CAN 2017: O que esperar?

Cabeçalho Futebol Internacional

Numa altura em que se aproxima rapidamente o dia de abertura do CAN 2017 (dia 14 de janeiro), é importante verificar a composição das 16 seleções participantes, com vista a tentar encontrar quem é que poderá ser a vencedora da 31.ª edição. À primeira vista, é possível observar que não existe uma candidata assumida à vitória final, mas sim um conjunto de seleções que podem perfeitamente alcançar a final do dia 5 de fevereiro, e são elas: Camarões, Argélia, Costa do Marfim (vencedora da edição de 2015), Gana, Egito e Gabão, que acarretam consigo um peso mediático acentuado, fazendo delas as principais favoritas a marcarem presença no último dia do torneio. Contudo, não se pode pôr de parte uma possível surpresa de seleções menos cotadas nos rankings internacionais de futebol, pois esta prova prima-se bastante pelo efeito-surpresa dos ditos outsiders, como o exemplo mais recente da seleção da Zâmbia no CAN 2012, que, contra todas as previsões, venceu a Costa do Marfim na final e conquistou o ambicionado troféu. Neste texto, irei fazer uma análise aos quatro grupos que compõem o torneio, de modo a poder dar uma previsão do que se pode esperar destas 3 semanas de competição.

Começando pelo Grupo A, composto pelas seleções do Gabão (país anfitrião da edição de 2017), Guiné-Bissau, Burquina Faso e Camarões, o mais provável de ocorrer são as passagens do conjunto gabonês e camaronês à fase a eliminar, visto que ambos possuem nos seus lotes de 23 jogadores selecionados uma qualidade técnico-tática mais elevada que os outros dois conjuntos oponentes, com Pierre Aubameyang, jogador gabonês do Borussia Dortmund, e Nicolas N’Koulou, jogador camaronês do Ol. Lyon, a saltarem à vista dos respetivos conjuntos. Nota ainda para a seleção da Guiné-Bissau, única representante dos PALOP, que irá fazer a sua estreia nesta competição, e que conta com imensos jogadores conhecidos do público português, como Abel Camará (jogador do Belenenses), Zé Turbo (jogador do Tondela) e João Mário (jogador do Chaves).

O Grupo B tem as seleções da Argélia, do Senegal, da Tunísia e do Zimbabué. Na minha opinião, a Argélia irá passar com maior ou menor dificuldade em 1.º lugar do grupo, pois evidencia uma maior capacidade para levar de vencida as outras três seleções, além de poder contar com Riyad Mahrez (extremo do Leicester City e vencedor do prémio Melhor Jogador Africano de 2016), Yacine Brahimi (atleta do F.C. Porto) e Islam Slimani (antigo avançado Sporting C.P.). O 2.º lugar deverá ser disputado entre o Senegal e a Tunísia, talvez com a seleção senegalesa a possuir um pouco mais de favoritismo a obter esse mesmo lugar.

Argélia é favorita à vitória no seu grupo Fonte: FranceTV
Argélia é favorita à vitória no seu grupo
Fonte: FranceTV

O Grupo C conta com a atual detentora do troféu (Costa do Marfim), e ainda as seleções de Marrocos, Togo e da República Democrática do Congo. Neste grupo, creio que a seleção costa-marfinense deverá conquistar o 1.º lugar, sendo que o 2.º lugar poderá ser disputado pelos outros três conjuntos que fazem parte deste grupo, pois sinto que não há grandes diferenças entre o Togo, Marrocos e República Democrática do Congo.

Por último, o Grupo D pode ser perfeitamente indicado como o grupo mais equilibrado do CAN´17, dado que é constituído por três seleções que tanto podem garantir o passaporte para os Quartos de Final, como serem eliminadas prematuramente da competição, sendo essas três o Egito (mais vezes vencedor da Taça das Nações Africanas), o Gana e o Mali (tem entre os seus 23 convocados, o jogador vimaranense Moussa Marega). O Uganda, a última seleção que constituí o grupo, tem as suas aspirações em passar o grupo um pouco baixas, devido ao enorme valor que os seus adversários possuem.

Em jeito de conclusão, todos os que adoram o ambiente envolvente do Desporto Rei podem ficar descansados que irão ter a oportunidade de assistir a grandes espetáculos futebolísticos durante as próximas 3 semanas nos relvados dos estádios gaboneses. Que venha rapidamente o dia 14!

Foto de Capa: CAF

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

Igor Tudor faz ponto de situação sobre estado físico de Francisco Conceição e atira: «Jogadores esquecem cansaço e lesões na Champions League»

Igor Tudor não confirmou se Francisco Conceição vai jogar pela Juventus na estreia da Champions League. O técnico assumiu que só vai decidir nesta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.

Jota Silva fala pela primeira vez como reforço do Besiktas: «Quando soube do interesse, tudo ficou muito claro para mim»

Jota Silva deu a sua primeira entrevista como jogador do Besiktas. O avançado internacional português explicou o passo na carreira.