Chegamos, então, ao dia 11 de março. Última jornada da 1ªFase. Dia de derby no pavilhão Carlos Pinhão, em Serpa. A equipa da casa precisa de vencer para amealhar pontos preciosos para assegurar a manutenção. Se o Zona Azul vencer, consegue não só assegurar a manutenção, como qualificar-se para a fase de apuramento para o Andebol 1, o que seria por si só um feito único. Pela classificação e pela forma recente não havia dúvidas, a equipa de Beja era claramente favorita, mas como é habitual nestes jogos isso nada importou. O jogo está marcado para as 18 horas, antes a equipa de Juvenis vence o jogo referente à 2ª jornada da 2ª fase da 2ª divisão Nacional. Os adeptos de Serpa começam a chegar e a ocupar os melhores lugares para assistir ao grande jogo… Entretanto, chegam também cerca de 30 adeptos do Zona Azul que prometiam apoiar a sua equipa até ao último segundo, tal como os adeptos da conhecida Vila Branca.
Chegava a hora… As equipas alinham-se e há um nervosinho miúdo em todos os que vão participar neste jogo. A equipa visitante entra mais forte, mais determinada, com vontade de ganhar vantagem logo no começo da partida. O mesmo acontece nas bancadas onde se ouve na maioria os adeptos visitantes. O CCP Serpa começa o jogo de uma forma nervosa e com muitos erros técnicos, principalmente na saída para o ataque rápido.

A meio da primeira o resultado era 3-7, o que forçou o técnico da casa a pedir time-out, que, felizmente para a equipa da casa, teve resultados práticos, pois a equipa percebeu que tinha de fazer mais se queria vencer aquele jogo. E, neste caso, não foi o público que motivou a equipa mas sim a equipa que com a sua força e vontade levantou o público e fez com que os serpenses, que prometem cantar até que as suas gargantas não possam mais, apoiar a sua equipa até ao derradeiro segundo. A partir de este momento o CCP Serpa começou a ser mais assertivo tanto defensiva como ofensivamente, criando mais dificuldades ao Zona Azul. Até ao final da primeira parte houve um parcial de 8-2 e a equipa da casa foi a vencer para o intervalo (11-10).
A segunda parte foi mais tranquila para o CCP Serpa do que se esperava, visto que manteve sempre uma vantagem considerável no marcador, resultante da defesa coesa e aguerrida que apresentou, potenciando o ponto mais forte desta equipa, os ataques rápidos. Esta vantagem chegou a ser de 6 golos (21-16). Finalmente, chegou o tão desejado apito final, que foi tanto de desilusão como de orgulho para a equipa visitante que se nunca desistiu e realizou um campeonato espetacular e de felicidade para a centena de serpenses que se encontravam no Pavilhão, enchendo-o mais uma vez como tem sido habitual. O lateral-esquerdo e capitão da equipa da casa, Miguel Baião, foi o melhor marcador da partida com 8 golos.

Fonte: ACR Zona Azul
Ambas as equipas vão lutar agora por assegurar a manutenção na segunda fase que começa dia 1 de abril com um escaldante… CCP Serpa vs ACR Zona Azul! Ambas as equipas têm como principal objetivo a manutenção na 2ª divisão Nacional. Se tudo correr bem será um objetivo facilmente alcançado pelo Zona Azul e também pelo CCP Serpa, mas com mais dificuldades. A certeza é que ambas as equipas contarão sempre com o apoio dos seus adeptos e ainda têm muito para mostrar a quem pensa que no Alentejo não há qualidade.
Queria aproveitar para agradecer, como alentejano e praticante desta modalidade, ao CCP Serpa e ao ACR Zona Azul pelo facto de estarem a mostrar ao país que no Alentejo se pratica bom andebol, mesmo estando afastados dos grandes centros!
Foto de capa: CCP Serpa
Artigo revisto por: Francisca Carvalho