CS Marítimo 2–1 GD Chaves: A Europa fica mais perto da Madeira

Cabeçalho Futebol NacionalCom a certeza de que o sexto lugar garantia o acesso às pré-eliminatórias da Liga Europa, CS Marítimo e GD Chaves defrontavam-se com a última vaga para as competições continentais em mente, no jogo que fechava a 28.ª jornada. Os adeptos compareceram, com mais de oito mil a deslocarem-se aos Barreiros, com a perspetiva de assistir a um bom espetáculo.

De um lado, um Marítimo em alta, ainda mais moralizado após a recuperação, que valeu o empate a três bolas no terreno do Braga, na jornada anterior do campeonato. Do outro lado, um Chaves surpreendente que se encontrava confortavelmente a meio da tabela, num oitavo lugar que ainda alimentava esperanças europeias – Chaves esse que vinha em segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, onde bateu o Vitória de Guimarães por 3-1, apesar de não ter conseguido carimbar o acesso ao Jamor.

Sem poder contar com Patrick Vieira, castigado, Daniel Ramos confiou o lado direito da defesa ao polivalente Zainadine, com Fransérgio a regressar também ao onze, assim como Edgar Costa, jogando de início no lugar que tinha sido de Xavier na jornada anterior. Assim, o Marítimo alinhava com Charles na baliza; defesa constituída por Zainadine, Maurício, Raúl Silva e Luís Martins; setor intermédio com Erdem Şen, Alex Soares e Fransérgio; na frente jogavam Edgar Costa, Brito e Keita.

Quanto ao Chaves, registava-se desde logo uma novidade, com o adjunto Carlos Pires a ocupar o lugar de Ricardo Soares, em virtude da expulsão do treinador principal no jogo anterior dos transmontanos. Ricardo Nunes era o titular das redes, com Rodrigo Soares, Nuno André Coelho, Carlos Ponck e Nélson Lenho na defesa; no meio-campo estavam Tiba, Bressan e Braga, com Perdigão descaído na direita e Fábio Martins no lado esquerdo; Willian Oliveira era o homem mais avançado.

O jogo começou animado, com algumas oportunidades para ambas as equipas. Charles foi o primeiro a sofrer calafrios, ao não conseguir segurar a bola, permitindo a insistência, que acabou por não dar em golo. Pouco depois foi o Marítimo a ameaçar as redes de Ricardo, mas sem sucesso, valendo a defensiva visitante.

As duas formações apresentavam-se muito fortes defensivamente, não facilitando nas transições. Ofensivamente, o Chaves era a equipa mais perigosa, atacando com quatro homens, enquanto nos insulares Alex Soares se posicionava mais atrás no terreno, juntamente com Erdem Şen. No entanto, foi mesmo a equipa madeirense a chegar primeiro à vantagem, com Keita a marcar aos 37 minutos o seu terceiro golo no campeonato.

Os flavienses tinham posse de bola e domínio territorial; contudo, os verde-rubros valiam-se da eficácia, tanto a atacar como a defender. Assim, o árbitro Rui Oliveira, da Associação de Futebol do Porto, apitou para o intervalo, sem dar tempo extra e com o Marítimo a vencer.

Na segunda parte via-se mais do mesmo, com o Chaves a forçar o ataque, chegando mesmo ao empate aos 56 minutos, com Perdigão a aproveitar a incapacidade de Charles de segurar o esférico. Quatro minutos depois quase havia reviravolta, quando Willian atira de cabeça à trave maritimista.

O Chaves aproveitava o élan, somando mais ocasiões de perigo, mas sem conseguir concretizar. A equipa da casa estava a vacilar defensivamente e Daniel Ramos decidiu retirar Alex Soares, colocando em campo Éber Bessa, procurando recuperar o meio-campo e a consistência defensiva logo no minuto seguinte; contudo, o treinador verde-rubro viu-se obrigado a recorrer de novo ao banco, com Maurício a sair lesionado. Entrou para o seu lugar o lateral Pedro Coronas, com Zainadine a deslocar-se para o centro da defesa.

Aos 78’ acontece a primeira substituição dos transmontanos, entrando Davidson para a vaga do veterano Braga. Dois minutos depois Daniel Ramos mexe pela última vez no escalonamento dos maritimistas, fazendo entrar Xavier para o lugar de Brito.

A entrada do português teve resultados imediatos, quando recupera uma bola perdida no centro do terreno, iniciando o contra-ataque, que resulta no segundo golo dos madeirenses ao minuto 83. Aos 85 minutos Perdigão deu lugar a Rafael Lopes e aos 88’ Patrão rendeu Bressan, na tentativa de reação dos homens de Chaves.

Depois de cinco minutos de compensação frenéticos, porém, o Marítimo segurou a vantagem, solidificando o sexto lugar na Liga, num jogo em que teve de sofrer bastante, sobretudo na primeira parte e no início da segunda.

Marco António Milho
Marco António Milhohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no Funchal, licenciou-se em Ciências da Comunicação, antes de passar pela redação do Diário de Notícias da Madeira. Dividido entre a rádio e a escrita, é amante incorrigível do jornalismo, do cinema, da história e do desporto em geral, onde o futebol e o basquetebol ocupam o lugar de destaque.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix mantém o seu desejo de regressar ao Benfica

João Félix vai ser apresentado em breve como reforço do Al Nassr. Ainda assim, o jogador quer regressar ao Benfica nos próximos anos.

Bruma já foi operado e tem regresso marcado para 2026

Bruma foi operado com sucesso à lesão grave que sofreu. O internacional português vai regressar aos relvados em 2026.

Gonçalo Guedes vai regressar à La Liga e já tem clube praticamente confirmado

Gonçalo Guedes está muito perto de regressar à La Liga. O avançado prepara-se para assinar com a Real Sociedad.

Tour de France #3: O que há neles é sobretudo cansaço

Consta que Fernando Pessoa não estaria a competir na terceira semana do Tour de France 2025 quando escreveu o icónico poema “O que há em mim é sobretudo cansaço”.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto sondou defesa da Liga Argentina

O FC Porto realizou uma sondagem por Mariano Troilo. O defesa-central pertence aos quadros do Belgrano, conjunto da Liga Argentina.

Como joga Luis Suárez, o novo avançado do Sporting: «Tem características diferentes de Gyokeres»

Luis Suárez foi oficializado como novo jogador do Sporting. O avançado chega do Almería para render Viktor Gyokeres.

Eis todos os detalhes da contratação de Luis Suárez pelo Sporting

Luis Suárez foi oficializado como novo jogador do Sporting. Leões divulgaram todos os detalhes do negócio.