Chapecoense: Amanhã era dia de festa

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

Amanhã era dia de festa. Dia inesquecível na memória futura de 22 jogadores, 26 figuras técnicas e administrativas, 21 jornalistas, e 3 convidados. 72 almas que iriam, mais tarde, usar a sua história como exemplo vivo da importância da abnegação na prossecução de um objectivo. Iriam dizer que valia a pena sonhar, que valia a pena acreditar nas próprias capacidades e trabalhar nelas.

A delegação técnica e administrativa mais antiga contribuíra para levar um clube modesto desde os confins da 4ª divisão brasileira até ao almejado Brasileirão em apenas 4 anos. A mais recente assumira crédito na estabilização da equipa entre a elite brasileira. Os jogadores, muitos deles, eram os responsáveis por um trajecto começado na qualificação e terminado uma competição continental até à final da mesma.

Os jornalistas iriam testemunhar o culminar deste esforço e publicar páginas que ficariam perpetuadas na história. Familiares futuros guardariam religiosamente estas peças e mostrariam às gerações vindouras. “Olha aqui, o teu trisavô foi um grande homem!”, diriam.

Vão continuar a dizê-lo, claro. A obra fica com quem vai embora. Já ninguém vai apagar da história o apuramento do Chapecoense para a final da Copa Sudamericana, conseguido 6 anos depois da saída da 4ª divisão brasileira. Mas ninguém vai poder dizer que aquela equipa, outrora pequena, de Chapecó, se tinha agigantado e trazido para o Brasil uma taça continental.

Ninguém vai poder celebrar, na Arena Condá, tamanha conquista. Os 22600 lugares estarão vazios, silenciados por um avião que voava em direcção ao sonho, mas que se despenhou. Sentir-se-á um frio imenso trazido pelas saudades. Não só dos golos de Bruno Rangel, da capacidade de passe de Cléber Santana, da autoridade do centralão William Thiago, das fantásticas exibições do goleiro Danilo ou das incursões vertiginosas do menino Dener, mas da humanidade que lhes assistia.

Hoje, o futebol tem fumos negros na “camisola”.

Foto de capa: Chapecoense

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Real Madrid: O que mudou entre dois jogos? Estrutura, Espaço e Decisão

Os dois jogos entre Benfica e Real Madrid não contaram apenas histórias diferentes no resultado. Mostraram, acima de tudo, como pequenos ajustes estruturais.

Jogador que venceu o Euro 2016 por Portugal perto de assinar com equipa da MLS

André Gomes está muito perto de assinar com o Columbus Crew, deixando o Lille a título definitivo nos próximos dias.

Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto instaura processo para averiguar alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto instaurou um processo de contraordenação, para analisar um alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid.

Tommaso Pobega assina em definitivo pelo Bolonha até 2028

O Bologna confirmou oficialmente a opção de compra de Tommaso Pobega ao AC Milan, com o médio a assinar um contrato até 30 de junho de 2028, incluindo opção de renovação para a época seguinte.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Atlético Madrid com acordo para rumar ao Real Madrid

Aimar García vai trocar o Atlético Madrid pelo Real Madrid. A jovem promessa final está em final de contrato com os colchoneros.

Peixinho renova com o Estoril até 2028

Peixinho renovou contrato com o Estoril Praia até 2028 e tem sido aposta de Ian Cathro, já soma sete jogos entre a Liga Portugal e a Taça de Portugal.

Imanol Alguacil deixa o comando do Al Shabab e já há sucessor

Imanol Alguacil já não é treinador do Al Shabab. O clube saudita anunciou que Noureddine Zekri será o novo responsável pelo comando técnico, garantindo continuidade no projeto desportivo.