa certa a fazer. Kylian Mbappé normalmente mantém-se sempre diplomático, mas foi muito claro sobre o que viu e ouviu. Depois, há o jogador do Benfica que estava a esconder o que dizia dentro da camisola. No estádio, pode ver-se que havia pessoas a fazer gestos de macaco, está no vídeo».
De seguida, revelou que ficou ainda mais chocado pelos comentários de José Mourinho:
«E, para mim, o que aconteceu depois do jogo foi ainda pior. José Mourinho basicamente atacou o caráter de Vini Jr ao mencionar o tipo de comemoração de Vini para desacreditar o que ele estava a fazer naquele momento. Foi um grande erro em termos de liderança. Além disso, Mourinho mencionou o nome de Eusébio. Ele disse que o Benfica não pode ser racista porque o seu melhor jogador de todos os tempos foi Eusébio. Sabe o que os jogadores negros tiveram de passar nos anos 60? Ele estava lá para viajar com Eusébio em todos os jogos fora de casa e ver o que ele passou? Usar o nome dele hoje para fazer uma observação sobre Vini Jr. Para ser sincero, não vejo o meu lugar em muitas coisas que estão a acontecer hoje, então não quero fazer parte de um grupo ou de outro».
Por fim, Vincent Kompany referiu que acredita no bom caráter do técnico português:
«Conheci 100 pessoas que trabalharam com José Mourinho. Nunca ouvi ninguém dizer nada de mal sobre o José. Todos os seus jogadores o adoram. Compreendo o tipo de pessoa que ele é, compreendo que ele luta pelo seu clube. Sei que, no fundo, ele é uma boa pessoa. Não preciso julgá-lo por isso. Mas também sei o que ouvi. Compreendo o que ele fez, mas ele cometeu um erro. Espero que isso não volte a acontecer no futuro e que possamos seguir em frente juntos».

