Unai Emery explica o apuramento do Aston Villa para a Champions e os segredos do seu método em entrevista: «Tudo nasce da minha paixão pelo futebol, que é a minha forma de viver»

- Advertisement -

Numa entrevista, o treinador espanhol Unai Emery revelou que o sucesso do seu método vencedor assenta na dedicação diária e análise constante.

Em recente entrevista ao jornal espanhol Marca, Unai Emery debruçou-se sobre os segredos da sua longevidade no futebol europeu e a sua visão sobre o jogo. O técnico basco, que vai preparar a final da Liga Europa frente ao Friburgo no comando do Aston Villa, colocou o foco da conversa na sua filosofia de trabalho e na forma como lida com a pressão da alta roda do futebol.

Questionado sobre o que está por trás do seu método, Emery desvalorizou a existência de fórmulas mágicas e apontou a resiliência como fator chave:

«O sucesso consiste em fazer algo importante e ser capaz de repeti-lo no tempo».

Para o treinador, a base de tudo é a dedicação extrema e ininterrupta.

«Tudo nasce da minha paixão pelo futebol, que é a minha forma de viver. Quero competir e quero ganhar», explicou, referindo que o seu verdadeiro segredo é passar o tempo a trabalhar, a analisar os rivais e a atualizar-se constantemente.

A exigência de competir ininterruptamente durante 18 anos nas provas da UEFA obriga a estratégias para limpar a cabeça. Emery revelou um escape mental curioso na sua rotina diária:

«Jogo partidas rápidas de xadrez. Ajuda-me a limpar a mente e, além disso, o xadrez ensina muito sobre a concentração e os erros».

O momento serviu também para Emery analisar a atualidade técnica, elogiando vivamente a atual geração de treinadores espanhóis, cujo nível considera altíssimo. O basco classificou Pep Guardiola como «o maior génio a nível de treinador», enalteceu o trabalho «extraordinário» de Luis Enrique na complexidade do Paris Saint-Germain e destacou a evolução de Mikel Arteta, bem como as épocas fantásticas de Andoni Iraola e Inigo Pérez.

Embora o seu currículo e o impacto que gera nas equipas atraiam constantemente chamadas e ofertas de outros clubes, o técnico de 52 anos deixou claro que a sua prioridade é sempre o compromisso atual.

«Quando estou focado em competir, não há nada que me desvie», rematou, garantindo a sua total blindagem em relação ao exterior.

Subscreve!

Artigos Populares

As 5 fortalezas do Estrela da Amadora num início de época a roçar a perfeição

O Estrela da Amadora, que voltou a carimbar a manutenção nas últimas jornadas da última época, está a ser uma das sensações do arranque de época.

Pepa responde ao Bola na Rede: «Os jogadores sentem-se mais realizados e mais felizes dentro de campo a fazer aquilo que gostam e aquilo...

Pepa analisou a vitória do Estrela da Amadora sobre o Braga. O técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Aproximar da baliza contrária é sempre o mais difícil no futebol e hoje custou-nos um bocadinho mais»

Carlos Vicens analisou a derrota do Braga diante do Estrela da Amadora. O técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Ivan Baptista projeta estreia do Benfica na Primeira Liga Feminina: «Queremos iniciar da melhor maneira»

Ivan Baptista realizou a antevisão ao jogo entre Benfica e Racing Power, num jogo a contar para a primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Conceição rendido a jogador do FC Porto: «A prova da minha insistência é que ainda hoje está no FC Porto e é útil...

Sérgio Conceição deixou elogios a Zaidu Sanusi. O lateral esquerdo e o treinador trabalharam juntos no FC Porto.

Surpresa: GD Chaves contrata Néstor Araujo, internacional pelo México

Néstor Araujo foi anunciado no GD Chaves. O defesa-central chega a custo zero, depois de terminar contrato com o Club América.

Zé Carlos confirmado como reforço do Rio Ave

Zé Carlos foi anunciado no Rio Ave. O lateral-direito estava livre no mercado e assinou um contrato válido por duas temporadas.