📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

A “nova” FIFA, presidida pelo italiano Gianni Infantino, comunicou no final de janeiro que Federação não reconhece como oficial nenhum título Mundial de Clubes até o ano de 2004, com a exceção do Mundial de 2000, vencido pelo Corinthians. A alegação da FIFA é a de que nas competições disputadas até 2004 o torneio não tinha representantes das seis Confederações Continentais, por isso o vencedor não pode ser considerado como campeão mundial mas, talvez, campeão intercontinental. Para não desagradar tanto aos clubes vencedores do torneio até 2004, a FIFA reconhece o título e a importância desse para a história do clube, porém essa conquista não deverá ser mais encarada como um título mundial.

Sendo assim, podemos considerar, a partir de agora, que o Palmeiras (1951), Fluminense (1952), Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993) não foram campeões mundiais quando venceram os seus respectivos torneios. Isto, claro, segundo a FIFA. Porém, quem é a FIFA para decidir algo desse tamanho? Sim, a minha pergunta pode até parecer soberba, mas vamos apagar a história dos clubes por, simplesmente, o presidente da entidade máxima do futebol considerar que assim o deve ser?

Concordo plenamente que o Mundial de Clubes deva reunir os campeões continentais de todas as Confederações. Dessa maneira estaremos realmente a fazer jus ao nome da competição. Nessa questão o presidente Infantino está corretíssimo e, para além disso,  se o Mundial for disputado nesse formato ganha muito mais visibilidade e abre a possibilidade de reunirmos a cultura futebolística – tanto da torcida quanto dos jogadores – do mundo inteiro num torneio. A grande questão está em querer apagar ou diminuir conquistas passadas, não apenas dos clubes brasileiros como também dos clubes europeus que haviam vencido a competição.

 O Palmeiras foi o primeiro campeão Mundial de Clubes da história do futebol. Imagem: espn.com

O Palmeiras foi o primeiro campeão Mundial de Clubes da história do futebol
Fonte: espn.com

Se a FIFA pensou em reunir os campeões continentais apenas a partir de 2005, o problema é da FIFA. O Palmeiras venceu o primeiro campeonato de dimensão mundial, em 1951, há longínquos 66 anos. Como é que, nessa época, poderíamos reunir numa só competição os vencedores continentais da América do Norte, da África, da Ásia e da Oceania, sendo que nem existiam competições oficiais continentais organizadas por essas Confederações!? O futebol, em muitos desses lugares, era extremamente amador. A verdade é que existe sempre algum interesse por detrás das decisões tomadas pela FIFA, mas a história ninguém consegue apagar.

E já que a história jamais poderá ser apagada, vamos ver as fichas técnicas dos jogos vencidos pelos clubes brasileiros nos Mundiais de Clubes. Tenho certeza que nenhum adepto do Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Flamengo, Santos e São Paulo esquece os seus heróis que conquistaram o mundo.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres e a falta de golos no Arsenal: «Em Portugal passei por um período semelhante quando cheguei»

Viktor Gyokeres regressou recentemente ao Arsenal. Em entrevista, o avançado sueco abordou a vontade em regressar aos golos.

Bernardo Silva revela o seu melhor amigo no futebol e um sonho que ainda precisa de cumprir: «Seria a maior conquista da minha vida»

Bernardo Silva revelou que Rúben Dias é o seu melhor amigo no futebol. O médio ainda falou do sonho de conquistar o Mundial por Portugal.

FC Porto assinala fim de carreira de John Cena com foto de Deniz Gul: «Fim de uma era»

John Cena despede-se dos ringues este sábado. O FC Porto assinalou a data histórica com mensagem nas redes sociais.

Gil Vicente soma 4º jogo consecutivo sem vencer e deixa escapar pontos contra o Casa Pia

O Gil Vicente empatou em Rio Maior, diante do Casa Pia, na 14.ª jornada da Primeira Liga. Galos em senda mais negativa.

PUB

Mais Artigos Populares

Duelo entre CAB Madeira e FC Porto para a Taça de Portugal de Basquetebol adiado devido a mau tempo

A partida entre CAB Madeira e FC Porto foi adiada devido a mau tempo. As condições meteorológicas também afetaram o Nacional x Tondela, na Primeira Liga.

Breve aparição de Lionel Messi irrita fãs e gera caos na Índia: «Só vimos dirigentes e atores»

Lionel Messi está em digressão pela Índia. O astro argentino esteve apenas 5 minutos no Estádio Salt Lake, o que gerou caos e polémica.

Pai de Renato Veiga aprova novo chief scout do Benfica: «Pareceu-me sempre muito coerente e competente, gostei muito»

Nélson Veiga revelou quando conheceu Patrick Dippel. O novo chief scout do Benfica estava no Basileia, quando Renato Veiga se mudou para a Suíça.