Leonardo Jardim após o triunfo do Flamengo sobre o Benfica: «O resultado é extremamente justificado por aquilo que as equipas praticaram»

- Advertisement -

Leonardo Jardim analisou o triunfo do Flamengo frente ao Benfica por 2-1, no particular disputado no Estádio do Algarve.

O Flamengo venceu o Benfica por 2-1 e conquistou o Troféu do Algarve, no terceiro jogo de preparação das águias para a temporada 2026/27. No final da partida, Leonardo Jardim mostrou-se satisfeito com a exibição do Flamengo e considerou que o triunfo foi inteiramente justo.

«O Flamengo está habituado a jogar para ganhar, é importante aliarmos aquilo que pretendíamos ao resultado desportivo. O primeiro objetivo era treinar os nossos conceitos, as nossas ideias e não ganhar… vocês conhecem o Flamengo. Hoje se nós tivéssemos ganho o jogo e tivéssemos todos atrás da linha da bola e dessemos um pontapé na frente e acontecesse por acontecer, não. Não é assim que queremos ganhar, mas dentro daquilo que são as nossas ideias de jogo. O Rossi teve duas intervenções, o guarda-redes adversário teve muito mais, acho que o resultado é extremamente justificado por aquilo que as equipas praticaram. E já agora quero também desejar sorte ao Benfica para o próximo jogo da Liga Europa».

O técnico português agradeceu destacou a forte presença dos adeptos rubro-negros no Estádio Algarve:

«Eu estava a falar com o presidente Rui Costa antes do jogo e ele estava a salientar isso. A capacidade que o Flamengo tem de aglutinar pessoas, principalmente imigrantes que estão em Portugal a trabalhar, alguns de férias com certeza, mas a maioria a trabalhar. Por isso é uma satisfação muito grande. Não é só pela vitória, mas é para eles, dar-lhes a vitória, ganhar o título, estar a apoiar a equipa e acabar com um final feliz. Com certeza que ficamos satisfeitos e muito agradecidos por estas pessoas virem cá, comprarem os bilhetes, e alguns não eram baratos, somente para ver os seus ídolos e para ver o seu clube dentro do campo».

Questionado sobre os incidentes da primeira parte, Leonardo Jardim revelou que foi alvo de uma provocação por parte de um elemento do Benfica:

«Eu sou uma pessoa muito calma, muito respeitosa. Normalmente no futebol muitas vezes criticam-me por a minha atitude calma, respeitosa, mas não admito que ninguém me falte ao respeito ou que me assalte o banco para me faltar o respeito, quando eu nem falei. Estava ali a observar o jogo, que é esse o meu trabalho, para tomar as melhores decisões. Queria-me aproximar da pessoa para responder, só que os cobardes fogem. Ele fez e depois fugiu e outras pessoas intervieram e eu disse não me agarrem porque eu não gosto que ninguém me agarre. Agarra-me só a minha mulher e o meu filho. E a malta ficou ali um bocadinho assim, mas não foi nada de especial. Tenho uma grande relação ali com algumas pessoas, mas esse desconhecido, eu nem sei bem quem ele é. Tenho ali pessoas amigas, o Marco [Silva] é uma pessoa de muitos anos de amizade, o Ricardo [Rocha], são pessoas do futebol e perceberam».

O treinador português acredita que a próxima edição da Primeira Liga voltará a ser bastante equilibrada:

«Será uma luta a três, com o meu SC Braga sempre a espreitar. Espero que seja um bom campeonato. Mudou de campeão este ano, com o FC Porto a ganhar o campeonato. Espero que essa competitividade entre os três mais o SC Braga, proporcione um bom campeonato para os adeptos, mas com emoção e sem casos, porque o futebol não precisa de casos».

Leonardo Jardim mostrou-se satisfeito por ver Jorge Jesus a assumir o comando da Seleção Nacional:

«Fico feliz por ele assumir a seleção. A seleção voltar a ter um treinador português, era uma coisa que me batia sempre. Nós, como portugueses, temos treinadores por todo o lado do mundo, treinadores extremamente competentes e acho que uma aposta num selecionador português era fundamental e importante para dar confiança àquilo que temos feito em Portugal na formação de treinadores e àqueles jovens que estão a começar e a acreditarem que realmente o país acredita nos seus treinadores».

O técnico explicou ainda que a entrada de Gianluca Prestianni mexeu emocionalmente com os seus jogadores e voltou a abordar a polémica junto aos bancos:

«Aumentou a parte emocional da minha equipa, devido ao caso que aconteceu num passado recente entre ele e um jogador brasileiro. Mas, ao intervalo, eu falei com os jogadores e disse que vamos jogar o nosso futebol. O que aconteceu, com certeza, nós não apoiámos, mas estamos aqui para jogar contra o Benfica, para eles também treinarem bem, nós treinamos bem e para ter um vencedor com mérito no fim. Na segunda parte acalmamos um pouco e em relação à minha situação, não estou de acordo, porque não tive nada a ver com isso. Tem a ver com uma pessoa mal educada e mal formada que vai ter com outra pessoa e agride verbalmente e eu não estou para meias medidas, não é? Eu queria me aproximar para falar com ele, só que, como eu já disse, ele tão rápido se aproximou, que mais rápido fugiu. Talvez seja pela minha cara que não é muito bonita e ele fugiu».

Por fim, Leonardo Jardim fez um balanço positivo da preparação realizada em Portugal:

«Eu acho que este grupo, em termos de trabalho, dedicou-se. Com certeza que nós estando juntos e trabalhando diariamente, existem sempre aspetos que nós melhoramos. E eu acho que é importante que nós tivéssemos aproveitado estes três jogos que fizemos para crescer, para ganhar ritmo de jogo, para que estejamos preparados para o segundo semestre. Com certeza que os jogos foram todos diferentes. Houve jogos em que tivemos mais a bola, outros mais equilibrados, outros em que houve mais transição. Mas acho que passamos por vários aspetos e é importante também saber jogar nos diferentes momentos do jogo que tem vários durante os seus 90 minutos. Estou satisfeito principalmente pelo comportamento e pela atitude».

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e está a frequentar o mestrado em Gestão do Desporto. Trabalha na área do jornalismo desportivo, com particular interesse pela análise de futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já está no Algarve: eis a lista de 31 jogadores presentes

O Sporting já está no Algarve para um estágio de pré-época. Leões apresentam lista de 31 jogadores presentes no estágio.

Jude Bellingham e Harry Kane fazem história em Mundiais: eis o registo

Jude Bellingham e Harry Kane têm seis golos no Mundial 2026. Nunca uma seleção tinha tido dois jogadores com 6+ golos numa só edição.

Al Ahli apresenta proposta de 30+5 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Al Ahli avançou com uma proposta de 30 milhões de euros, mais cinco milhões de euros em variáveis, por Kerem Akturkoglu.

Marcos Leonardo muito perto de rumar a histórico do futebol europeu: eis os detalhes

O Ajax está muito perto de fechar a contratação de Marcos Leonardo. Operação a rondar os 25 milhões de euros e contrato de cinco épocas.

PUB

Mais Artigos Populares

Novo recorde: Eis o jogador da Inglaterra com mais jogos em Mundiais

Jordan Pickford é agora o jogador da Inglaterra com mais jogos em Mundiais. Guarda-redes foi titular contra a Noruega.

Lionel Messi é o 1º jogador a chegar às 10 assistências em Mundiais: eis 2 novos recordes

Lionel Messi é o primeiro jogador a atingir as 10 assistências em Mundiais. Avançado argentino fez uma assistência frente à Suíça.

Thomas Tuchel critica exibição da Inglaterra e Jude Bellingham responde ao selecionador: «Se calhar, ele não sabe o que é jogar nestas condições»

Thomas Tuchel criticou a exibição da Inglaterra frente à Noruega e Jude Bellingham respondeu às palavras do selecionador inglês.