Unai Emery explica o apuramento do Aston Villa para a Champions e os segredos do seu método em entrevista: «Tudo nasce da minha paixão pelo futebol, que é a minha forma de viver»

- Advertisement -

Numa entrevista, o treinador espanhol Unai Emery revelou que o sucesso do seu método vencedor assenta na dedicação diária e análise constante.

Em recente entrevista ao jornal espanhol Marca, Unai Emery debruçou-se sobre os segredos da sua longevidade no futebol europeu e a sua visão sobre o jogo. O técnico basco, que vai preparar a final da Liga Europa frente ao Friburgo no comando do Aston Villa, colocou o foco da conversa na sua filosofia de trabalho e na forma como lida com a pressão da alta roda do futebol.

Questionado sobre o que está por trás do seu método, Emery desvalorizou a existência de fórmulas mágicas e apontou a resiliência como fator chave:

«O sucesso consiste em fazer algo importante e ser capaz de repeti-lo no tempo».

Para o treinador, a base de tudo é a dedicação extrema e ininterrupta.

«Tudo nasce da minha paixão pelo futebol, que é a minha forma de viver. Quero competir e quero ganhar», explicou, referindo que o seu verdadeiro segredo é passar o tempo a trabalhar, a analisar os rivais e a atualizar-se constantemente.

A exigência de competir ininterruptamente durante 18 anos nas provas da UEFA obriga a estratégias para limpar a cabeça. Emery revelou um escape mental curioso na sua rotina diária:

«Jogo partidas rápidas de xadrez. Ajuda-me a limpar a mente e, além disso, o xadrez ensina muito sobre a concentração e os erros».

O momento serviu também para Emery analisar a atualidade técnica, elogiando vivamente a atual geração de treinadores espanhóis, cujo nível considera altíssimo. O basco classificou Pep Guardiola como «o maior génio a nível de treinador», enalteceu o trabalho «extraordinário» de Luis Enrique na complexidade do Paris Saint-Germain e destacou a evolução de Mikel Arteta, bem como as épocas fantásticas de Andoni Iraola e Inigo Pérez.

Embora o seu currículo e o impacto que gera nas equipas atraiam constantemente chamadas e ofertas de outros clubes, o técnico de 52 anos deixou claro que a sua prioridade é sempre o compromisso atual.

«Quando estou focado em competir, não há nada que me desvie», rematou, garantindo a sua total blindagem em relação ao exterior.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto quer fechar já Santi Giménez: o que diz Fabrizio Romano sobre o negócio

O FC Porto está a tentar garantir a contratação de Santi Giménez por empréstimo do AC Milan e vai avançar com uma oferta.

Yanis Begraoui ainda pode sair do Estoril Praia: histórico da Serie A está interessado e equipa da Linha define valor de venda

Yanis Begraoui ainda pode deixar o Estoril Praia neste mercado de transferências. O avançado interessa à Lazio.

FC Porto fez um último esforço e pode receber mais do que 50 milhões de euros por Rodrigo Mora: eis a razão

Está tudo fechado para a contratação de Rodrigo Mora por parte da AS Roma neste mercado de transferências ao FC Porto.

Marco Silva analisa Georgiy Sudakov: «Percebo que ainda não fez uma exibição de encher o olho»

Georgiy Sudakov foi um dos nomes analisados por Marco Silva, depois da vitória do Benfica contra o Casa Pia por 7-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva sobre Anatoliy Trubin: «Quero-o chateado e a demonstrar»

Marco Silva falou sobre Anatoliy Trubin, que voltou a ser suplente não utilizado pelo Benfica, desta vez contra o Casa Pia.

Marco Silva e o possível interesse em jogador do Benfica: «Não temo absolutamente nada»

Marco Silva está tranquilo em relação ao aumento de interessados em Vangelis Pavlidis, depois de o grego ter marcado três golos ao Casa Pia.

Marco Silva em alerta: «Eu não mando recados aos jogadores. Tenho de ter cuidado, já percebi, jogar o jogo que aqui se joga»

Marco Silva afirmou que não envia qualquer recado aos jogadores do Benfica e que a maioria não assiste às conferências de imprensa.